Notícias relacionadas com Computadores e Educação

FALTA DE TREINAMENTO ESTÁ FAZENDO COM QUE OS RECURSOS EMPREGADOS EM COMMPUTADORES ESCOLARES SEJAM DESPERDICADOS

As escolas do Texas não estão tirando pleno proveito dos equipamentos computacionais que o governo estadual desembolsou centenas de milhões de dólares para disponibilizar, porque os professores estão, em grande parte, despreparados para fazer uso desta tecnologia, avaliam os especialistas.

Aproximadamente 90% dos professores pesquisados para a elaboração do relatório do ano escolar de 1997-1998 pela Agencia de Educação do Texas declararam que empregam os computadores para acessar a Internet, ao passo que 81% mencionaram que utilizam a tecnologia para se comunicarem via e-mail. Menos de 50% fazem uso dos computadores para enviar ou receber informações e apenas 22% utilizam os sistemas para participarem de projetos de ensino cooperativo. Somente 6% dos distritos escolares do Texas declararam que seus professores empregam diariamente os computadores nas salas de aula.

No momento, diversas escolas já detém o hardware e o software necessários, mas no fundo elas ainda não sabem o que fazer com estes recursos, avalia Michaelle Fields, da Futurekids, uma companhia que demonstra aos professores como fazer uso dos computadores dentro da sala de aula. Os especialistas observam que depois de investirem em novas tecnologias, as instituições de ensino deveriam empregar seus recursos financeiros na manutenção e no treinamento dos professores ao invés de considerarem tais investimentos como uma despesa isolada, pronta e acabada.

(Houston Chronicle 29 Nov 99)
 
 

MECANISMOS DE BUSCA NA INTERNET DEVERÃO INDEXAR TODAS AS 800 MILHÕES DE PÁGINAS DA REDE

Os mecanismos de busca da Internet, tais como o Excite e o Fast, estão anunciando seus planos para empregar uma nova tecnologia que possibilitará a indexação de todas as 800 milhões de paginas que se estima existir na Internet. Com isto, as empresas de pesquisa na Internet pretendem responder 'as recentes criticas motivadas pela publicação de estudos que indicaram que a maioria dos mecanismos de busca compreende uma porção bastante reduzida de todas as paginas da Internet que estão disponíveis online. Hoje em dia, o Excite tem indexadas aproximadamente 50

milhões de paginas da Internet, utilizando para tanto programas chamados 'spiders' (aranhas). O Excite emprega atualmente cerca de 10 'aranhas' para pesquisa na rede, entretanto este anunciou que deverá acrescentar outras dezenas delas, cada uma com a capacidade para cobrir 50 milhões de paginas da Internet. Os críticos deste novo empreendimento do Excite argumentam que isto não é nada alem de um recurso publicitario empregado pela companhia para desviar a atenção. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas da NEC também verificou que o mais avançado dos mecanismos de busca é capaz de identificar apenas 16% de todas as paginas da Internet,
e que alem disso as paginas encontradas são freqüentemente irrelevantes.

(Los Angeles Times 03 Ago 99)
 
 

21 IDEIAS PARA O SECULO XXI: A MENTE É IMORTAL

A revista Business Week discute em sua ultima edição 21 idéias que podem ser fundamentais para se entender o próximo século. Uma idéia é a simulação da atividade cerebral de um indivíduo, tornando possível 'as gerações futuras conversar com o equivalente virtual de uma pessoa anos depois de sua morte. Por volta de 2030, a tecnologia pode estar desenvolvida a ponto de simular a atividade elétrica de um sistema nervoso, permitindo que os pensamentos e sentimentos sejam preservados. Versões preliminares do hardware para este ''Soul Catcher'' (algo como 'Capturador de Almas') já' estão sendo desenvolvidas. A vida de uma pessoa poderia ser registrada empregando-se minúsculas câmaras de vídeo alojadas nas armações dos óculos. Estas câmaras poderiam estar conectadas ao mais novo disco rígido da IBM, que tem o tamanho de uma moeda e armazena 300 MB ou o conteúdo de um mês de informações. A IBM também está desenvolvendo um software que indexa automaticamente o conteúdo de um vídeo, o que permite que os usuários acessem com facilidade um momento especifico de suas vidas. Por volta de 2099, um ''Soul Emancipator'' (algo como ''Libertador de Almas'') será' capaz de acessar as informações gravadas num disco rígido e reconstituir os pensamentos e sentimentos de uma pessoa, permitindo assim que as gerações futuras recebam respostas realistas nas questões formuladas a um pessoa que já' está morta há anos.

(Business Week 30 Ago 99)

AVALIAÇÕES ESTAO FAZENDO DO PAPEL COISA DO PASSADO

A Avaliação para Registro na Graduação ('Graduate Record Examination' - GRE), assim como já' vem ocorrendo com as provas do GMAT ('Graduate Management Admissions Test') e do TOEFL ('Test of English as a Foreign Languagé), está sendo aplicada somente através de computadores. O abandono da velha versão para lápis e papel do GRE pelo Serviço de Avaliação Educacional ('Educational Testing Servicé - ETS), que é o orago responsável por este exame, foi avaliado de forma bastante distinta por aqueles que prestam as provas. Amy Cuddy processou judicialmente o ETS porque seus resultados na versão para computador foram significativamente mais baixos do que nos diversos simulados e mesmo numa versão oficial para lápis e papel que ela havia realizado anteriormente. Ela obteve ganho de causa. Outros, como Randy Goldberg, preferem a versão computadorizada do GRE, dizendo que ela é menos estressante do que a versão tradicional. Independentemente destas avaliações, o ETS divulgou que a versão para computador do GRE chegou para ficar e apresenta diversas vantagens em relação ao método anterior. Uma dessas vantagens é que a versão eletrónica pode ser adaptada e pode empregar questões que sejam apropriadas para determinados tipos de pessoas que estejam fazendo a prova. Assim como acontecia com a avaliação por escrito, a pontuação no GRE eletrônico é determinada tanto pelo numero de questões respondidas quanto pelo grau de dificuldades destas.

(Baltimore Sun 29 Nov 99)
 
 

DIRETOR EXECUTIVO DA CISCO CONSIDERA QUE O 'E-LEARNING' É A PROXIMA

TENDENCIA

O 'e-learning' (algo como aprendizado eletrônico) está a caminho de se tornar o próximo grande objetivo das aplicações para Internet, estreitando a divisão digital entre ricos e pobres, declarou o Diretor Executivo da Cisco Systems, John Chambers, em sua palestra na Comdex, na ultima terça-feira. 'A educação e a Internet deverão andar lado a lado', ressaltou Chambers. 'Elas funcionarão como um grande equalizador'. Chambers apresentou um vídeo sobre instituições, como a Universidade da Califórnia em Berkeley, que incorporaram a Internet no ambiente de ensino, por exemplo, através da disponibilizarão de sites de Internet para cada um de seus cursos. Muito embora a tecnologia para transformar a educação já esteja disponível, obstáculos como a relutância dos professores em adotar a Internet ainda devem ser superados, acrescentou Chambers. Durante os próximos dois anos a educação irá evoluir para um processo que perdurará por toda a vida, uma vez que as empresas se voltarão para a Internet a fim de treinarem seus empregados, predisse Chambers.

(InfoWorld Electric 16 Nov 99)

CRIANCAS PREFEREM NAVEGAR NA INTERNET AO INVES DE ASSISTIR TELEVISÃO

Um estudo conjunto realizado pela America Online e pela Roper Starch com 500 crianças com idades entre 9 e 17 anos identificou que 63% dos jovens pesquisados preferem navegar na Internet ao invés de assistir televisão, ao passo que 55% preferem estar na Internet do que ficar conversando no telefone. O estudo também entrevistou 1.000 adultos, sendo que 42% deles afirmaram que compram mercadorias na Internet, um numero superior aos 31% do levantamento do ano passado. Os novatos na Internet permanecem conectados na rede uma média de 6,6 horas por semana, ao passo que aqueles com três anos de experiência na Internet ficam online por uma média de 10,5 horas semanais, conforme identificou a pesquisa. Tantos as crianças quanto os adultos declararam que empregam a Internet para redigir cartas, bater papo em tempo real, divertir-se com jogos e transferir musicas para seus computadores. As crianças com idades entre 9 e 11 anos navegam na Internet três dias por semana em média, ao passo que aquelas entre 15 e 17 anos entram na rede mundial de computadores cinco dias por semana, em média. Dois terços dos adultos e das crianças entrevistadas afirmaram que prefeririam um computador com acesso 'a Internet ao invés de uma televisão ou um telefone, caso fossem abandonados numa ilha deserta.

(C|Net 11 Nov 99)

UMA EDUCAÇÃO ONLINE DA MAIS ALTA QUALIDADE

A UNext pretende oferecer, até o inicio do próximo ano, cursos online de alta qualidade para negócios por meio da disponibilizarão de conteúdos fornecidos pelo corpo docente das principais instituições de ensino, tais como a Columbia, Stanford, Carnegie Mellon, Universidade de Chicago e Escola de Economia de Londres ('London School of Economics'). Os conteúdos dos cursos de sua grade curricular, que será comercializada sob a denominação 'Cardean', serão administrados pelas próprias instituições associadas, assegurando, desta forma, que as respectivas 'marcas' das escolas não sejam depreciadas por um conteúdo que esteja abaixo de seu padrão. A UNext planeja oferecer futuramente um 'Cardean MBÁ. Donald Norman, presidente do UNext e professor emérito de psicologia na Universidade da Califórnia em San Diego, qualifica o método de ensino do Cardean como "construtivista", uma vez que exigirá que os estudantes estejam automotivados para aprenderem através da pratica. Os cursos serão primeiramente voltados para administradores corporativos intermediários que estejam procurando um treinamento mais aprofundado em determinados tópicos comerciais, tais como finanças corporativa, marketing e contabilidade financeira.

(Wired News 12 Nov 99)
 
 

SOFTWARE INTELIGENTE PERMITE QUE UNIVERSIDADES OFERECAM SERVICO DE

AUTO-ATENDIMENTO RELATIVO 'AS INFORMAÇÕES SOBRE GRADUAÇÃO

Numa atitude que indica que cada vez mais as diversas faculdades e universidades dos EUA estão adotando um tratamento "voltado para o estudante", agora está disponível online o sistema de avaliação de requisitos para graduação e pos-graduação destinados aos novos alunos da Notre Dame University, o qual promete trazer benefícios tanto para os estudantes quanto para o corpo docente. O programa de avaliação, denominado DegreeWorks e desenvolvido pela Software Research Nothwest, disponibiliza ao estudante uma lista amigável contendo todo o material do curso, exigências de graduação a serem cumpridas e o GPA ("grade point average" - algo como média de pontuação na graduação) dele ou dela. Os administradores estão procurando integrar mais os professores no processo de aconselhamento acadêmico e retirar o clima de mistério que envolve o preenchimento dos requisitos para a graduação. Uma vez que o sistema esteja funcionando razoavelmente, os estudantes ainda terão 'a disposição um acesso direto ao sistema. Entre outras coisas, o programa é capaz de calcular o GPA de um estudante e disponibilizar uma lista hipotética de requisitos caso o estudante esteja estudando a possibilidade de trocar de especialização. O respectivo reitor acadêmico ainda é o arbitro de quais requisitos para a graduação precisam ser cumpridos e não o software de avaliação.

