São cabos que ligam equipamentos do mesmo tipo, por exemplo:
Esses cabos foram projetados para conectar dois equipamentos através da interface RS 232-C; especificações V.24 e V.28 - ITU.
Cada extremidade do cabo é equipada com um conector DB-25-S ( 25 pinos fêmea - Cannon ), projetado para ser acoplado a um conector DB-25-P ( macho ).
A associação dos circuitos aos pinos dos conectores é definida pela ISO DIS 2110.
O limite de distância normalmente aceito entre as interfaces RS 232-C situa-se em torno de 15m de distância entre elas. Consequentemente o cabo de conexão deverá ter no máximo 15m. Contudo, é aceito como regra prática que quando dois ETD's se situam num mesmo prédio e quando as ligações são feitas com algum cuidado, pode-se interconectar os mesmos, em distâncias que vão até algumas centenas de metros, sem utilizar modens.
Os cabos cross-over possuem inversões em seus fios, de mode a conectar a pinagem dos dois equipamentos interconectados de forma não convencional. Ele inverte a conexão de alguns pinos e liga outros em forma de "loop-back", ou seja, no mesmo conector da saída do sinal.
-ROCHOL, Juergen. "AS POTENCIALIDADES DA INTERFACE V24/V28 ( RS232C ) E SUAS NOVAS ALTERNATIVAS". IV Congresso Regional de Informática; SUCESU, Curitiba, Paraná. maio, 1982.
-WANDEL & GOLTERMANN. "INTERFACES PARA SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DE DADOS".
-NICHOLS, ELIZABETH AGNEW. "DATA COMMUNICATIONS FOR MICROCOMPUTERS". United States of America; McGraw-Hill, Inc., 1982.