Mapas
Conceituais - aplicações educacionais
Elaboração
de material didático
Os mapas conceituais podem
ser úteis para a elaboração de material didático
em hipermídia, cuja estruturação estiver baseada na
teoria de aprendizagem significativa, uma vez que os recursos utilizáveis
de som e imagem, bem como de texto, podem agir como organizadores prévios
que servirão como subsunçores para o aluno, ou seja, servirão
de ligação entre os conceitos existentes e as novas informações
apresentadas (RORATO, 1997). Por organizadores prévios entende-se
os materiais introdutórios apresentados ao aluno, num nível
mais alto de abstração e servem como pontes
cognitivas fazendo ligação entre conceitos
que o aluno já possui e os novos que ele precisa saber (MOREIRA,
1993, p.14).
Uso
dos mapas conceituais no ensino
Como uma ferramenta de
aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante,
por exemplo, para:
-
fazer anotações
-
resolver problemas
-
planejar o estudo e/ou a redação
de grandes relatórios
-
preparar-se para avaliações
-
identificando a integração
dos tópicos.
Para
os professores, os mapas conceituais podem constituir-se poderosos auxiliares
em suas tarefas rotineiras, tais como:
-
ensinando um novo tópico:
Na construção de mapas conceituais, os conceitos difíceis
são clarificados e podem ser arranjados em uma ordem sistemática.
O uso de mapas conceituais pode auxiliar os professores manterem-se mais
atentos aos conceitos chaves e relações entre eles. Os mapas
podem auxiliá-lo a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos
e suas relações para seus estudantes. Desta forma torna-se
mais fácil para o estudante não perder ou não entender
qualquer conceito importante.
-
reforçar a compreensão:
o uso dos mapas conceituais reforça a compreensão e aprendizagem
por parte dos alunos. Ele permite a visualização dos conceitos
chave e resume suas inter-relações.
-
verificar a aprendizagem
e identificar conceitos mal compreendidos: os mapas conceituais também
podem auxiliar os professores na avaliação do processo de
ensino. Eles podem avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através
da identificação dos conceitos mal entendidos e os que estão
faltando.
-
avaliação:
a aprendizagem do aluno (alcance dos objetivos, compreensão dos
conceitos e suas interligações, etc.) podem ser testadas
ou examinadas através da construção de mapas conceituais.