Frames
Formato do frame:
!__________________________________________________________________________!
! ! ! ! ! ! !
! Flag ! Ender. ! Contr. ! Informacao ! FCS ! Flag !
!--------!--------!--------!-------.....--------!--------.--------!--------!
- Flag : Este campo tem como função delimitar o início ou o fim de um quadro, possui a configuração binária 01111110. O Flag final de quadro pode servir como o Flag inicial do próximo quadro, isto é, alternadamente o 0 de um Flag final pode servir como o início do próximo Flag, formando o modelo 011111101111110. O Flag também serve para disparar o algoritmo de verificação de erros (FCS). Pode ser transmitido várias vezes entre os quadros para manter as estações em estado ativo.
- Endereço: O endereço deve estar contido em todos os casos identificando a(s) estação(ões) secundária(s) as quais estão envolvidas com a troca de um frame. Este campo apresenta tamanho de 1 byte (ou 2 bytes se modo estendido);
- Controle: O campo de controle contém comandos ou respostas e números de seqüência. Este campo deve ser usado pela estação primária para comandar a estação secundária endereçada para que esta última execute uma operação particular. O campo também deve ser utilizado pela estação secundária para responder à primária. O tamanho ocupado no frame é de de 1 byte (ou 2 bytes se modo estendido), possuindo três formatos:
- Informação: campo variável múltiplo de 8 bits, sendo seu tamanho máximo especificado no sistema em que é utilizado. Este campo contém os dados a serem transmitidos.
- FCS - Frame Check Sequence: campo de 2 bytes, utilizado para detecção de erros de transmissão. Este campo possui o valor resultante da computação da técnica CRC. Esse cálculo abrange desde o primeiro bit do campo endereço e termina com o último bit do campo informação ou controle, ou seja, utiliza todo o frame excluindo os campos de flag e o FCS;