(Chronicle of Higher Education Online 09 Nov 99)

CONSELHO BLOQUEIA ACESSO DE ESTUDANTES A ALGUNS SITES DA INTERNET EM

COMPUTADORES ESCOLARES

Professores e estudantes das escolas da cidade de Nova Iorque estão preocupados com a possibilidade de que um amplo programa de filtragem empregado no sistema de computação do Conselho de Educação esteja interferindo em trabalhos escolares legítimos. O conselho emprega um filtro denominado I-Gear, de uma subsidiaria da Symantec, a Urlabs, e este programa bloqueia o acesso aos principais grupos de noticias ('news groups'), grupos de política e organizações medicas e cientificas da Internet. Os estudantes da Escola Secundaria ('High School') Benjamin Cardozo, no Queens, foram designados, recentemente, para pesquisarem os prós e os contras de um determinado assunto e receberam uma mensagem de 'Acesso Negado' quando tentaram visitar a sites sobre câncer de mama, desordens alimentares, trabalho infantil, AIDS e aborto. As escolas da cidade receberam, recentemente, uma subvenção federal que permitiu que todas elas obtivessem conexões com a Internet, sendo que a maior parte destas conexões se fazem através do servidor do conselho e estão, portanto, sujeitas ao filtro. Diversas escolas tiveram problemas com o filtro e ingressaram com reclamações junto 'a União das Liberdades Civis de Nova Iorque. O Conselho de Educação afirma que está elaborando, atualmente, uma política de acesso 'a Internet que irá permitir 'as escolas que se ajustem ao I-Gear de uma maneira apropriada, respeitando-se as idades dos estudantes.

(New York Times 10 Nov 99)
 
 

ESTADOS ESTADUNIDENSES SÃO CLASSIFICADOS CONFORME A TECNOLOGIA QUE OFERECEM NAS ESCOLAS PUBLICAS

Há, atualmente, 8 milhões de computadores nas escolas publicas dos EUA, um numero duas vezes maior do que em 1993, de acordo com a subsidiaria Market Data Retrieval da Dun & Bradstreet, porem o acesso 'a alta tecnologia e Internet ainda é bastante desproporcional ao longo daquele pais. Delaware detém a primeira posição entre os estados estadunidenses no que se refere ao numero de estudantes por terminal com acesso 'a Internet, com uma taxa de 5,8, seguido pelo Alaska com 6.0, Nebraska com 7,2, Dakota do Sul com 7,3 e Dakota do Norte com 9,1. Já na outra ponta da tabela, no Distrito de Columbia existem 31,4 estudantes por terminal com acesso 'a Internet, a pior proporção dos EUA, seguido pelo Alabama com 30,2, Louisiana com 25,0, Carolina do Norte com 24,9 e Mississippi com 20,1.

(Christian Science Monitor 02 Nov 99)

INTERNET2 ESTÁ PRONTA PARA REALIZAR CIRURGIA

Os desenvolvedores da Internet2 fizeram sua primeira demonstração da nova Internet de alta velocidade, transmitindo pela rede, ao vivo com áudio e vídeo, uma operação de vesícula biliar. O projeto da Internet2 agrega parceiros acadêmicos, corporativos e do governo com o objetivo de construir uma versão de alta velocidade da Internet. A tecnologia foi programada para possibilitar o desenvolvimento de uma nova geração de aplicativos avançados que visem a educação e a pesquisa. A demonstração da cirurgia foi realizada através da introdução de iluminação, lentes para as câmeras e instrumentos cirúrgicos no organismo do paciente, de modo a oferecer pontos de vista internos da operação. Esta aplicação exigiu uma taxa de transmissão constante de 2 Mbps da largura de banda ('bandwidth') da rede. Assegurar um acesso de alta velocidade com serviço de qualidade é uma das principais prioridades do projeto Internet2, ressaltou Guy Almes, diretor de engenharia da Internet2. O projeto envolve mais de 120 universidades de pesquisa, alem de companhias como a IBM e a Qwest Communications.

(Belfast Telegraph Online 26 Out 99)

AUXILIANDO NA BUSCA POR INFORMAÇÕES

O Sistema Móvel de Acesso a Dados ('Mobile Data Access System' - MDAS), que está sendo desenvolvido atualmente por pesquisadores da Universidade do Estado da Pennsylvania, tem por objetivo permitir que os aparelhos de comunicação sem fios ('wireless') naveguem pela Internet. De um modo geral, estes aparelhos pequenos e pouco poderosos não seriam capazes de realizar buscas na Internet, porem este é um diferencial do MDAS. O sistema emprega um banco de dados, ou diversos bancos de dados, para organizar e armazenar informações ao invés de utilizar-se de um método de recuperação de informações por palavras-chave como costuma fazer a comparativamente desorganizada rede mundial de computadores. "Pense nele como um supermecanismo de busca", compara Ali Hurson, professor de ciência e engenharia da computação na Estadual da Pennsylvania. O sistema, que teoricamente torna muito mais fácil e rápida a realização de buscas na Internet por meio de PCs tradicionais ou com tecnologia sem fio, ainda está longe de se tornar uma realidade. Encontrar uma maneira de integrar bancos de dados diferentes é um velho problema dos cientistas da computação e uma dificuldade que também está longe de ser solucionada.

(Boston Globe Online 20 Out 99)

OS LIVROS ESCOLARES ESTAO SE TORNANDO PARTE DA HISTORIA

A oferta generalizada de informações provenientes de uma grande variedade de fontes está deixando 'a mingua a utilização de livros escolares em Saskatchewan (província do Canadá). William Gulka, que administra escolas rurais na região de Yorktown, ressaltou que fontes como a Internet e revistas são freqüentemente utilizadas como ferramentas educacionais. Como uma alternativa aos livros escolares tradicionais, os quais estão sendo difamados por não proporcionarem 'espaço para ampliação', o departamento de educação de Saskatchewan defende um aprendizado baseado em pesquisas e disponibiliza listas com fontes relevantes de informações para cada disciplina nova. Segundo algumas pessoas, tal aprendizado baseado em pesquisas pode ser considerado difícil e frustrante pelos estudantes. O diretor executivo da Associação dos Conselhos Escolares de Saskatchewan, Joy Bastness, observou que 'os estudos podem ficar atravancados em virtude da escassez dos recursos. Eles realmente dependem do fluxo de caixa da divisão escolar'. A divisão de Yorktown, onde está Gulka, procurou equacionar esta dificuldade aumentando seus recursos através do estabelecimento de uma parceria com a IBM Canadá, a qual disponibiliza atualmente 'as escolas da divisão computadores e enciclopédias eletrônicas atualizada regularmente. As escolas também estão começando a substituir seus livros por textos eletrônicos.

(Western Producer 14 Out 99)

A CAUTELA DO CORPO DOCENTE COM RELAÇÃO 'A TECNOLOGIA CONTINUA A SER UM

DESAFIO, IDENTIFICA PESQUISA SOBRE COMPUTAÇÃO

Convencer os membros do corpo docente a fazerem uso da tecnologia é uma das tarefas mais difíceis que os responsáveis pelo setor de computação das universidades tem que enfrentar, de acordo com um levantamento do Projeto Computação no Campus ('Campus Computing Project') que foi apresentado na ultima quinta-feira. Praticamente 40% dos encarregados pelos setores de informática que responderam 'a pesquisa mencionaram que ajudar o corpo docente a trazer a tecnologia para as salas é um de seus maiores desafios. 'Eu acredito que é correto afirmar que diversos membros do corpo docente outorgaram a seus alunos toda a questão das habilidades com tecnologia, observou o fundador e diretor do Projeto Computação no Campus, Kenneth Green. Mais de 25% dos entrevistados mencionaram que 'fornecer o suporte adequado aos usuários' é a sua principal dificuldade, ao passo que 15% deles afirmaram que financiar a substituição de tecnologias mais antigas é sua maior preocupação. Muito embora o chamado 'Bug do Milênio' e o comércio eletrônico estejam atualmente entre as questões mais prementes no que se refere ao setor de tecnologia da informação, poucos representantes acadêmicos relacionaram qualquer uma destas questões como seu maior problema. O levantamento também revelou que as faculdades comunitárias apresentam em média um membro da equipe de tecnologia da informação para cada grupo de 800 estudantes, ao passo que as faculdades e universidades com cursos de quatro anos possuem uma média de um encarregado pelo setor de tecnologia da informação para cada grupo de 150 estudantes.

(Chronicle of Higher Education 21 Out 99)

A EDUCAÇÃO COM PLANEJAMENTO DE RECURSOS DE NEGOCIOS (ERP)

O Sistema de Faculdades Técnicas de Wisconsin ('Wisconsin Technical College System' - WTCS), que consiste em 16 campi distintos, 11.000 empregados, dezenas de milhares de cursos e aproximadamente 300.000 estudantes, decidiu recentemente substituir suas antigas aplicações de informática por uma solução de planejamento de recursos de negócios (ou ERP - 'enterprise resource planning') da PeopleSoft, procurando com isto responder melhor 'as necessidades do gerenciamento dos estudantes, das folhas de pagamento e dos recursos humanos no próximo século. A instalação deste ERP de US$ 5,7 milhões não ocorreu sem que surgissem problemas, mas os responsáveis pelo sistema na instituição estão confiantes de que haverá uma considerável melhoria em relação ao sistema anterior. A experiência da WTCS na instalação desta solução de ERP possibilitará a disponibilizarão de informações de grande valia para qualquer outra organização que estiver considerando a hipótese de adotar uma estratégia semelhante. Por exemplo, certificar-se de que o fornecedor do ERP entende e está capacitado a se adaptar 'as exigências de seu negocio e ainda ser suficientemente flexível para se adaptar a quaisquer peculiaridades. Alem disso, deve-se ter a consciência de que o processo de conversão das informações do modo antigo para o novo é um tanto quanto longo. A Faculdade Técnica da Região de Madison, um dos membros da WCTS, foi obrigada a contratar trabalhadores temporários durante este verão para conseguir introduzir mais de 4.000 registros de empregados em seu novo sistema de pagamento. Uma vez completado, o modulo de folha de pagamento da PeopleSoft requer a metade do pessoal e do tempo que era anteriormente necessária para operar os relatórios finais da folha de pagamento.

(PC Week 18 Out 99)

TRAFEGO EXCESSIVO DERRUBA SITE DA BRITANNICA NA INTERNET

O site da Encyclopedia Britannica na Internet saiu do ar na ultima terça-feira quando um numero de pessoas 10 vezes maior do que o esperado tentou visitar este endereço depois que a companhia anunciou que passaria a disponibilizar gratuitamente uma versão online de sua enciclopédia. O site, www.britannica.com, apresenta todos os 32 volumes da enciclopédia da companhia, alem de arquivos provenientes de 75 publicações. Ele foi concebido como uma tentativa de se reconquistar a proeminência no comércio de enciclopédias depois que empresas do setor de tecnologia da informação, como a Microsoft, passaram a oferecer enciclopédias digitais, o que fez com que as vendas despencassem depois do recorde de US$ 650 milhões que a Britannica obteve em 1989. Muitos analistas sustentam que a Britannica levou tempo demais para se adaptar ao mundo online e consideram que a companhia pode ter perdido sua oportunidade para ser capaz de competir. Agora a Britannica oferecerá seu site gratuitamente ao publico e pretende ganhar dinheiro através da venda de anúncios publicitários nas diversas paginas de seu site.

(Los Angeles Times 20 Out 99)

O SURGIMENTO DO EMPREGADO ELETRÔNICO

Muito embora o comércio eletrônico seja freqüentemente mais eficiente do que a implementação de processos manuais, as companhias devem ser bastante cuidadosas ao considerarem as despesas relativas 'a manutenção da tecnologia e 'a mão-de-obra. A tecnologia online gerou em 1998 uma economia de US$ 15,2 bilhões nos demonstrativos corporativos de despesas dos EUA, ao passo que tal economia anual deverá alcançar a marca dos US$ 600 bilhões em 2002, de acordo com o Grupo de Informações Giga ('Giga Information Group'). Apesar disso, as despesas referentes 'a manutenção e ao suporte técnico de um grande site de e-business podem consumir anualmente alguns milhões de dólares, abocanhando as reservas das companhias no primeiro e até mesmo no segundo ano de funcionamento ao invés de propiciar que as companhias as desfrutem, ressaltou John Swainson, da IBM. Uma transição tranqüila para a nova tecnologia e uma ampla estratégia para os funcionários sindicalizados são fundamentais para que se supere as reservas que serão empregadas nas despesas. Uma transição para processos automatizados pode freqüentemente resultar numa redução da mão-de-obra, o que pode ser mais dispendioso para as companhias onde se observam trabalhadores sindicalizados. Ao mesmo tempo que uma variedade de métodos pode ser empregada para reduzir o impacto da redução da mão-de-obra, uma alternativa freqüente é a requalificação dos empregados existentes para a realização de tarefas em outras áreas.

