Modos de Operação


A controladora de terminais opera no modo controle, texto ou transparente. Inicialmente ela está no modo controle. Nesse modo ela monitora constantemente a linha de comunicação com a Unidade de Controle de Comunicações (CCU) aguardando:

  1. sequência válida de poll ou select, quando então muda para o modo texto;

  2. DLE STX, quando então muda para o modo transparente.

No modo texto, a controladora de terminais se torna a estação "mestre" ou a estação "escrava", em relação à CCU, em resposta a comandos enviados por esta última.

A controladora de terminais opera como mestre quando envia uma sequência STX para a CCU, durante a execução de um comando tipo Read ou uma operação de poll. Neste estado, transmite mensagens de texto ou a sequência ENQ quando deseja requisitar resposta (por exemplo para um WACK posteriormente recebido) ou retransmissão de mensagens da CCU. Quando transmitir a sequência EOT (indicando término da transmissão da mensagem) ela retorna ao modo controle.

A controladora de terminais opera como escrava (recebendo mensagens da CCU) quando estiver executando um comando tipo Write.

Ao receber uma sequência EOT (enviada pela CCU), estando no modo texto, a controladora de terminais entra no modo comando. Caso receba uma sequência DLE STX (início de texto no modo transparente), a controladora de terminais entra no modo transparente, quer esteja no modo controle quer no modo texto.