Aula 9: Mapas conceituais
Mapas conceituais constituem em uma técnica para representação do conhecimento em
grafos (diagramas com interligação entre símbolos).
Grafos de conhecimento são
redes de conhecimento. A rede consiste de nodos (pontos ou extremidades das linhas)
e linhas (arcos interligando os nodos).
Os nodos representam conceitos e as linhas representam o inter-relacionamento entre conceitos.
As atividades previstas nesta aula visam ensejar condições
para que todos experimentem o uso de um editor gráfico para criar um mapa conceitual sobre assunto de sua livre escolha.
Objetivos
Capacitar os participantes a:
- Identificar área de conhecimento (ou segmento de uma área) que vai ser estruturada usando um mapa conceitual
- Construir/editar mapas conceituais usando um editor gráfico
Referências:
|
|
Atividades
-
Registrar
presença
- Estudar o tema mapa conceitual através dos textos e exemplos apresentados
-
Usar o editor gráfico Paint Shop para criar um maoa
conceitual sobre tema de sua livre escolha. O trabalho pode ser feito em grupos de até 2 pessoas
-
Procurar imagens na Internet para ilustrar seu mapa conceitual.
-
Existem algumas imagens no servidor penta
-
Gravar o arquivo resultante em formato gif
-
Escolha um nome curto, composto pelos nomes dos participantes
do grupo
-
Não use espaços em branco, acentos gráficos
ou outros caracteres não alfabéticos no nome do arquivo.
-
O arquivo deve ter no máximo um tamanho de 800
por 600 pixels
-
Depois de completar seu trabalho, salvar o arquivo num diretório
temp
no disco local. Lembre de selecionar o formato gif para o arquivo.
-
Usar o procedimento de upload
para transferir seu arquivo para o diretório tege9. Não
escreva de memória o nome do arquivo. Use a opção
browse para procurar o arquivo no diretório temp.
-
Conferir se seu arquivo foi corretamente transferido para
o diretório
tege9
-
Informar
o nome do arquivo que produziu
Alunos
presentes e arquivos produzidos