(CFO Out 99)

APRESENTAÇÕES ONLINE EXPERIMENTAM EXPANSÃO 'A MEDIDA QUE AS UNIVERSIDADES

DISPUTAM OS ESTUDANTES MAIS BRILHANTES

Atualmente se pode observar a intensa utilização de passeios virtuais pelos campi universitários nos diversos sites de faculdades e universidades estadunidenses disponíveis na Internet. Tais instituições utilizam-se deste recurso para atrair novos alunos por meio de uma rápida demonstração de como é a vida universitária nestes campi. Hoje mais de

800 faculdades disponibilizam na Internet estes passeios virtuais, um numero bem superior 'as 200 de dois anos trás, o que demonstra que as universidades dos EUA sentem necessidade de uma expressiva presença na Internet para serem capazes de atrair os melhores estudantes. Um dos sites que oferecem passeios virtuais pelo Campus pertence 'a Universidade Estadual de Washington em Pullman e possibilita que os estudantes naveguem em mapas interativos do Campus percorram uma biblioteca de fotos com imagens da universidade, vejam fotos do Campus feitas em tempo real e assistam a vídeos sobre diversos assuntos de interesse. Entretanto, os responsáveis pelas admissões consideram que os passeios virtuais tem por objetivo estimular os estudantes a visitarem o Campus pessoalmente, ao invés de substituírem a necessidade de uma visita propriamente dita. Muito embora as visitas virtuais possam despertar o interesse por uma instituição em particular ou ajudar a refrescar a memória de um estudante que já tenha visitado o Campus, os vários pequenos detalhes de uma vida universitária são muito difíceis de se perceber através de um computador.

(New York Times 13 Out 99)

FACULDADE DE DIREITO TOTALMENTE ONLINE DESAFIA SUAS PREDECESSORAS

A Faculdade de Direito da Universidade de Concord ('Concord University School of Law'), uma faculdade de direito que ainda não foi oficialmente credenciada e que funciona há um ano totalmente através da Internet, está fazendo com que muitas pessoas se questionem qual é o método aceitável para se formar novos advogados. A juíza da Corte Suprema estadunidense Ruth Bader Ginsburg declarou que está ''preocupada"' com a idéia de que uma pessoa possa obter uma graduação em direito sem jamais se encontrar com um professor ou com os colegas de classe. William Boletta, um estudante da Concord, contra-argumenta dizendo que ''também não é verdade que as faculdades tradicionais de direito proporcionem... [uma] agradável intimidade entre os professores e os alunos''. E acrescentou, ''eu recebo uma atenção personalizada extrãordinária dos professores, a qual muito dificilmente teria similar numa situação cara-a-cará'. A faculdade, que conta com palestras até de Arthur Miller, é muito menos cara - US$ 4.200 por ano - do que a maioria das faculdades de direito existentes, porem ainda não foi oficialmente credenciada pela Associação Estadunidense de Advocacia (''American Bar Association'' - ABA), pois este grupo requer que se proporcione aos estudantes mais de 1.000 horas de exposições em sala de aula, alem de proibir o ''estudo por correspondência". A ABA deverá se reunir no mês que vem para discutir esta questão.

(USA Today 12 Out 99)

ALERTA CONTRA A PORNOGRAFIA NA 'REDE DE SEGURANCÁ DA EDUCAÇÃO

A Inglaterra está lançando uma iniciativa que visa proteger as crianças em idade escolar dos efeitos prejudiciais da Internet. As escolas da Inglaterra irão receber o pacote 'Segurança na Supervia da Informação' (no original, ''Superhighway Safety''), um pacote de informações oferecido pelo governo que inclui conselhos sobre softwares de filtragem e sobre a utilização dos computadores por crianças. A iniciativa é resultado de uma colaboração entre o Departamento de Educação da Inglaterra, a Agencia Britânica de Tecnologia Educacional e Comunicações, a NCH Ação pelas Crianças ('NCH Action for Children'), a Rede de Informações dos Pais, a Associação Britânica dos Fornecedores de Produtos Educacionais e a Disney. O pacote 'Segurança na Supervia da Informação' também disponibiliza aos pais dicas sobre como eles podem assegurar a segurança online de suas crianças. O Secretario britânico da Educação, David Blunkett, ressaltou que o governo pretende estabelecer novas salvaguardas a partir das já existentes, tais como o monitoramento da utilização dos computadores e a limitação do acesso a determinados sites da Internet. A iniciativa também inclui o ''Gridwatch'' (algo como ''Rede de Vigilância"), um conjunto de orientações para os professores, pais e estudantes. ''Nos estamos estimulando os fornecedores a proporcionarem 'as escolas uma oportunidade para o desenvolvimento de intranets locais seguras'', as quais iriam interligar as escolas envolvidas, mantendo-as afastadas de materiais impróprios.

(BBC Online 11 Out 99)

SITES DESAJEITADOS DA INTERNET RECEBEM UM TRATAMENTO SOCIOLOGICO

Os desenvolvedores de paginas na Internet estão procurando tornar seus sites mais amigáveis aos usuários por meio da contratação de funcionários com formação em ciências sociais e humanas. Segundo os especialistas, a maioria dos sites da Internet são de difícil utilização para as pessoas comuns. Muitos desenvolvedores de sites não compreendem o comportamento de seus usuários, inclusive o porque destes usuários freqüentemente deixarem os sites logo depois de os terem acessado. Uma técnica que é empregada pela Modem Média é a da interpretação de um papel, desta forma seus próprios funcionários fingem ser usuários, através da incorporação de um determinado perfil, com o objetivo de se compreender como funciona o relacionamento destes usuários com um determinado site da Internet. A Modem Média pretende contratar psicólogos e antropólogos com a intenção de expandir seus esforços para compreender o comportamento dos usuários. Enquanto isso, a Sapient anunciou no mês passado que planeja comprar a E-Lab em virtude dos conhecimentos que esta dispõe a respeito dos 'padrões de comportamento que explicam e direcionam a natureza do relacionamento site-usuário'. Entretanto, o especialista em navegabilidade de sites da Internet Jakob Nielsen ressalta que os cientistas sociais não são a resposta e acrescenta que, ao invés disso, as companhias deveriam se concentrar na realização de testes de navegabilidade com os próprios consumidores.

(Investor's Business Daily 15 Out 99)

UNIVERSIDADES ESTAO ALIMENTANDO A EXPANSÃO DA ALTA TECNOLOGIA POR TODOS OS

EUA

Ao longo de todo o pais, as universidades estadunidenses estão construindo de tudo, desde centros de biotecnologia a laboratórios com vários andares, num esforço que visa atrair um numero maior de estudantes e de parcerias com empresas. Os Estados Unidos continuam a se transformar numa economia 'baseada no conhecimento', numa geografia que se estende para muito alem do Vale do Silício. De fato, a alta tecnologia está proporcionando expansões econômicas localizadas ('boomlets'), como aquela que está atualmente se desenvolvendo em Cambridge, Massachussets. Lá, a Biogen inaugurou há pouco tempo um novo laboratório, próximo ao local onde estão sendo construídos o prédio da Amgen e um novo complexo industrial que irá abrigar empresas menores como a Mitotix e a Variagenics. Ao mesmo tempo que estes novos centros tecnológicos estão ajudando a disseminar as universidades e suas comunidades por todos os EUA, os moradores locais que vivem nas suas proximidades estão ficando cada vez mais preocupados com a perda dos espaços livres e o aumento dos congestionamentos no transito. Em outras áreas, porem, as relações com a comunidade melhoraram gradualmente depois que os moradores locais perceberam que a universidade vizinha estava mais afinada com as necessidades do mercado. Outras universidades que estão introduzindo tais departamentos de alta tecnologia comercial dentro ou nas proximidades de seus campi são a Universidade de Texas em Dallas e a Universidade de Pittsburgh.

(New York Times 08 Out 99)

COMISSÃO FEDERAL DE COMÉRCIO DOS EUA APOIA GRUPOS DE DEFESA DA PRIVACIDADE

ONLINE

A Comissão Federal de Comércio dos EUA ('Federal Trade Commission' - FTC) anunciou durante a Internet World que irá receber as reclamações feitas por consumidores que forem formuladas através de grupos de defesa da privacidade online que atribuam selos de garantia e as enviará diretamente aos investigadores, sem que sejam percorridos antes disso os canais tradicionais de analise de denuncias. A nova política irá conferir maior sustentação aos selos de garantia da privacidade outorgados por aqueles grupos e ajudará a assegurar um maior comprometimento com as políticas de privacidade, de acordo com David Media, diretor associado para praticas financeiras da divisão de proteção ao consumidor da FTC. Alem disso, Medine questionou se as companhias estão ''fazendo a coisa certa" em termos de proteção da privacidade de seus usuários. Christine Varney, uma ex-comissária da FTC, estava entre os participantes de um painel que debateu a questão da privacidade online. Os debatedores sugeriram que as empresas expliquem suas políticas de privacidade detalhadamente, que proporcionem aos seus usuários um maior controle sobre as próprias informações e que disponibilizem aos visitantes de seus sites na Internet sistemas que solucionem às violações da privacidade. Varney declarou que considera pouco provável que o Congresso dos EUA aprove a curto prazo legislações abrangentes de proteção da privacidade. ''Sem uma catástrofe especifica, eu diria que é pouco provável que se veja aprovada qualquer legislação que vise a ampla proteção da privacidade'.

(ZDNet 07 Out 99)

UNIVERSIDADES CORPORATIVAS REINVENTAM O TREINAMENTO

O numero de universidades corporativas espalhadas pela America do Norte, verdadeiros sites de treinamento destinados 'a toda uma companhia, que disponibilizam ampla gama de informações a seus funcionários, saltou de 400 para 1.600 na ultima década. Apesar da maioria destas universidades contar com instalações dotadas de salas de aula, muitas estão começando a oferecer aulas por meio da Internet e de sistemas baseados em satélites. Grande parte das corporações mantém instalações de treinamento para assegurar que seus funcionários possam se manter atualizados em relação aos avanços da tecnologia e da concorrência mundial. Ed Gaydos, diretor da universidade corporativa da Anheuser-Busch, estudou os programas educacionais aplicados na General Electric, General Motors e Motorola, incorporando alguns conteúdos destas escolas no programa que é empregado na própria Busch. Acredita-se que no futuro as corporações perceberão que as universidades tradicionais possam ampliar sua atuação como parceiras ou consultoras, de uma maneira tal que será mais pratico para as companhias estabelecer parcerias com tais instituições do que implantar seus próprios programas educacionais. Os críticos das universidades corporativas ressaltam que as companhias tendem a investir bastante dinheiro em seus programas, porem falham no acompanhamento de modo como tal conhecimento está auxiliando a seus empregados.(CBS MarketWatch.com 06 Out)

ESTUDAR NUNCA ESTÁ FORA DE MODA

O numero de pessoas participando de programas de educação adulta crescerá para 100 milhões por volta de 2004, segundo os especialistas. Os adultos que desejam incrementar sua educação tem enfrentado dificuldades para equilibrar-se entre a família, o trabalho e a escola. Entretanto, graças ao numero cada vez maior de programas online, as pessoas tem encontrado um meio-termo. Roger L. Feenstra participa de um programa de extensão da Universidade da California em Los Angeles (UCLA), despendendo 20 horas online por semana para freqüentar os cursos apesar de nunca ter entrado na sala de aula. A Universidade de Stanford oferece mestrados online que proporcionam aos estudantes que tenham varias outras obrigações uma oportunidade para participar de seus programas educacionais. Entretanto, é provável que os estudantes estejam pagando mais por alguns dos programas e títulos universitários da Internet. A taxa para o ensino online na Stanford é de US$ 45.000 por um titulo em engenharia, bem superior aos US$ 26.000 cobrados pelo mesmo titulo mas em salas de aula tradicionais. Alguns educadores ressaltam que as salas de aula da Internet não se equiparam ao método tradicional. Apesar das criticas, os analistas da International Data prevêem que os programas de aprendizado 'a distancia possuirão 2,23 milhões de estudantes matriculados até o ano 2002.

