Aula 10: Uma estratégia comportamentalista para aprendizagem de ferramentas de produtividade


O comportamentalismo (behaviorismo) apareceu no início do século 20 com o argumento de que o foco da Psicologia humana deveria ser o comportamento ou atividades do ser humano (Watson 1924). 

Na educação, o comportamentalismo está mais associado ao trabalho de Skinner, que estava focado no comportamento voluntário, deliberado, que ele acreditava ser a maior parte do repertório comportamental de um indivíduo. Defendeu a teoria de que este comportamento, que ele denominou operante, por que são a forma de um indivíduo operar ou influenciar o ambiente,  é afetado pelo que se segue a ele bem como pelo que o precede. 

No behaviorismo, aprendizagem = exibir o comportamento apropriado. Neste enfoque, a atividade de aprendizagem é planejada de modo a serem ensejadas situações em que o estudante evidencie comportamentos desejados (digitando respostas). Para isto são organizadas atividade de ensino-aprendizagem com vistas a: 

  • Treinar os estudantes a exibir determinado comportament
  • Usar reforço positivo para reforçar o comportamento desejado 
  • Usar reforço negativo para reduzir a freqüência do comportamento não desejado 
A instrução programada é uma ferramenta de trabalho nesta linha de ação e aplica os princípios de Skinner de comportamento humano. As características importantes desta estratégia são: 
  • apresentar a informação em seções breves 
  • testar o estudante após cada seção 
  • apresentar feedback imediato para as respostas dos estudantes 
Com o crescente uso do computador na educação, surgem muitos produtos no mercado de courseware que utilizam tais princípios, embora combinando-os com outras estratégias como o construtivismo
Objetivos

Capacitar os participantes a:

  • Avaliar material de apoio à aprendizagem construído segundo as técnicas do comportamentalismp resultando em produtos para CBT (Computer Based Trainning) e WBI (Web Based Instruction) 
  • Utilizar WBI e CBT sobre Planilha eletrônica Excell como estudo de caso visando avaliar seu potencial como suporte à aprendizagem de ferramentas de produtividade baseadas em computador.
Livros
  • Tajra, Sanmya Feitosa. Projetos em Sala de Aula - Excel 2000 -  Editora Érica1999
  • KnowWare - Treinamento Passo a Passo - Excel 2000 para principiantes

  •  
Atividades
  1. Registrar presença
  2. Estudar os textos colocados como referência e os exemplos de CBT e WBI  apresentados
  3. Utilizar o material disponibilizado no tutorial de Excel para aprender a trabalhar com a planilha eletrônica.
  4. Procurar livros e manuais sobre a planilha Excel
  5. Construir uma planilha em grupo sobre tema de livre escolha, usando variados  recursos (formatação, inclusão de ilustrações, fórmulas para cálculos com os dados da planilha etc...).
  6. Fazer upload da planilha para o diretório tegeaula2
  7. Na próxima aula continuará sendo utilizado o software de planilha eletrônica Excel.
  8. A planilha deverá ser convertida para página HTML e uploaded,
  9. Também deverá ser colocado um vínculo (link) no webfolio de cada um, para a página com a conversão para HTML da planilha elaborada.
Webfolios



 

Alunos presentes