WWW (World Wide Web)

O serviço WWW surgiu em 1989 como um integrador de informações, dentro do qual a grande maioria das informações disponíveis na Internet podem ser acessadas de forma simples e consistente em diferentes plataformas.

A forma padrão das informações do WWW é o hipertexto[1], o que permite a interligação entre diferentes documentos, possivelmente localizados em diferentes servidores, em diferentes partes do mundo. O hipertexto é codificado com a linguagem HTML (Hypertext Markup Language), que possui um conjunto de marcas de codificação que são interpretadas pelos clientes WWW (que são os browsers, como o Netscape), em diferentes plataformas.

O protocolo usado para a transferência de informações no WWW é o HTTP. O protocolo HTTP é um protocolo do nível de aplicação que possui objetividade e rapidez necessárias para suportar sistemas de informação distribuídos, cooperativos e de hipermídia. Suas principais características são:

WWW no Ensino à Distância

As principais aplicações do WWW no ensino à distância são:

divulgação de informações administrativas: o WWW tem sido amplamente utilizado por setores administrativos de instituições de ensino para anunciar informações tais como as normas da instituição, cursos disponíveis, informações sobre os professores e alunos, cronograma das atividades acadêmicas, resultados de avaliações, entre outras informações;

distribuição de material instrucional baseado em texto: são os "folheadores eletrônicos", ou seja um material instrucional com pouco ou nenhum recurso de multimídia ou interatividade. Este tipo utilização do WWW não é muito efetivo, já que há uma subutilização dos recursos providos por este meio. Além disso, a leitura deste tipo de material diretamente na tela do computador é pouco motivadora e nem um pouco confortável. No entanto, não há dúvida da grande importância da disponibilização desse tipo de material como uma fonte de pesquisa on line, permitindo o acesso fácil e rápido por pessoas de qualquer parte do mundo;

aplicações educacionais interativas: a interatividade entre o aluno-aplicação WWW ou entre aluno-aluno e aluno-professor pode ser implementada através dos Forms e CGI's (Common Gateway Interface), ou através de aplicações em Java e Javascript. Assim estas ferramentas fornecem ao WWW um enorme potencial, permitindo que este se torne um eficiente meio de aprendizagem remota multimídia e interativo.

Vantagens do uso do WWW no Ensino à Distância

A partir dos trabalhos de [SCH 95], [MAR 96] e [LOH 96] pode-se apresentar as principais vantagens do WWW :

Considerações sobre a efetividade do WWW no Ensino à Distância

Algumas considerações devem ser observadas durante o projeto e desenvolvimento de aplicações instrucionais no WWW a fim de contribuir para a efetividade das mesmas.

Segundo Ritchie [RIT 96] as aplicações instrucionais providas no WWW devem ser projetadas para incorporar sete considerações básicas:

Motivar o aluno

Devido a grande facilidade que se tem em abandonar uma página na Web para carregar outra e ao número imensurável de informações que podem ser acessadas, uma tarefa importante é conseguir prender a atenção do aluno. Alguns recursos motivadores que podem ser usados são os gráficos, as cores, animações, sons, imagens e interatividade.

Identificar o que deve ser aprendido

A menos que se esteja trabalhando com "aprendizado por descoberta", é importante que o aluno saiba, antes de iniciar a instrução, o que deverá ter aprendido no final da mesma. Dessa forma o aluno se concentrará nos fatores que realmente tem que aprender, ao invés de gastar muito tempo navegando pelas páginas sem um objetivo claro.

Fazer o aluno recordar conhecimentos passados

Os cognitivistas acreditam que para a informação ser retida na memória de longo prazo os alunos devem construir uma ligação entre a nova informação e alguma informação que já esteja armazenada na memória de longo prazo. No WWW pode-se, por exemplo, criar diversas relações entre a nova informação e possíveis conhecimentos que o aluno já tenha , cabendo ao aluno escolher o link que ele irá seguir de acordo com a sua experiência e conhecimento prévios [RIT 96].

Exigir envolvimento ativo do aluno

Além da escolha dos links a seguir, pode-se exigir que o aluno se envolva ativamente fazendo com que ele compare, classifique, deduza, analise erros, induza, construa suporte, faça abstrações ou analise perspectivas .

Prover orientação e feedback

Ritchie [RIT 96] cita três formas de prover orientação e feedback on line ao aluno:

Testar

Testes podem ser providos através de questionários, como citado no item anterior, ou mesmo fazendo com que os alunos construam suas próprias páginas Web sobre o assunto.

Prover enriquecimento e correções

Por fim deve-se fornecer correções, onde forem detectadas falta de compreensão, e enriquecimento, que pode ser dado através de links para informações adicionais sobre o assunto. O enriquecimento e correção podem ser fornecidos de forma mais individualizada quando usado em conjunto com os testes formulados com Forms e CGI.