(Business Week 04 Out 99)

E-MAIL 'AUTO-DESTRUTIVEL' POSSIBILITA PRIVACIDADE VIRTUAL

O problema de e-mails que são armazenados tanto no computador de quem os envia quanto no de quem os recebe, bem como as mensagens que ficam guardadas em algum lugar das redes que percorrem depois de terem sido apagadas pelo remetente e pelo destinatário - e que algumas vezes voltam como evidencias, como no caso do Ira-Contras e no processo antitruste da Microsoft - pode se tornar uma coisa do passado depois da introdução de um novo sistema desenvolvido pela Disappearing, uma empresa com sede em San Francisco, EUA. O sistema da Disappearing estabelece um ''código'' (no original, 'key') para o remetente e para o destinatário com vistas a criptografar e decriptografar as mensagens transmitidas. Depois de um certo período de tempo ajustado pelo remetente, este ''codigo'' será destruído no site da Disappearing e não se poderá mais fazer a leitura da mensagem de e-mail enviada. O sistema deverá estar disponível no primeiro semestre do ano 2000.

(USA Today 07 Out 99)
 
 

ENQUANTO A INTERNET PASSA DOS 30, SUA CONTINUAÇÃO AINDA ESTÁ EM TESTES

O projeto da Internet2 se transformou numa controvérsia, com os seus críticos afirmando que a rede não está preenchendo plenamente seu potencial e com seus financiadores destacando a função da rede no desenvolvimento de aplicativos futuristicos. O projeto, que teve inicio em 1996 como uma rede privativa de alta velocidade destinada a interligar as universidades, conta atualmente com 163 instituições participantes e 20 parceiros corporativos. Seus defensores afirmam que a Internet2 proporciona um ambiente que possibilita experiências em áreas como a videoconferência avançada, a realidade virtual e a telemedicina. Os progressos tecnológicos que se originam das pesquisas realizadas através da Internet2 serão rapidamente disponibilizados ao publico da Internet, de tal modo que irão beneficiar a todos, ressaltam seus partidários. Um exemplo de aplicativo futurista que está sendo desenvolvido na Internet2 é a tele-imersão, uma espécie sofisticada de realidade virtual que possibilita a interação em tempo real de usuários localizados em lugares distintos num ambiente simulado comum. Muito embora a tele-imersão utilize plenamente as possibilidades da Internet2, os críticos desta nova rede defendem que a maioria dos aplicativos da segunda geração da Internet ainda nem começaram a se valer de suas capacidades.

(New York Times 07 Out 99)
 
 

FACULDADES ATACAM AS 'NOTAS BAIXAS'

Os dois campi da Universidade da California, em Berkeley (UC-Berkeley) e em Los Angeles (UCLA), estão ameaçando adotar as devidas medidas legais contra as companhias da Internet que contratam estudantes para fazer anotações de aula e disponibilizando-as posteriormente nos sites das companhias para que possam ser acessadas pelos outros estudantes. Entretanto, Hugh Buckingham, um professor da Universidade Estadual de Louisiana, observa que as anotações não estão sendo disponibilizadas comercialmente aos estudantes e questiona a capacidade de se controlar a proliferação das anotações de aula numa Internet desregulamentada. Alem disso, os administradores e professores das universidades tem duvidas a respeito do embasamento ético e legal destas medidas. Mike Smith, advogado da UC-Berkeley, argumenta que a venda de anotações de aula é um emprego comercial destas anotações e, portanto, configura-se como uma violação das regras escolares. Craig Green, co-fundador da Study24-7.com, uma das companhias que disponibilizam anotações de aula, responde afirmando que não existe nada ilegal nos serviços prestados por sua companhia e alerta que ''as universidades tradicionais do mundo real terão que se modificar em função da revolução tecnológica'.

(Wired News 06 Out 99)

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OS PROFESSORES ESTAO CONECTADOS MAS ENFRENTAM DIFICULDADES

Um levantamento publicado na edição de hoje da Education Week demonstra que os softwares e a Internet estão sendo cada vez mais utilizados nas escolas estadunidenses, mas também revela que muitos professores estão enfrentando dificuldades para empregá-los. De acordo com a pesquisa, 61% dos professores empregam a Internet em suas aulas e 53% utilizam-se de softwares. Entretanto, muitos professores consideram complicado combinar os sites educacionais da Internet e os softwares com os temas que eles pretendem apresentar. Alem disso, muitos professores relataram que seus computadores não dispõem da capacidade necessária para executar os softwares que eles gostariam de utilizar em suas apresentações. Os professores afirmam que os custos representam a principal dificuldade a ser superada para que computadores sejam efetivamente utilizados nas salas de aula. O levantamento também identificou que tanto os professores mais antigos quanto os mais jovens apresentam a mesma probabilidade de emprego de computadores nas salas de aula.

(Washington Post 23 Set 99)

REITORES UNIVERSITARIOS SUSTENTAM QUE NUM 'APRENDIZADO POR TODA VIDÁ SÃO

NECESSARIOS TECNOLOGIA E COLABORAÇÃO

As instituições de ensino superior precisam se concentrar no encorajamento do aprendizado por toda vida, assegurando, em parte, que os estudantes disponham de acesso a tecnologias de aprendizado 'a distancia, de acordo com um relatório elaborado pelos reitores de universidades publicas estadunidenses que pertencem 'a Comissão Kellogg sobre o Futuro do Estado e as Universidades Publicas. As faculdades e universidades deveriam investir em novas tecnologias e preparar os estudantes para continuarem seu aprendizado por meio do emprego de métodos de ensino interativos e colaborativos que visem o desenvolvimento do senso critico. Para que possa se criar uma 'sociedade do conhecimento', a educação deve ser universalmente acessível e o aprendizado por toda a vida deve estar orientado para abranger pessoas de todas as idades, afirma o relatório. Visando promover o objetivo do aprendizado por toda vida, o relatório sugere que as universidades trabalhem em conjunto com as escolas de ensino fundamental e médio, como também com os governos e iniciativa privada, com vistas a disponibilizar os recursos educacionais para todos. Os reitores também são favoráveis 'a formação de grupos oficialmente autorizados que se dediquem ao estabelecimento de padrões para os programas de aprendizado por toda vida e para a educação 'a distancia.

(Chronicle of Higher Education Online 16 Set 99)

COMO TRANSFORMAR A REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES EM EDUCAÇÃO DE VERDADE?

O crescimento da Internet irá provocar mudanças na educação que poderiam beneficiar imensamente os estudantes, escreveu o Chefe Executivo da Sun Microsystems, Scott McNealy, num artigo recente publicado pelo USA TODAY. Por exemplo, as universidades poderiam lançar o próximo Amazon.com, dada a importância dos livros para a educação, argumenta McNealy. Os professores universitários poderiam abandonar as escolas tradicionais em favor das escolas da Internet, ou poderiam ministrar seus próprios cursos online. McNealy assegura que estas possibilidades, combinadas com as mudanças demográficas entre os estudantes, obrigam as instituições de ensino a mudarem o modo como elas funcionam. Agora, muitos de seus estudantes são mais velhos e procuram conciliar a escola com seus empregos e familiares. McNealy observa que este perfil de aluno irá, em breve, representar 60% da população estudantil e as escolas precisam acomodar tais estudantes, oferecendo-lhes conveniência e flexibilidade. Agora a tecnologia também permite que a educação 'a distancia disponibilize aos estudantes o acesso online a textos, gráficos, áudio, vídeo e bibliotecas de informação. McNealy acredita ainda que a tecnologia pode não apenas tornar possível este ambiente de aprendizagem, como também pode reduzir os custos por estudante e fazer com que os professores sejam mais eficientes ao lhes permitir que ofereçam uma atenção maior para cada estudante através do e-mail, por exemplo.

(USA TODAY 16 Set 99)

TIRANDO PROVEITO DO APRENDIZADO ONLINE

Nitin Guar, um especialista em sistemas da IBM que vive em Austin, Texas, afirma que experimentou os benefícios e as armadilhas do aprendizado online. Guar recebeu respostas imediatas 'as questões enviadas via e-mail e percebeu que poderia estabelecer relações individuais com seus professores de um modo mais fácil do que nas salas de aula, porem algumas vezes ele se sentiu entediado com a natureza solitária do aprendizado online e frustado com a autodisciplina necessária para se manter em dia com as suas obrigações. Os especialistas avaliam que a experiência de Guar é bastante comum e que os pretendentes a estudante online deveriam estar conscientes de todos os aspectos do aprendizado online antes de se matricularem. Uma das armadilhas é a dificuldade de adaptação a uma sala de aula na qual a interação social não é um fator, de acordo com Cindy Yager, diretora de tecnologia da geteducated.com, uma empresa de consultoria para o ensino 'a distancia. Algumas pessoas não conseguem entender, inicialmente, que as aulas online podem ser tão desafiadoras quanto as aulas tradicionais, ressaltou Andy DiPaolo, Diretor Executivo do Centro de Desenvolvimento Profissional da Universidade de Stanford.

(InfoWorld 13 Set 99)

COMENTARIOS NA SALA DE AULA: A ORIENTAÇÃO ONLINE DA SLOAN

A Sloan School of Management (algo como 'Faculdade de Administração Sloan'), do MIT, solicitou neste ano que os candidatos a vagas para o próximo ano letivo de 2001 se inscrevessem eletronicamente e os resultados foram bastante expressivos. De fato, 75% dos inscritos para o próximo ano letivo acabaram constituindo de um modo independente uma sala de bate-papo online na qual foram capazes de discutir projetos, fazer amizades e encontrar colegas de alojamento. Rod Garcia, diretor de inscrições da Sloan, afirmou que a escola está considerando a hipótese de dispensar parte do processo de orientação, que costuma durar uma semana, em função dos resultados desta sala de bate-papo. Um problema que Garcia observou foi o congestionamento do computador do escritório na noite anterior 'a data do encerramento das inscrições, porem todas as pessoas afetadas foram atendidas.

(Business Week 13 Set 99)

EDUCADO NO CIBERESPACO

Embora os computadores ofereçam benefícios significativos aos cursos universitários, alguns professores e estudantes acreditam que os modos tradicionais de aprendizado são mais importantes. O St. John's College, em Annapolis, é uma das poucas instituições de ensino de Maryland que resiste ao vastamente difundido emprego da tecnologia, confiando mais na comunicação cara-a-cara do que no correio eletrônico, em lousas ao invés do PowerPoint para apresentações em sala de aula. Adam Schulman, membro do corpo docente da St. John, afirma que a pequena comunidade escolar, com seus 400 estudantes, possibilita que a comunicação seja mais pessoal ao invés de implementada via e-mail. Entretanto, a St. John está lentamente começando a incorporar a tecnologia e seu atual reitor, Harvey Flaumenhaft, é o primeiro reitor da instituição a dispor de um computador em seu escritório. Alem disso, agora os alojamentos da escola contam com acesso 'a Internet, principalmente em virtude da pressão exercida pelos pais dos estudantes. Enquanto isso, em outras escolas, alguns professores começam a dar aulas totalmente online. Barry Rice, professor assistente de contabilidade no Loyola College, exige que seus alunos se encontrem com ele somente uma vez por semana, realizando online as demais tarefas do curso. Enquanto isso seus alunos já graduados tem autorização para realizarem seus cursos totalmente online.

