BSC-2


A versão BSC-2 foi desenvolvida para atender unidades IBM 3275, operando em ligações ponto a ponto ou multiponto.

Nas ligações multiponto temos uma estação primária (estação controladora, tipo IBM 37X5) responsável pelos procedimentos de polling e selection e estações secundárias "inteligentes", capazes de reconhecer endereçamentos feitos a elas.

O sinal da estação primária é derivado para todas as estações secundárias através de equipamentos UDD (Unidade de Derivação Digital) ou UDA (Unidade de Derivação Analógica).

As estações secundárias têm dois endereços diferentes:

A figura 5 mostra os formatos de polling e selection:


Figura 5 Formatos de polling e selection


Note que o endereçamento duplicado permite que a estação secundária verifique se os dois campos são iguais, aumentando a segurança na transmissão.

Quando uma estação é "polada" e tiver algo a transmitir ela enviará uma sequência de transmissão semelhante a apresentada na figura 6(a).

A sequência 6(b) é enviada quando:

Quando a estação é "selecionada" e está disponível ela envia à estação primária, uma sequência de reconhecimento afirmativo, semelhante a apresentada na figura 6(c) .


Figura 6(a) - Frame de Transmissão de Mensagem,
Figura 6(b) - Frame de Encerramento de Transmissão,
Figura 6(c) - Frame de Reconhecimento.


O campo CABEÇALHO ( fig6(a) ) aparece somente no primeiro bloco de dados transmitido, sendo que os demais blocos serão transmitidos sem os caracteres de SOH e os de CABEÇALHO.