Mapas
Conceituais
Mapas Conceituais são
representações gráficas semelhantes a diagramas, que
indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam
uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os
menos inclusivos.
São utilizados para
auxiliar a ordenação e a seqüenciação
hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos
adequados ao aluno.
Os recursos esquemáticos
dos mapas conceituais, que representam um conjunto de conceitos interrelacionados
numa estrutura hierárquica proposicional, servem para tornar claro
para professores e alunos as relações entre conceitos de
um conteúdo aos quais deve ser dada maior ênfase. (NOVAK,
1996: 33)
Segundo
GAINES e SHAW (1995), os mapas conceituais podem ser descritos sob diversas
formas, conforme o nível de análise considerado:
-
sob uma
perspectiva abstrata,
os mapas conceituais, constituídos por nodos ligados por arcos podem
ser vistos como hipergrafos ordenados. Cada nodo tem um identificador único
e um conteúdo, enquanto as ligações entre nodos podem
ser direcionadas ou não direcionadas, representados visualmente
por linhas entre os nós, com ou sem flechas nas extremidades.
-
da perspectiva
de visualização,
os mapas conceituais podem ser vistos como diagramas, construídos
através do uso de sinais. Cada tipo de nodo pode determinar (ou
ser determinado) pela forma, cor externa ou de preenchimento, enquanto
as ligações podem ser identificadas pela espessura da linha,
cor ou outras formas de representação.
-
sob a
perspectiva da conversação,
os mapas conceituais podem ser considerados como uma forma de representação
e comunicação do conhecimento através de linguagens
visuais, porque estão sujeitos à interpretação
por alguma comunidade de referência. Esta interpretação
permite o estabelecimento de um paralelo entre a linguagem natural e a
linguagem visual - as estruturas gramaticais e suas estruturas adquirem
significado segundo são utilizadas em uma determinada comunidade.