(Baltimore Sun 11 Set 99)

DE VOLTA 'A ESCOLA ONLINE

Enquanto o aprendizado online se torna cada vez mais popular, o Canadá está trabalhando para conquistar sua parcela deste mercado. Já estão disponíveis na Internet cerca de 17.000 cursos online, destes aproximadamente 2.700 são oferecidos por escolas canadenses. A International Data estima que nos EUA cerca de 2,2 milhões de pessoas se matricularão em cursos online até o ano 2002. Os especialistas afirmam que o Canadá deverá agir rapidamente para expandir sua parcela deste mercado online ou irá perde-la para outros países. Atualmente, o Canadá dispõe de três universidades de destaque que se especializaram em ofertas online. São elas: a Athabasca University de Alberta, a Open University da Columbia Britânica e a Tele-Universite de Quebec. Alem disto, o aprendizado online do Canadá receberá um auxilio com o lançamento, neste outono, da Televisão Canadense de Ensino ('Canadian Learning Television'), que irá disponibilizar uma programação conectada aos cursos canadenses online. Como nos EUA, o Canadá está interligando cada vez mais suas universidades e faculdades com os interesses corporativos. Esta tendência põe em alerta os professores que acreditam que os interesses comerciais irão resultar numa necessidade de se reduzir as despesas e aumentar os lucros, o que por sua vez, conduziria a uma diminuição dos empregos no setor educacional.

(Maclean's 06 Set 99)

LIVROS UNIVERSITARIOS: ENFRENTAR A FILA OU COMPRAR ONLINE?

Um numero crescente de sites que oferecem livros escolares na Internet está tentando afastar os estudantes universitários das livrarias especializadas, oferecendo-lhes conveniência e preços baixos. Companhias como a Varsitybooks.com, Ecampus.com, CoreText.com e Textbooks.com estão lançando campanhas de marketing expressivas e recrutando o auxilio dos próprios estudantes como representantes universitários. Em alguns casos, estes sites chegam a oferecer livros escolares pela metade do preço cobrado normalmente nas livrarias universitárias. Os estudantes universitários parecem receptivos 'a idéia de comprar livros online, o que gera preocupação entre os donos de livrarias universitárias. Em resposta à ameaça online, estas livrarias especializadas reduziram os seus preços e a livraria do MIT está, inclusive, se propondo a cobrir os preços anunciados pelos sites de livros escolares. Os livreiros ressaltam que a compra online envolve varias desvantagens, entre as quais as complicações na entrega e na devolução dos livros. Por outro lado, algumas livrarias universitárias tradicionais estão se associando a comerciantes online numa esforço para conservar uma parcela dos US$ 3,6 bilhões do mercado de livros universitários.

(Boston Globe 10 Set 99)

ANOTAÇÕES UNIVERSITARIAS GRATUITAS NA INTERNET: INCENTIVO AO ESTUDO OU 'A

PREGUICA?

O empreendimento da Internet StudentU.com está pagando para que estudantes de 62 universidades estadunidenses façam anotações em mais de 50 cursos essenciais de cada um desses campi como parte de um programa de disponibilização gratuita de anotações universitárias oferecido no site da companhia na Internet. As anotações feitas pelos alunos são disponibilizadas no site da StudentU.com num prazo de 24 horas. O serviço foi lançado ontem e já foram disponibilizadas as anotações de alguns cursos universitários. O criador do site, Oral Wolf, afirma que irá depender dos anúncios publicitários para receber seus rendimentos. Embora Wolf tenha dito que o site pretende ser um serviço para os estudantes, ele também reconheceu o potencial para abusos que este 'serviço' representa, como um incentivo para que os estudantes deixem de freqüentar as aulas. Os críticos estão classificando o site como uma outra afronta 'a educação apropriada. O professor da Universidade de Boston, Peter Wood, declarou que sua universidade poderá mover um processo judicial para evitar que o site de Wolf empregue as anotações feitas na sala de aula. Wolf está oferecendo aos estudantes mais de US$ 300 por semestre para que façam estas anotações de aula que depois são publicadas em seu site.

(New York Times 09 Set 99)

SEGUNDO PROFESSOR, A TECNOLOGIA ESTÁ TRANSFORMANDO O ENSINO SUPERIOR

Michael Kahan, um especialista em tecnologia e professor de Ciência Política no Brooklyn College da Universidade de Nova Iorque, conversou recentemente com Mo Krochmal, da TechWeb, sobre os efeitos da tecnologia na educação superior. O correio eletrônico e a Internet revolucionaram a educação, disse Kahan, que observou que a tecnologia começou a realmente afetar as salas de aula em meados desta década. A cada ano os estudantes que ingressam estão mais familiarizados com a mídia eletrônica do que sua geração precedente e hoje em dia vários professores não estão tão informados sobre tecnologia quanto seus alunos, declarou Kahan. Os professores precisam se manter atualizados com relação 'a tecnologia não apenas para desfrutarem dos benefícios do e-mail e da Internet, mas também para evitar desvantagens como trabalhos de encerramento de semestre que tenham sido copiados da Internet. O e-mail permite aos estudantes que se comuniquem de um modo mais aberto e confortável do que o propiciado na sala de aula e possibilita aos professores a exigência de um numero maior de trabalhos em grupo, como também de trabalhos a serem realizados fora da sala de aula. Kahan afirma que no futuro o papel do professor se tornará mais afeito ao de um 'avaliador' ou 'conselheiro', visto que a mídia digital facilitará cada vez mais o acesso a fontes externas de informação.

(TechWeb 07 Set 99)

PROFESSORES ESTAO ESTRESSADOS COM A TECNOLOGIA

O estresse para permanecer atualizado frente a tecnologia tem maior influencia sobre os professores do que o estresse tradicional relacionado com as cargas de trabalho e as demandas por publicações, de acordo com um levantamento recente realizado pela Universidade da California, em Los Angeles, EUA. A pesquisa demonstra que 67% dos professores são regularmente pressionados para se manterem atualizados com relação 'as tecnologias emergentes, enquanto 62% sentem-se pressionados pelas cargas de trabalho e 50% ressentem-se das cobranças para a realização de pesquisas ou publicações. Os pesquisadores afirmam que esta preocupação pode estar impedindo que os professores façam uso das novas tecnologias. Somente 35% dos professores utilizam-se da Internet com propósitos de pesquisa, ao passo que 38% deles empregam a tecnologia para preparar apresentações que serão exibidas nas salas de aula. Os resultados do levantamento indicam que as faculdades deveriam esforçar-se mais para incrementar a familiaridade de seus instrutores com os computadores de modo a satisfazer as necessidades de estudantes que cresceram utilizando computadores e estão acostumados ao emprego das novas tecnologias.

(Associated Press 30 Ago 99)
 
 

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DOS EUA CONCEDERÁ US$ 135 MILHÕES PARA

INCENTIVAR EMPREGO DE TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

A Administração Clinton anunciou, na ultima terça-feira, que irá disponibilizar US$ 135 milhões por meio de três tipos de subvenção para promover a capacitação tecnológica de professores. Os recursos serão distribuídos a consórcios formados por faculdades, grupos sem fins lucrativos, distritos escolares e agencias estaduais. Os três tipos de verbas - capacitação, implementação e estimulação - serão fornecidos aos consórcios para que desenvolvam e implementem programas de treinamento de professores e para a organização de associações que visem o desenvolvimento de programas mais amplos, planejados para promover o aperfeiçoamento e a certificação de professores capacitados na utilização da tecnologia.

(Chronicle of Higher Education Online 26 Ago 99)

ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS INCENTIVA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS COMPUTACIONAIS

A Associação Sulista de Faculdades e Escolas ('Southern Association of Colleges and Schools') está recomendando 'as instituições de ensino superior dos estados da região Sul dos EUA que exijam que seus estudantes tenham conhecimentos de computadores antes da graduação. Entretanto, a maioria das escolas da região acredita que tal exigência de conhecimentos computacionais não seja necessária uma vez que os estudantes já adquirem a capacitação básica em computadores ao longo de seus estudos regulares. A Universidade Batista de Houston (Houston Baptist University - HBU) é a única escola da região que exige um curso especifico de computação. Todos os alunos da HBU freqüentam um curso que enfatiza o Microsoft Windows Office Suite, sendo que os estudantes das áreas de empresas e economia também são obrigados a aprender sobre a utilização da Internet e do correio eletrônico. Enquanto isso, outras escolas argumentam que tais capacidades são adquiridas em meio a grande variedade de cursos que não estão necessariamente relacionados com computadores. Lee Williams, vice-presidente para assuntos acadêmicos da Universidade St. Thomas, observa que os computadores estão sendo utilizados pelas crianças nas escolas de formação infantil e que os conhecimentos computacionais ''acabarão, consequentemente, sendo como os conhecimentos necessários para se utilizar um telefone. Embora a associação esteja incentivando seus membros a assegurarem a capacitação dos alunos no emprego de computadores, as escolas associadas são livres para decidir se devem tornar obrigatórios os conhecimentos computacionais.

(Houston Chronicle 24 Ago 99)

UNIVERSIDADE ONLINE

Um numero cada vez maior de instituições de ensino superior está tentando alcançar os estudantes que não se encaixam no programa padrão para graduação de alunos residentes, por meio da oferta de cursos individuais ou até mesmo programas inteiros de graduação através da Internet. Tanto as escolas tradicionais quanto os empreendimentos do ciberespaço estão envolvidos na transferencia dos alunos residentes de nível superior para a Internet. O guru da administração, Peter F. Drucker, prevê que as residências tradicionais em nível superior estarão obsoletas dentro de 30 anos. 'A Universidade Virtual e as Oportunidades para a Educação', um estudo publicado em abril de 1999, questiona a efetividade do aprendizado online uma vez que somente 16% das pessoas que recebem uma remuneração menor que US$ 15.000 possuem computadores, em comparação com os 75% entre pessoas que recebem mais do que US$ 75.000. Uma profunda divisão racial pode ser verificada entre aqueles que se conectam 'a Internet e aqueles que não o fazem, mesmo depois de serem levadas em consideração variáveis como rendimentos, classe e nível educacional, observam Donna Hoffman e Tom Novak, especialistas em comércio eletrônico da Universidade Vanderbilt.

(Scientific American Jul 99)

NÃO CULPE OS PROFESSORES PELA BAIXA UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES NAS SALAS

DE AULA

Larry Cuban, um professor de educação na Universidade de Stanford, avalia que os professores de hoje estão desmotivados a lidar com as novas tecnologias de computadores. O autor acredita que esta falta de vontade se deve a uma variedade de fatores, entre eles o fato da tecnologia estar sempre em evolução, a falta de softwares novos e atualizados e a ausência de suporte técnico. A mesma onda tecnológica que transformou o mundo corporativo proporcionou poucas mudanças ao mundo dos professores. Alguns dos problemas que Cuban observa são os conselhos contraditórios que os especialistas oferecem aos professores, a tecnologia que não é confiável, os formuladores de políticas que tendem a ignorar o ponto de vista dos professores, os grupos que estão diretamente envolvidos na questão, mas fazem demandas irreais aos professores e as escolas que possuem ambientes de trabalho mal gerenciados. Todos esses fatores acabam no final levando os professores a ignorarem os conselhos dos especialistas sobre a utilização de novas tecnologias nas salas de aula. Cuban argumenta que estão sendo exigidas expectativas irreais dos professores e que eles não serão bem sucedidos na implementação das novas tecnologias nas salas de aula sem o auxilio dos formuladores de políticas, dos fornecedores e das corporações.

