Este texto visa abordar as características, vantagens, desvantagens e aplicações dos pares metálicos em sistemas de teleprocessamento.
O par de cabos é um meio de comunicação há muito tempo conhecido. Utilizado desde os tempos do telégrafo, o par de fios é o meio de comunicação de dados mais adotado em todo o mundo, com um parque instalado de milhares de quilômetros de cabos.
Existem dois fenômenos principais diretamente relacionados à perda de energia do sinal em uma transmissão quando utiliza-se pares metálicos. São eles:
Os cabos de pares metálicos são comumente classificados em dois grupos de acordo com a sua forma da confecção - mais especificamente, a blindagem do condutor. Eles são os seguintes:
São mais baratos em comparação aos outros tipos de cabo (coaxial e fibra ótica). Os fatores que podem interferir no custo dos fios são: a bitola (espessura) do condutor (quanto maior, menor a resistência e portanto menor a atenuação), o material de fabricação (alumínio - mais caro) e o seu processo de fabricação.
Sistemas que utilizam o par trançado são tanto de fácil instalação quanto de manutenção. Os conectores utilizados são, em sua grande maioria, de baixo custo. Já são bastante conhecidos no mercado os conectores padrão RJ-11 e RJ-45, respectivamente com 4 e 8 contatos por elemento.
Devido as suas características, os condutores ocupam pouco espaço físico nos dutos otimizando o seu aproveitamento e simplificando a especificação de projetos (de telefonia e de Redes).
Isto se deve as características físicas e de construção do condutor, como por exemplo: a bitola dos fios, o número de voltas por metro (trançado dos cabos) e qualidade dos condutores.
Os principais setores de utilização são os seguintes:
Este setor é o de maior utilização de pares trançados. Atualmente a utilização de canais telefônicos para transmissão de informações via modem tem se tornado comum, principalmente entre empresas e usuários de PCs devido ao decrescente custo desses equipamentos.
Cada vez mais as redes de computadores locais (LANs - Local Area Networks) estão interligando suas estações através de cabos de par trançado. Isto se deve à crescente tecnologia na área de construção de condutores que suportam altas taxas de transferências. É preciso ressaltar que os cabos utilizados em Redes têm características físicas completamente distintas dos cabos normais usados em sistemas de telefonia.