TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO E GESTÃO
DA ESCOLA
Aula 2 - Produzindo material para aprendizagem
apoiada em computador e redes
A
despeito da quantidade de experimentos em desenvolvimento de cursos ministrados
via EAD, observa-se em muitos casos uma mera transposição
de estratégias (práticas docentes) herdadas de um contexto
tradicional de "dar aula".
Aulas transmitidas por videoconferência ou por
televisão, complementadas por apostilas tem sido uma prática
comum. O alto custo da tecnologia envolvida, não supre a falta de
uma prática docente apropriada resultando em aulas muitas vezes
tão ou mais maçantes do que as antiquadas preleções
que traduziam a praxis didática usada desde antes do início
deste século.
O uso do WWW como elemento de apoio para o ensino apoiado
em computadores, defendido como a modalidade mais promissora para atividades
de ensino presencial e a distância, tem encontrado dificuldades
associados à falta de material adequado.
Como produzir material didático adequado a este
novo contexto?
Objetivos
-
Identificar as características relevantes no material didático
para apoiar a educação assistida por tecnologia
-
Analisar ambientes de aprendizagem interativos destacando as características
positivas e desfavoráveis
-
Produzir um texto para apoio ao ensino intermediado pela Internet (WWW)
usando como base a seleção de notícias apresentada
nas referências, complementada
Material de referência
Atividades
-
Estudar o conceito de aprendizagem ativa manifestando sua resposta quando
solicitado
-
Analisar os ambientes de aprendizagem do projeto LUAR e do projeto OVNI
-
Planejamento de uma estratégia para criar um texto que minimize
as deficiências apontadas nesta unidade, com vistas a utilizá-lo
para disseminar a cultura sobre tecnologia aplicada a educação
e gestão.
-
analisar o material colocado como subsídio
-
subdividir a turma em grupos e estabelecer tópicos a serem trabalhados
por cada grupo
-
produzir um texto para aprendizagem ativa
Obs.:
-
A produção de material para ser exibido via WWW pode ser
feita usando o editor de WWW do próprio Netscape ou o Word e depois
salvando-o em formato HTML.
-
O trabalho vai ser desenvolvido nos dias 10 e 11.
-
Monitores vão estar disponíveis para ajudar a dirimir
dúvidas e para transferir os arquivos para o servidor.