(Los Angeles Times 22 Ago 99)

ESTUDO DE USUARIOS DA REDE IDENTIFICA CERCA DE 6% DE VICIADOS EM INTERNET

Aproximadamente 6% dos usuários de Internet possuem algum tipo de vicio referente a este meio, de acordo com um estudo conjunto realizado pelo psicólogo David Greenfield e pela ABC, que foi divulgado pela Associação Estadunidense de Psicólogos. Greenfield pesquisou um numero inédito de usuários da Internet - 17.251 - e descobriu que o vicio em Internet está provocando o rompimento de casamentos, delinqüência infantil, crimes e gastos excessivos. As conclusões dão credito 'as declarações de que o vicio em Internet é uma desordem psicológica verdadeira. De fato, estudo similares demonstraram que a taxa de viciados pode estar acima dos 10%. O estudo identificou que 30% dos viciados em Internet empregam o meio como uma forma de fuga.

(Wall Street Journal 23 Ago 99)

PARCEIROS NA EDUCAÇÃO

Um levantamento recente realizado pelo Departamento de Comércio dos EUA recomenda que as empresas, governos e instituições educacionais unam forcas para treinarem um numero maior de profissionais da área de tecnologia da informação. Seguindo este conselho, a Universidade de Nebraska abriu, recentemente, seu Instituto Peter Kiewit, um novo centro de ciência da computação que combina as ofertas de sua Faculdade de Ciência da Informação e Tecnologia e da Faculdade de Engenharia e Tecnologia Lincoln. O centro é financiado pelas empresas locais e pelo governo estadual. Alem disso, estas empresas estão financiando bolsas de estudos e treinamentos intensivos para os estudantes do instituto. A grade curricular irá enfatizar as aulas praticas que ensinam aos estudantes como corresponder 'as exigências das empresas. Para complementar isto, o instituto irá oferecer um programa de ''residência de especialistas'', que convidará executivos de tecnologia da informação das principais companhias para que ensinem e/ou tutelem estudantes por um ano ou mais.

(InformationWeek 23 Ago 99)

BEM-VINDO 'A FACULDADE. AGORA CONHECA NOSSOS PATROCINADORES

A Universidade de Memphis, a Universidade de Idaho, a Universidade de Villanova e mais de 500 instituições de ensino superior estarão recebendo, brevemente, um serviço gratuito de Intranet em troca da permissão para que suas paginas na Internet sejam utilizadas para divulgação de anúncios publicitários. A autorização do controle comercial de serviços de e-mail e de paginas na Internet naquele que já foi considerado um domínio sagrado - a universidade - está resultando num debate cheio de controvérsias. Entretanto, varias universidades reconhecem que o conceito é atraente demais para ser ignorado, principalmente as universidades publicas que tem sofrido com o rápido encolhimento de seus orçamentos, mas que ainda almejam manter-se atualizadas com as tendências tecnológicas, a fim de atraírem estudantes. As despesas de uma universidade publica de médio porte com a criação de um serviço de Intranet pode ser superior a US$ 2 milhões. É ai' que entra a Campus Pipeline. Este empreendimento comercial, o qual recebe grandes investimentos da Dell Computer, Sun Microsystems e McKinney & Company, entre outras empresas, iniciou suas atividades no final do ano passado oferecendo-se para disponibilizar sites de universidades na Internet. Até agora não existem despesas para os poucos campi que receberam tais sistemas, mas futuramente a Campus Pipeline poderá cobrar das universidades os US$ 32.000 relativos 'as despesas de instalação.

(New York Times 17 Ago 99)

CRIANCAS DE AREAS URBANAS POSSUEM MAIOR PROBABILIDADE DE ACESSAR A INTERNET

A AOL apresentou um levantamento com as 10 principais cidades dos EUA nas quais as crianças com idades entre dois e 17 anos passam mais tempo acessando a Internet. Nova Iorque encabeça a lista, seguida por Philadelphia, Tampa/St. Petersburg, Los Angeles, Cleveland, Boston, Detroit, Washington, D. C., Chicago e Seattle. O estudo identificou que em média o grupo de crianças com idades entre dois e cinco anos passa três horas por semana na Internet, as crianças de seis e 11 anos ficam quatro horas online por semana, o grupo com idades entre 12 e 14 anos acessa a Internet em média seis horas por semana e os adolescentes entre 15 a 17 anos passam sete horas navegando na rede. Mais de 5 milhões de crianças com idades inferiores a 12 anos são usuárias da Internet, de acordo com a Jupiter Communications. A Jupiter prevê que este numero alcançará os 20 milhões até o ano 2002. Praticamente 80% dos pais assinantes da AOL que possuem filhos com idades entre seis e 17 anos controlam o que suas crianças vêem online, de acordo com o levantamento realizado pela empresa.

(Newsbytes 17 Ago 99)

OS JOVENS USUARIOS DA INTERNET ESTAO REFORMULANDO AS EXIGENCIAS DOS CONSUMIDORES

Com uma intensidade jamais vista, a Internet está tendo um impacto profundo sobre as vidas de seus usuários com idades entre 16 e 22 anos, de acordo com um relatório recente elaborado pela Forrester Research chamado ''A Geração Ligada na Net''. O estudo identificou que as gerações mais jovens gastam em média nove horas por semana navegando na Internet, aproximadamente 38% a mais do que a média dos usuários adultos da Internet. Os jovens também visitam uma variedade muito maior de sites da rede mundial de computadores do que os adultos, alem de empregarem a Internet para ouvir musica, lerem revistas ('fanzines') online e desejarem acessar a rede com velocidades mais altas. Alem disso, o levantamento descobriu que 47% (12,4 milhões) dos jovens com idades entre 16 e 22 anos são usuários da Internet. O grupo dos indivíduos com idades entre 16 e 22 anos como um todo corresponde a 10% da população dos EUA. A Forrester ressalta que 40% desses 12,4 milhões de usuários efetuam compras através da Internet e irão despender neste ano um total de US$ 1,5 bilhão em pedidos no comércio eletrônico.

(Newsbytes 10 Ago 99)

UM MERCADO COM TRAJES ESCOLARES

O empresário da Internet Stuart Skorman planeja lançar um novo e inovador empreendimento de ensino a distancia chamado Hungry Minds (numa tradução livre, 'Mentes Famintas'). Numa entrevista para Rebecca Vesely, da revista Business 2.0, Skorman apresentou os seus planos para o novo site e destacou as deficiências atualmente existentes do ensino a distancia. Skorman, inspirado por suas próprias experiências como uma crianca com dificuldades de prendizagem num sistema educacional nada receptivo, planeja oferecer programas de ensino a distancia feitos sob medida para atender 'as necessidades de cada aluno. Todos os cursos contarão com três filtros que irão determinar quanto tempo cada usuario deseja despender, quais materiais didaticos este usuario prefere e o nível de onhecimento que o usuario detem sobre o assunto. O Hungry Minds será divulgado como um portal para o conhecimento de um modo geral, o que significa dizer que ele apresentará conteudos provenientes de uma grande variedade de fontes, inclusive escolas, editoras e estudios. Inicialmente, as aulas irão enfatizar três áreas relacionadas com a Internet: carreiras profissionais, investimentos online e informações gerais sobre a Internet.

(Business 2.0 Jul 99)

INSTITUTO DESEJA TODO CONHECIMENTO DISPONIVEL ONLINE

O objetivo da entidade sem fins lucrativos 'Information Access Instituté (algo como Instituto para o Acesso 'a Informação) é prestar assistencia na distribuição, através da Internet, do conhecimento existente em bibliotecas e museus. Seu diretor, Kevin Marsh, sonha com o dia em que todas as duvidas ou quaisquer interesses possam ser satisfeitos pela Internet. Atualmente Marsh e o Instituto estão auxiliando na disponibilização online das constituições historicas do Texas e prestando assistencia aos esforcos dos museus do Texas e do Arquivo Fotografico do Estado da Florida que visam a catalogação de seus acervos e sua disponibilização online. Marsh acredita que ao disponibilizar dados informativos na Internet, ele e outros serão capazes de superar a reputação da Internet como fonte de materiais obscenos. ''É como Nova Iorqué', compara Marsh. ''Lá encontra-se de tudo, de museus a areas de prostituição. A maneira pela qual nos combatemos as areas de prostituição na Internet não é por meio da censura, mas atraves da disponibilização online de uma maior quantidade de coisas boas''.

(Associated Press 10 Ago 99)

ESTUDO ERGONOMICO IDENTIFICA PERIGOS DE NAVEGAÇÃO NA INTERNET

Navegar na Internet pode provocar mais lesões ao usuario do que outras atividades com computadores, de acordo com um estudo recente elaborado pelos especialistas em ergonomia Anthony D. Andre e Jeff English. Os usuarios frequentemente navegam na Internet em seu tempo livre e estao menos preocupados com suas posturas e posicionamentos das maos. As pessoas com frequencia posicionam-se longe do mouse quando navegam, colocando uma pressão maior sobre pulsos e cotovelos. Alem disso, a rolagem de uma pagina da Internet requer uma pressão constante sobre o botao do mouse causando, algumas vezes, tensão nos dedos do usuario. Muitas pessoas que costumam navegar na Internet conservam suas maos sobre o mouse quando estao esperando que as paginas sejam carregadas, ao inves de utilizarem este tempo como um periodo de descanso. De acordo com o estudo, as pessoas que navegam na Internet devem se aproximar mais do mouse, mudar de posição enquanto as paginas são carregadas, empregar um mouse com rolagem e evitar o apoio sobre o braco que não está controlando o mouse.

(New York Times 05 Ago 99)

PLANO DE COMISSÃO PARA DISPONIBILIZAR O ACESSO 'A INTERNET NAS ESCOLAS É

GARANTIDO POR CORTE DE APELAÇÕES DOS EUA

Uma Corte Federal de Apelações decidiu favoravelmente ao plano da Comissão Federal de Comunicações ('Federal Communications Commission' - FCC) que visa disponibilizar conexões para a Internet em escolas e bibliotecas dos EUA. A sentenca pode solicitar recursos adicionais das empresas de telecomunicações com servicos de longa distancia. De acordo com a Corte de Apelações dos EUA para a Quinta Circunscrição, em New Orleans (Louisiana), a FCC possui a autoridade para disponibilizar subsidios 'as escolas que necessitem de acesso 'a Internet. A Bell Atlantic e a GTE estao entre as companhias de telecomunicações que foram contrarias ao programa de taxação eletrônica ('e-raté) que se baseou no Telecom Act (Lei das Telecomunicações) de 1996, o qual autoriza a distribuição de subsidios somente aos servicos de telecomunicações, excluindo o acesso 'a Internet e as instalações eletricas. As Bells regionais foram obrigadas a compensar suas contribuições ao programa por meio da cobranca de taxas de acesso 'a rede junto 'as companhias de telefonia de longa distancia. Já estas companhias de telefonia de longa distancia repassaram tais taxas aos seus consumidores. No entanto, a Corte decidiu que a FCC não possui a

autoridade para obrigar as Bells regionais a cobrarem estas taxas de acesso.

(Wall Street Journal 02 Ago 99)

LIVRARIA ESTÁ PRONTA PARA OFERECER LIVROS ESCOLARES ON-LINE

A livraria on-line Varsitybooks.com comecará a vender livros escolares diretamente aos estudantes. Embora as livrarias universitarias tradicionalmente cuidem das vendas de livros escolares, algumas delas tem terceirizado o servico para a Varsitybooks, em alguns casos estao até mesmo abrindo mao de toda a sua operação de venda de livros. A Varsitybooks anunciará nesta semana que firmou acordos com 11 pequenas universidades, faculdades, escolas preparatorias e programas de educação 'a distancia. As escolas irão receber uma porcentagem não divulgada por cada livro vendido on-line. As vendas terceirizadas de livros escolares interessam principalmente 'as escolas menores, as quais ganham pouco dinheiro no empreendimento e agora enfrentam a competição adicional das companhias on-line de livros escolares como a Bigwords.com. e a Ecampus.com. A Alaska Pacific University, cliente da Varsitybooks, decidiu terceirizar o servico para promover a organização num momento em que foi detectado que os estudantes já estavam comecando a fazer suas compras on-line.

