Introdução

Atualmente a Comunicação Mediada por Computador (CMC) tem alcançado uma grande popularidade, principalmente devido a evolução dos equipamentos de computação, a diminuição dos preços dos mesmos, ao aumento da velocidade dos canais de comunicação, e ao crescimento exponencial da Internet.

Desta forma, a CMC passou a ser um suporte bastante interessante ao ensino à distância permitindo a troca de idéias, informações e conhecimentos de forma rápida e eficiente. Além disso a Internet hoje é um imenso repositório de informações sobre os mais diversos assuntos, que podem ser acessadas quando e onde forem necessárias.

No Brasil já há um número significativo de universidades ligadas à Internet e espera-se que o mesmo aconteça com as escolas de primeiro e segundo grau. Além disso, inúmeros provedores de acesso comerciais permitem que qualquer pessoa que possua um computador, um modem e uma linha telefônica possa fazer parte desta rede.

No entanto, tão importante quanto a disponibilização de toda esta infraestrutura é o uso efetivo das ferramentas de CMC. Portanto neste trabalho será realizado um estudo do uso do WWW (World Wide Web) e de ferramentas de videoconferência, procurando realizar-se um levantamento dos principais fatores a serem considerados para garantir a efetividade destas ferramentas no ensino à distância, seguido da avaliação destas segundo estes fatores.

Assim, no próximo capítulo será apresentada a evolução do ensino à distância, procurando ressaltar o grande avanço que a CMC promoveu na comunicação entre aluno-professor e aluno-aluno. São apresentadas também as principais ferramentas de CMC disponíveis atualmente.

No capítulo 3 será apresentado o serviço WWW, as vantagens do seu uso no ensino à distância e alguns fatores a serem considerados durante o projeto e desenvolvimento de aplicações instrucionais no WWW. Ao se avaliar o uso do WWW no ensino à distância é imprescindível fazer-se uma análise de ferramentas usadas para prover recursos avançados, tais como interatividade, animações, simulações e mundos virtuais a este serviço, portanto no capítulo 4 serão analisados os Forms, Java, Javascript e VRML, avaliando-se o potencial dessas ferramentas para prover aplicações instrucionais mais efetivas.

No capítulo 5 serão apresentadas considerações sobre as videoconferências baseadas em computadores e o seu uso no ensino à distância. No capítulo 6 são apresentados os fatores a serem analisados em uma ferramenta de videoconferência para avaliar sua efetividade e também considerações a serem observadas durante a realização da videoconferência. No capítulo 7 são apresentadas algumas das ferramentas de videoconferência disponíveis atualmente e finalmente no capítulo 8 é realizada a avaliação das mesmas.