A Comunicação Mediada Por Computador no Ensino à Distância

O objetivo dos sistemas de ensino à distância é proporcionar material instrucional para um número maior de alunos potencialmente espalhados em uma grande área. Desta forma, permite-se, por exemplo, que novos conhecimentos cheguem a alunos isolados dos grandes centros de ensino, e que professores sejam compartilhados eficientemente por diversos alunos localizados em diferentes locais [MAJ 95].

Antes de abordar o uso da CMC (Computer Mediated Communication ou Comunicação Mediada por Computador) no ensino à distância, serão apresentadas algumas considerações sobre a evolução do ensino à distância, procurando ressaltar o grande avanço que a CMC promoveu na comunicação entre aluno-professor e aluno-aluno.

Evolução do Ensino à Distância

Segundo Sherry [SHE 94], os cursos por correspondência foram largamente usados até a metade deste século, sendo caracterizados por uma comunicação mínima entre aluno-professor realizada de forma lenta e ineficiente através do sistema postal tradicional. Com a popularização do rádio e da televisão as informações passaram a chegar mais rapidamente, pois passam a ser levadas diretamente à casa do aluno, diminuindo a barreira da distância. No entanto, a filosofia de ensino continuava sendo a de um curso por correspondência, visto que a única diferença era marcada por uma maior diversidade de material e facilidade em obtê-los. A comunicação continuava essencialmente unidirecional, muito escassa e lenta, já que ainda era realizada através do sistema postal tradicional.

Desta forma, o ensino à distância carecia de um meio de comunicação que possibilitasse uma interatividade mais intensa e rápida entre alunos e professores, já que aquela obtida através do sistema postal era insatisfatória. O telefone ajudou bastante, mas era (e ainda é) uma forma de comunicação muito cara, quando se considera que aluno e professor podem estar em partes diferentes do mundo, e ineficiente, sendo que o professor só pode atender um aluno de cada vez e de forma síncrona, ou seja, o telefone tem que ser atendido na hora que toca e não quando se tem tempo para atendê-lo.

Com a expansão das Redes de Computadores e, principalmente com o advento da Internet surgiu a Comunicação Mediada por Computador (CMC - Computer Mediated Communication). Segundo Lohuis [LOH 96], CMC é qualquer sistema capaz de apresentar e/ou transportar informações de um computador para uma pessoa ou de pessoa para pessoa através dos computadores. A CMC possibilitou uma comunicação muito mais rápida, intensa e eficiente, e introduziu um grande número de novos recursos, provendo um maior enriquecimento nas comunicações.

Entre as principais características que tem feito da CMC um meio bastante eficiente de ensino à distância, pode-se citar:

Um exemplo de utilização de ferramentas de CMC no ensino à distância é o programa da Fundação Sloan a qual tem realizado experiências com Redes de Aprendizado Assíncrono (Asynchronous Learning Networks - ALN), visando investigar as possibilidades e eficiência da aprendizagem fora da sala de aula apoiado pela tecnologia atualmente disponível [MAY 94].

Para a realização de suas experiências, esta fundação implantou vários projetos em universidades e colégios comunitários. Abaixo serão apresentados alguns dos resultados obtidos na Universidade de Drexel, uma das universidades do programa que tem usado a instrução assíncrona com extrema efetividade.

Segundo [ANS 95], os resultados de levantamentos e questionários demostram que:

Também obteve-se um grande número de interações entre os participantes:

Quanto ao horário utilizado para as interações:

Ponto de vista de alguns alunos:

Ponto de vista de alguns professores:

Ferramentas Disponíveis

A CMC possui uma grande e crescente variedade de ferramentas que podem prover uma comunicação do tipo um para um (comunicação privada), um para muitos (dispersão), e muitos para muitos (discussão em grupo). As ferramentas de CMC geralmente são divididas em duas grandes categorias: síncronas e assíncronas.

Outra dimensão para a classificação das ferramentas é a mídia envolvida, que vai desde o simples texto plano, até as mais novas tecnologias multimídia que permitem o uso sincronizado de áudio, vídeo e gráficos[HAR 96]. Dessa forma as ferramentas serão classificadas em ferramentas de modo texto e multimídia.

A tabela abaixo apresenta as principais ferramentas de CMC existentes e sua classificação.

Modo Texto Multimídia
Assíncrona correio eletrônico
newsgroup
WWW (World Wide Web)
Síncrona IRC(Internet Relay Chat)
MUD/MOO (realidade virtual baseada em texto)
audioconferência
videoconferências
Tabela1. Principais Ferramentas de CMC

Modo Texto

Correio Eletrônico

O correio eletrônico provê uma forma eletrônica de enviar e receber mensagens e arquivos (em attachment) assincronamente. Por ser assíncrona, esta ferramenta tem a grande vantagem de que cada um pode enviar ou receber suas mensagens de acordo com sua disponibilidade de tempo [LOH 96].

É muito usado tanto para a comunicação individual entre professor e aluno, como também para a comunicação entre um grupo de pessoas através da criação de uma lista de correio eletrônico, contendo, por exemplo, o endereço eletrônico de todos os alunos de uma disciplina, permitindo que todos recebam as mensagens.

Newsgroup (Usenet)

Ferramenta assíncrona usada principalmente para compartilhar informações em modo texto entre um grupo de alunos e o professor. A Usenet organiza as mensagens de forma hierárquica, de tal forma que é mais fácil visualizar quais mensagens pertencem ao mesmo tópico.

IRC ( Internet Relay Chat )

Permite a comunicação síncrona em modo texto entre vários participantes através de uma janela comum onde tudo o que é escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos os outros. A vantagem é que permite uma discussão interativa e dinâmica, se aproximando mais das discussões realizadas em sala de aula. A desvantagem é que todos os participantes devem estar conectados ao mesmo tempo, o que elimina uma das principais vantagens do uso da Internet, a flexibilidade de horário.

MOO (Multi user domain Object Oriented)

Os MOOs são tipos especiais de MUD (Multi User Domain- Domínio Multi Usuário), que são mundos virtuais de jogos. MOOs são MUDs educacionais que permitem que várias pessoas em diferentes locais o utilizem ao mesmo tempo. Os MOOs são baseados em texto mas permitem o uso de todos os tipos de comandos virtuais e expressões. Um MOO é um mundo imaginário onde pessoas usam palavras e linguagens de programação para improvisar e simular mundos, incluindo emoções tais como poder, avidez e também para ganhar conhecimentos [LOH 96].

Multimídia

Este trabalho se concentrará no estudo de duas ferramentas multimídia que têm demonstrado um grande potencial para o ensino à distância: o WWW e as ferramentas de videoconferência. Dessa forma nos próximos capítulos serão apresentadas considerações sobre o uso efetivo do WWW e das principais ferramentas de videoconferência no ensino à distância.