(New York Times 05 Jul 99)

PESQUISA INDICA QUE DIMINUIU O USO DE COMPUTADORES EM CASA

Embora o numero de pessoas que possuem PCs tenha aumentado significativamente, a utilização deles nos lares americanos diminuiu, conforme revela um levantamento realizado pela Arbitron NewMédia. A pesquisa identificou que a porcentagem de pessoas que possui PCs cresceu de 29% em 1995 para 54% em 1999, porem a porcentagem de pessoas que diz utilizar regularmente suas maquinas caiu de 90% para 53% no mesmo periodo. Similarmente, o numero de donos de PCs que assinam provedores de acesso 'a Internet (ISPs) cresceu quatro vezes entre 1995 e 1999, enquanto apenas dois tercos destes assinantes realmente utilizam a Internet. Uma explicação para estes dados está no fato da pesquisa não ter incluido as criancas com menos de 16 anos que, frequentemente, são os usuarios mais ativos. Outra explicação é uma mudanca nas motivações dos compradores: antigamente, os consumidores compravam PCs porque estavam interessados em experimentar a nova tecnologia, enquanto hoje os consumidores compram computadores em virtude dos precos, que são baixos, e porque eles são faceis de se obter.

(Wall Street Journal 21 Jun 99)

UMA NOVA ESPECIE DE COMPUTADORES PENSANTES?

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia e alguns outros grupos estao trabalhando no desenvolvimento de biocomputadores hibridos que conjugam celulas nervosas vivas com circuitos de silicio para criar computadores mais inteligentes. Se forem bem sucedidos, eles possibilitarão a criação de sistemas computacionais semelhantes ao cerebro, que poderão encontrar soluções por si mesmos, sem a necessidade de programação com instruções passo-a-passo. Até agora os pesquisadores reuniram dois neuronios de sanguessugas e os conectaram a um computador pessoal, o qual enviou sinais para cada celula e obteve a resposta correta para um problema simples de adição. O programa que conecta os neuronios e o PC, apelidado de "wetware", baseia-se na teoria do çãos, empregando os resultados para ajustar os neuronios numa frequencia especifica e modificando o modo como eles se comunicam. Enfim, estes chips parecidos com o cerebro serão mais criativos e poderão espelhar tanto os aspectos positivos quantos os negativos do pensamento humano. William L. Ditto, que chefia o projeto no Instituto de Tecnologia da Georgia, declarou que apenas daqui 10 anos ou mais os biocomputadores poderão estar disponiveis comercialmente.

(Business Week 21 Jun 99)

FORMANDO-SE SEM DISTINÇÃO

Desde a sua inauguração, no outono passado, a pioneira do ensino 'a distancia, Western Governors University (WGU) tem até agora falhado em concretizar suas promessas. A escola, que agencia as aulas virtuais oferecidas por faculdades e empresas, esperava receber cerca de 3.000 matriculas até o final de seu primeiro ano escolar, mas até agora conta apenas com, aproximadamente, 100 alunos. Os defensores do ensino 'a distancia afirmam que o conceito será compreendido no final das contas, e a International Data declarou que deve triplicar até o ano 2.002 o total de matriculas nos cursos de aprendizagem 'a distancia em nivel universitario, chegando a 2,2 milhões. Enquanto isso, a WGU está com novo Chefe Executivo, Robert W. Mendenhall, recebeu mais investimentos de seu principal patrocinador, a AT&T, uma nova parceria com a Open University (Universidade Aberta) do Reino Unido, e a atenção do vice-presidente americano Al Gore, que colocou a WGU em seu programa Acesse a America para Estudantes, oferecendo servicos governamentais relacionados ao meio universitario, como inscrições on-line para emprestimos estudantis.

(CIO Web Business 1 Jun 99)

ESTUDO: CRIANCAS CARECEM DE SUPERVISÃO NA NET

A empresa de pesquisas de opiniao Roper realizou um estudo em 500 residencias americanas com criancas entre 8 e 18 anos e descobriu que há uma seria carencia de supervisão por pais ou responsaveis nas atividades das criancas na Internet. O levantamento, realizado a pedido do Centro Nacional para Criancas Desaparecidas e Exploradas dos EUA, detectou que 20% dos pais não monitoram o uso que seus filhos fazem da Internet e que outros 52% deles realizam este monitoramento de um modo apenas moderado. Mais alarmante, a pesquisa tambem descobriu que 18% das criancas pesquisadas pretendem encontrar-se fisicamente com alguem que elas convivem na Internet. Os pais que permitem que seus filhos acessem a Internet diariamente ou tanto quanto queiram, correspondem a 14% e a porcentagem dos que não impoem restrições 'a quantidade de tempo que seus filhos permanecem na Internet é de 24%. Alem disso, 71% dos pais cujas criancas possuem 14 anos ou mais deixam de supervisionar a utilização que suas criancas fazem da Internet. Ruben Rodriguez, da divisão de criancas exploradas do Centro Nacional, apelida os PCs domesticos equipados com acesso 'a Internet de "babas dos anos 90".

(USA Today Online 27 Mai 99)

HABILIDADES RECEM-ADQUIRIDAS COM COMPUTADORES SUBSTITUEM O PREPARO DE

HAMBURGUERS

Milhares de adolescentes estao ingressando no ramo da alta tecnologia, trabalhando como funcionarios ou mesmo iniciando seus proprios negocios. As empresas de computadores e de processamento de dados empregaram no ano passado 29.000 pessoas com idades entre 16 e 19 anos, numero muito superior aos 5.000 de 1994, conforme estimativas do Departamento de Trabalho dos EUA. Estes adolescentes estao sendo contratados como consultores para paginas na Internet, administradores de redes e programadores dos computadores. Varios fatores contribuem para esta tendencia - um destes fatores é a escassez de funcionarios qualificados, fazendo com que as empresas e clientes fiquem ansiosos por contratar pessoas com as habilidades necessarias. Outra causa desta tendencia é o aumento do numero de computadores domesticos, permitindo que muitos adolescentes de hoje comecem a lidar com computadores desde pequenos.

(USA Today 30 Abr 99)

ESTUDANTES PROCURAM NA INTERNET SEUS PRIMEIROS EMPREGOS EFETIVOS

Agora os universitarios confiam firmemente na Internet quando procuram empregos. A New York University, a Georgetown University e a Columbia University desenvolveram sistemas online que ajudam os estudantes a entrarem em contato com empregadores. Os sites dos centros de carreiras dos campus são mais familiares 'a maioria dos estudantes atualmente do que os proprios escritorios dos centros de carreiras. Alunos com conhecimentos em ciencia da computação podem ser mais bem sucedidos com os anuncios online de empregos do que aqueles que não possuem tais conhecimentos. Tony Oliver, especialista em Ingles da Georgetown, disse que recebe de quatro a cinco mensagens via e-mail por dia do Monster.com, mas que "eles estao trabalhando com pessoas com muita experiencia em programação". As empresas que empregam especialistas em ciencias humanas estao comecando a enviar listas de empregos aos centros de carreiras a fim de serem exibidas nos sites destes, assim com no Jobtrak, um servico online que disponibiliza um banco de dados sobre oportunidades de empregos exclusivamente para centros universitarios de empregos.

(New York Times 29 Abr 99)

TRAZENDO PROFISSIONAIS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A SALA DE AULA

Gary Beach, Vice-Presidente Senior da International Data, imaginou a Tech Corps em 1993, quando viu um unhado de computadores sendo levados 'a lixeira num grande fabricante de PCs. Ele decidiu encontrar um modo para as industrias tecnologicas fazerem alguma coisa em favor dos menos favorecidos, escolhendo associar profissionais em tecnologia da informação com escolas que precisavam de ajuda em temas ligados 'a tecnologia. Beach e varios voluntarios criaram em 1995 a Tech Corps. Os voluntarios da Tech Corps trabalham com as escolas elaborando planos sobre tecnologia, conduzindo seminarios para treinamento de professores, orientadores e estudantes, participando de equipes de treinamento em tecnologia, instalando e consertando computadores, trabalhando com os professores nas salas de aula e ajudando em eventos relacionados 'a educação tecnologica. A Tech Corps, que é dirigida por tres membros de seu pessoal, tem hoje filiais em 42 estados americanos e na capital desse pais. As escolas entram em contato com a Tech Corps para pedir ajuda. O professor de ensino medio de uma cidade do interior, Edison Freire, recorreu aos voluntarios da Tech Corps para falarem sobre tecnologia a seus alunos. Ele entao levou os estudantes 'a comunidade para ensinar os outros.

(Government Technology Abr 99)

A EVOLUÇÃO DO APRENDIZADO ONLINE

A Infotec, uma fornecedora de treinamento em tecnologia da informação, está mudando o ambiente de aprendizagem online para incentivar os estudantes 'a distancia, que possuem baixos niveis de conclusão de curso, para que terminem sua aprendizagem. Até 2.005, pelo menos 50% do treinamento em tecnologia da informação será online, segundo as estatisticas da Internetional Data. Entretanto, a maioria dos cursos online de hoje enfatizam a tecnologia de ponta e a qualidade do conteudo do curso, sem fornecer um ambiente de apoio ao estudante. O Infotec Online, site de treinamento online (OLT) da Infotec, comecou recentemente a aceitar alunos para o programa de certificação MCSE da Microsoft. O Infotec Online liga cada um de seus cursos a um Instrutor Certificado da Microsoft, que desenvolve o programa do mesmo, sua rotina basica e anotações de aula para cada objetivo primario. O diretor de aprendizagem 'a distancia da Infotec, C. J. Trayser declarou que "os estudantes complementam as indicações de leitura com a orientação das anotações do instrutor e ainda são questionados periodicamente, de modo que o instrutor possa monitorar seu progresso". O programa emprega textos impressos, que permitem aos alunos fazer anotações e guardar o material como uma referencia apos a conclusão do curso. Alem disso, o site da Infotec Online promove a interação entre os estudantes, oferecendo chats (areas de 'bate-papo'), um quadro de anuncios, e-mail e aulas dos professores. Embora os alunos possam estudar e responder testes e questionarios conforme sua disponibilidade, cada curso tem um limite de tempo, sendo que o maior deles é de nove semanas, o que proporciona a motivação - sempre ausente nos cursos OLT. O site é rico em textos e não se utiliza amplamente de multimidia, uma vez que muitos alunos não possuem os modems mais rapidos ou o hardware mais recente para suportar tais tecnologias.

(Sun Server Abr 99)

EDUCAÇÃO NA AREA DE ALTA TECNOLOGIA ESTÁ SEM POPULARIDADE

O numero de estudantes universitarios que está se formando em areas

relacionadas 'a alta tecnologia caiu 5% entre 1990 e 1996, segundo um novo estudo da Associação Eletrônica Americana, apesar da demanda sempre crescente por tais especialistas. A AEA diz que os resultados preliminares de 1997 e 1998 mostram que tal tendencia, menos formandos em alta tecnologia, vem se mantendo. O estudo considerou o numero de universitarios que se formaram nas areas de engenharia, fisica, ciencia da computação e matematica. O estudo tambem descobriu que os cidadaos estrangeiros representam uma crescente porcentagem de formados nas areas tecnologicas e 45% dos doutorados. A AEA diz que as escolas do ensino fundamental e do ensino medio devem preparar melhor os estudantes para as carreiras relacionadas 'a alta tecnologia. As faculdades da California foram as que graduaram a maioria dos estudantes da area tecnologica, mas tambem foram as que apresentaram o maior declinio entre 1990 e 1996.

