Testadores de Rede - Nível Físico

A nível físico, existem ferramentas disponíveis para testes de cabos, testes de interfaces analógicas e testes de interfaces digitais.

Muitas das funcionalidades dos diversos tipos de ferramentas deste nível estão incorporadas dentro de outros equipamentos de análise, tanto de nível físico como de níveis superiores. Assim, muitas vezes uma ferramenta possui capacidades de várias.

Os equipamentos testadores de cabos são utilizados por gerentes de redes e por técnicos que realizam a instalação do cabeamento. Existem no mercado muitos dispositivos que são utilizados para testes de diferentes tipos de cabos, variando quanto ao número de estimativas que realizam, nível de detalhe que indicam e tipos de certificações que fornecem. Entre os dispositivos em hardware que realizam a verificação de cabos podemos citar os:

  1. Indicadores de Sinal,
  2. Multímetros,
  3. Reflectômetors de Tempo,
  4. Testadores de Transceptor.

Além destes dispositivos em hardware, existem softwares de gerenciamento de cabos que fornecem aos gerentes de redes informações detalhadas sobre elas. Estes softwares são recomendados especialmente para grandes organizações, onde existe muitas mudanças de lugar e inserção de novos equipamentos.

Muitos gerenciadores de cabos trabalham com sistemas de gerenciamento de rede, como o Openview, Netview, SunNet Manager. Os softwares gerenciadores de cabo utilizam sistemas de banco de dados para armazenar informações sobre os componentes da rede passíveis, tais como cabos e patch panels, podendo armazenar também arquivos de dados com informações de históricos de manutenção e condições de trabalho e a localização física específica de todos os dispositivos ou componentes da rede. Os gerenciadores de rede, por sua vez, monitoram equipamentos de rede inteligentes, tais como pontes, roteadores, switches e hubs.

Os produtos de gerenciamento de cabos possuem softwares gráficos, possibilitando ao usuário criar mapas e diagramas sofisticados de sua rede. Estas facilidades de criação e visualização dos dispositivos, assim como a capacidade de manipulação de informações sobre os dispositivos da rede fornecidas pelos gerenciadores de cabos fazem-os boas escolhas para as plataformas de gerenciamento de redes.

Os pacotes de gerência mais desenvolvidos possibilitam a integração do banco de dados de gerenciamento do cabo com o banco de dados de gerenciamento da rede, de modo que além das facilidades já citadas anteriormente, mudanças ocorridas em um software automaticamente se refletem para outro. Isso aumenta a integridade do banco de dados e elimina a necessidade de entrada redundante dos dados.

Exemplos de Softwares Gerenciadores de Cabos disponíves no mercado são o MT 959, da Accugraph, o AMP Pro e AMP Wideband Integrated Management System, da AMP, o Wireman, da NHC Communications, além de muitos outros.

As ferramentes de teste de interface analógica são utilizadas para verificação da potência do sinal, razão sinal-ruído, perda da linha, etc. Existem dois equipamentos utilizados nos testes analógicos:

  1. o osciloscópio
  2. o sistema de medida das características do meio.

Já as ferramentas de teste de interface digital são utilizadas para medir os níveis de sinal digital (discreto) presentes nas interfaces de redes locais para PCs, impressoras, modens e outros periféricos. Estes testes são realizados comumente por gerentes de redes. Entre as ferramentas que realizam este tipo de testes podemos citar:

  1. breakout box,
  2. gerador de padrão,
  3. testador de taxa de erro de bit (BERT),
  4. testador de taxa de erro de bloco (BLERT),
  5. conjunto de teste de modem,
  6. testador de segundos livres de erro,
  7. data test.

As ferramentas testadoras de nível físico estão disponíveis no mercado na forma de inúmeros produtos, muitos dos quais com funcionalidades de duas ou mais das ferramentas citadas.