BSC-1


Esta versão foi criada, primeiramente, para a ligação ponto a ponto de terminais RJE da linha IBM 2780.

Por ser desenvolvido para ligações ponto a ponto, esta versão não necessita de endereçamento, sendo utilizado o modo de contenção (contention) para a conquista da linha.

A estação que deseja iniciar a transmissão envia a sequência de caracteres PAD SYN SYN ENQ PAD para a conquista da linha. A estação receptora deve responder positivamente com ACK0 ou negativamentes com NACK ou WACK.

Assim, como o BSC-1 utiliza o modo contention para conquista da linha, quando ambas as estações desejam transmitir ao mesmo tempo, a estação primária continua a enviar ENQ até receber um ACK0 da estação secundária.

Quando a estação primária recebe um ENQ e não tiver iniciado um pedido de transmissão esta pode responder com ACK0, NACK ou WACK, ou seja a estação secundária só ganha controle da linha se a estação primária não quiser utilizá-la.

O fim da transmissão é dado pelo envio de um EOT por uma das duas estações, sendo que esta só poderá enviar um novo ENQ após decorrido um tempo determinado, suficiente para que a outra estação possa enviar um ENQ, se desejar.

A figura abaixo apresenta uma sequência de troca de mensagens utilizando o protocolo BSC-1. Para facilitar o entendimento, as mensagens foram representadas simplificadamente. Assim deve-se observar que:


Figura 4 - Sequência de troca de mensagens no BSC-1