Transmissão sobre pares metálicos

Este texto visa abordar as características, vantagens, desvantagens e aplicações dos pares metálicos em sistemas de teleprocessamento.


1. Introdução

Os cabos de Par Trançado (Twisted Pair) constituem-se de dois fios enrolados em espiral de modo a reduzir o ruído (interferência eletromagnética) e manter constante as propriedades elétricas do meio através de todo o seu comprimento. A técnica de entrelaçamento dos dois fios faz com que a atuação do campo magnético gerado por um fio seja anulada pelo campo magnético do outro condutor (Efeito de Cancelamento).

O par de cabos é um meio de comunicação há muito tempo conhecido. Utilizado desde os tempos do telégrafo, o par de fios é o meio de comunicação de dados mais adotado em todo o mundo, com um parque instalado de milhares de quilômetros de cabos.

2. Tipos de Transmissão

Os cabos de par trançado suportam as seguintes formas de transmissão de sinal:

3. Fenômenos de Transmissão

Existem dois fenômenos principais diretamente relacionados à perda de energia do sinal em uma transmissão quando utiliza-se pares metálicos. São eles:

4. Tipos de Cabos

Os cabos de pares metálicos são comumente classificados em dois grupos de acordo com a sua forma da confecção - mais especificamente, a blindagem do condutor. Eles são os seguintes:

5. Vantagens

6. Desvantagens

  1. Baixa imunidade a ruídos

  2. Limitações quanto à distância máxima empregada

    Isto se deve as características físicas e de construção do condutor, como por exemplo: a bitola dos fios, o número de voltas por metro (trançado dos cabos) e qualidade dos condutores.

7. Aplicações

Os principais setores de utilização são os seguintes:

  1. Telefonia

    Este setor é o de maior utilização de pares trançados. Atualmente a utilização de canais telefônicos para transmissão de informações via modem tem se tornado comum, principalmente entre empresas e usuários de PCs devido ao decrescente custo desses equipamentos.

  2. Redes Token-Ring , FDDI e em Barra

    Cada vez mais as redes de computadores locais (LANs - Local Area Networks) estão interligando suas estações através de cabos de par trançado. Isto se deve à crescente tecnologia na área de construção de condutores que suportam altas taxas de transferências. É preciso ressaltar que os cabos utilizados em Redes têm características físicas completamente distintas dos cabos normais usados em sistemas de telefonia.

8. Bibliografia


Outros trabalhos do grupo...