(Associated Press 26 Abr 99)

ADMISSÕES ONLINE

As universidades americanas tiveram uma grande solicitação de inscrições para admissão neste ano devido ao crescimento do numero de diplomados no ensino medio, que empregaram a Internet para se inscrever. O departamento de admissões da Universidade de Dayton recebeu 6.775 inscrições para as aulas no outono de 2.003 - um aumento de 11,5% em relação ao ano passado e 37,5% maior que dois anos atras. Um numero maior de homepages de universidades e de sites de terceiros ofereciam inscrições online e algumas, como a Universidade de Dayton, incentivavam a inscrição via Internet abrindo mao da taxa de inscrição. Os examinadores de admissão tambem se beneficiaram das inscrições feitas desta forma, com o uso de numeros PIN (uma especie de senha), que possibilitam o rastreamento e a analise das informações. Por exemplo, os examinadores podem determinar o tempo medio gasto no processo de inscrição, quantas inscrições chegaram perto do prazo final, quantos candidatos tinham conhecimento de linguas estrangeiras ou quantos praticam esportes. Rod Garcia, diretor de admissões no MBA da Sloan School of Management do MIT, cujo departamento tornou as inscrições online uma exigencia, diz que a 'garimpagem' das informações permitida pelas inscrições online facilita o trabalho de recrutamento.

(American Demographics Abr 99)

O QUE FACULDADES E UNIVERSIDADES PRECISAM SABER A RESPEITO DA LEI AMERICANA SOBRE DIREITOS AUTORAIS DIGITAIS DO MILENIO

A Lei sobre Direitos Autorais do Milenio (DMCA - Digital Millennium Copyright Act) é uma ampla tentativa de atualizar a lei de direitos autorais para o ambiente digital. O Titulo II da DMCA estabelece certos limites para a responsabilidade dos provedores de servicos online (os OSPs) pelas violações de direitos autorais. O conceito de "provedor de servicos" é definido claramente e possibilita a inclusão de muitas faculdades e universidades. A DMCA especifica as exigencias para notificação (do provedor de servicos, pelo detentor dos direitos autorais) e para desativação (do material que alegadamente viola tais direitos, pelo provedor de servicos). As faculdades e universidades serão desafiadas a desenvolver processos efetivos para a tomada de decisões sobre a desativação envolvendo material destas que tenha sido incorporado num curso online, sendo que tais desativações poderiam resultar na interrupção do curso ou até mesmo poderiam ser consideradas como ameacas aos principios da liberdade academica.

(CAUSE/EFFECT (1) 1999)

NOVOS SOFTWARES AJUDAM UNIVERSIDADES A SE CONECTAREM DE MODO MAIS FACIL E

BARATO

Muitas faculdades estao seguindo os passos da Harvard Business School para empregar a Internet na disponibilização de servicos online efetivos e baratos aos seus alunos. Empresas como a Blackboard, a WebCT Educational Technologies e a WBT Systems estao favorecendo esta tendencia atraves da venda de seus pacotes de softwares especificos para cursos universitarios (courseware). A Electronic Communities está fornecendo, gratuitamente, seu software The Palace, enquanto a CommonPlaces planeja fazer o mesmo com suas ferramentas para construção de comunidades e cursos. O potencial de crescimento do mercado é incerto, mas as companhias estao tentando se estabelecer numa posição de superioridade em relação 'as demais. Algumas empresas, incluindo a Lotus, da IBM, estao entrando neste mercado com programas de aprendizado cooperativo em altos niveis, enquanto outros estao dando um tratamento de aprendizado 'a distancia.

(Wall Street Journal 15 Abr 99)

UM APLICATIVO DEFINITIVO PARA DIALOGAR COM O COMPUTADOR

A demanda por softwares que possibilitem o dialogo ser humano-computador está aumentando como resultado da solida emergencia do comércio eletrônico e sua subsequente necessidade de uma assistencia tecnica rapida. Em resposta, os programadores tem trabalhado incansavelmente para expandir a funcionalidade dos chamados "chatterbots" (numa tradução livre, 'robos conversadores'), ou "bots", levando-os para alem do discurso academico e os adequando 'a disseminação da informação baseada na Internet. Alem de estarem livres da necessidade humana de descanso, os chatterbots são facilmente atualizados conforme a necessidade, desde que as perguntas e respostas certas tenham sido programadas no sistema. Embora os bots possivelmente não consigam lidar com todas as questões colocadas em seus caminhos, seus defensores sustentam que a maior parte do pessoal de suporte tecnico gasta uma quantidade excessiva de tempo respondendo a um conjunto elementar de consultas.

(Economist 10 Abr 99)

AS RESIDENCIAS COM PC'S SUPERAM A MARCA DOS 50% DEVIDO AOS PRECOS BAIXOS

O numero de casas americanas com computadores pessoais superou a marca dos 50%. Embora este acontecimento não seja uma surpresa, ele ocorreu com mais velocidade do que muitos especialistas haviam imaginado. A crescente popularidade da Internet talvez seja um ponto a favor. Os demonstrativos apontam que a introdução de uma ampla gama de PCs com precos inferiores a US$ 1.000 democratizou a obtenção dos mesmos. Metade dos consumidores de PCs de baixo custo nunca teve um computador antes. Pessoas que ganham menos que US$ 35.000 de renda anual respondem por 56% das compras de PCs de US$ 1.000 ou menos. O numero destes, vendidos com valor igual ou

inferior a US$ 1.000, cresceu drasticamente dos 25% no comeco de 1997 para os atuais 61%.

(San Jose Mercury News Online 11 Abr 99)

ESTUDO DESCOBRE QUE DISPARIDADE DE SEXO E RACA NA INTERNET ESTÁ DIMINUINDO

Segundo um novo estudo lancado pelo Conselho Americano para a Internet (U. S. Internet Council), entidade sem fins lucrativos, a disparidade digital vem diminuindo, uma vez que as minorias e as mulheres estao se conectando cada vez mais. Aproximadamente um quarto (23%) das pessoas de raa negra e um pouco mais de um terco das pessoas de origem hispanica (36%) estao conectados agora, sendo esperado que ambas parcelas atinjam 40% ou mais até o proximo ano. Por outro lado, a porcentagem de mulheres utilizando a Internet provavelmente alcancará 50% no proximo ano, atingindo o mesmo nivel dos homens. O estudo tambem afirma que apenas 7,5% da população americana vive em areas sem provedores locais de acesso 'a Internet (ISP), enquanto mais de 75% vive em areas com quatro ou mais ISPs, tendo o poder de opo.

(Washington Times 13 Abr 99)

CONSIDERADO O EMPREGO DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA OBSCENIDADES NAS

ESCOLAS QUE RECEBEM FUNDOS DO GOVERNO PARA ACESSO 'A INTERNET

Larry Irving, chefe da Administração Nacional para Telecomunicações e Informações do Departamento de Comércio dos EUA, declarou quinta-feira que a Administração Clinton quer que seja exigida das escolas e bibliotecas que receberem fundos federais para acesso 'a Internet, a implementação de polítivas de utilização que protejam as criancas de conteudos não-apropriados disponiveis na rede. Irving diz que estas polítivas deveriam assegurar aos pais que as experiencias educacionais de suas criancas na Internet estao sendo protegidas. Ainda, segundo Irving, a Casa Branca prefere manter as criancas longe de obscenidades da Internet atraves de um tratamento polítivamente orientado ao inves da utilização de softwares de filtragem e bloqueio.

(Associated Press 09 Abr 99)

GRADUAÇÃO TORNA-SE DIGITAL

O ultimo Exame para Registro de Graduação (GRE - Graduate Record Examination) a ser ministrado com lapis e papel foi realizado em 10 de abril e agora todos os testes gerais do GRE serão conduzidos via computadores. Kevin Gonzalez, do Servico de Avaliação Educacional dos EUA, afirma que o GRE pode agora ser realizado 150 dias por ano, ao inves de seis vezes por ano e os candidatos podem trabalhar no seu proprio ritmo sem ter que parar ao final de cada seção. O GRE desenvolvido para computador consiste em apenas 25 questões que se ajustam automaticamente ao nivel de cada candidato. Primeiro pergunta-se ao candidato uma questao escolhida aleatoriamente de dificuldade média. Se a questao for respondida corretamente, a proxima questao será do mesmo nivel ou superior e, se respondida incorretamente, uma questao mais facil surgirá. Entretanto, Gonzalez lembra que as questões possuem pesos diferenciados. "Se voce responde questões faceis, elas valerão menos e voce irá obter uma pontuação menor", explica. Um aspecto negativo dos GREs baseados em computadores é que as questões não podem ser deixadas para depois e que as respostas não podem ser revistas ao final do teste.

(Wired News 09 Abr 99)

O COMPUTADOR INVISIVEL

Donald A. Norman, professor emerito da Universidade da California e proprietario do Nielson Normal Group, escreve que chegou a vez dos mecanismos de informação. Norman cita tres problemas principais dos PCs: um unico dispositivo projetado para realizar tantas tarefas não pode realizar todas as tarefas de um modo superior, uma unica maquina não pode estar bem ajustada a todas as pessoas do mundo e o modelo de comércio de PCs envolvendo atualizações anuais resulta num nivel crescente de complexidade das maquinas. Os mecanismos de informação são criados para satisfazer as necessidades do usuario e para realizar uma tarefa especifica, o que, segundo Norman, torna-os mais adequados do que PCs. Muitos mecanismos de informação já estao sendo empregados, incluindo telefones celulares, aparelhos de fax, pagers e livros eletrônicos de referencia. Estes produtos escondem ou minimizam a tecnologia visivel aos usuarios, e Norman diz: "Esta será a geração na qual a tecnologia desaparece na ferramenta, realizando funções valiosas mas mantendo-se fora do caminho - a geração do computador invisivel". Entretanto, para que os mecanismos de informação alcancem seu pleno potencial, Norman afirma que eles devem ser capazes de se comunicar uns com os outros, empregando um protocolo internacionalmente padronizado para o compartilhamento de informações.

(Financial Times 12 Abr 99)

DIVISÃO SOBRE APRENDIZADO VIA INTERNET

Dois novos estudos que estao sendo lancados esta semana questionam a conveniencia dos cursos universitarios online. O College Board afirma em seu relatorio que os cursos da Internet poderiam colocar em desvantagem os alunos que não tenham muito acesso a computadores. Eles chegarão 'a escola com menor conhecimento sobre computadores e portanto estariam menos preparados para cursos online. "Há este impeto para ficar online e se tornar virtual", diz o pesquisador do College Board Larry F. Gladieux. "Faculdades, formuladores de polítivas e provedores de acesso 'a Internet que estao conduzindo este mercado, precisam pensar na necessidade de amplo acesso". O College Board está preocupado com o fato de que as escolas que estao enfrentando cortes em seus orcamentos possam ser seduzidas pelas promessas dos provedores de tecnologia de que o aprendizado online reduz os custos do aprendizado no mundo real. Mas as faculdades devem perceber que há uma fronteira tecnica, pois apenas 20% dos moradores de baixa renda possuem um computador. Enquanto isso, o Instituto de Polítivas para a Educação Superior (Institute for Higher Education Policy) relata em seu estudo que a educação baseada na Internet é muito nova e pouco estudada para justificar seu rapido desenvolvimento nas faculdades. O relatorio observa que há uma taxa maior de evasão nas aulas online (32%) em comparação com os 4% das aulas no mundo real.

(Associated Press 07 Abr 99)

SUPORTE DE INFORMATICA NO TOPO DA LISTA DAS FACULDADES

Um levantamento feito entre 58 membros do Consorcio das Faculdades de Artes Liberais (CLAC) indica que o projeto mais votado é o fornecimento de suporte adequado para atividades de informatica no campus, durante um periodo de "aumento de expectativas" dos estudantes e membros da faculdade. Logo a seguir na lista está pesquisa, treinamento e manutenção de pessoal qualificado em tecnologia da informação. Uma coisa que não parece preocupar muito os membros da CLAC, é o problema do ano 2.000, o que pode ser explicado pela alta percentagem de proprietarios de Apple Macintosh nos campi de artes liberais. Os Macs não são tao susceptiveis aos problemas do ano 2.000 como os computadores que rodam com Windows e Unix. As faculdades pesquisadas tem em média 1.800 matriculados e gastos com tecnologia da ordem de US$ 1.950.000.

(Chronicle of Higher Education 30 Out 98)