Cada ETD conectado a uma rede pública de dados tem assinalado um número único que o identifica. A partir deste número de ETD, a rede encaminha o pacote ao ETD destino. Uma vez alcançado este ETD, a rede gera um pacote de chamada entrante através de um canal lógico livre da interface deste ETD. Se o ETD destino deseja aceitar a comunicação virtual, gera um pacote de chamada aceita pelo canal lógico número Y; a extremidade que originou a chamada será informada pela rede do estabelecimento de uma chamada mediante um pacote de chamada conectado por um pacote número X.
A partir deste instante, a chamada está estabelecida e nenhum dos pacotes intercambiados necessita levar indicação do endereço de ETD destino, a não ser simplesmente o número de canal lógico associado a comunicação virtual em cada interface local (X ou Y respectivamente).
A conclusão da releção lógica entre dois ETD's se da através do uso de pacotes de LIBERAÇÃO (CLEAR). Estes pacotes indicam a CAUSA que assinala a liberação de uma informação adicional de DIAGNÓSTICO. Uma vez concluído este procedimento, os canais lógicos correspondentes ficam livres e podem ser estabelecidas novas comunicações virtuais através deles.