A arquitetura EPA segue o proposto pelo projeto MAP com algumas alterações. A camada física realiza transmissão de 5 Mbps e modulação em banda portadora, permitindo o aumento de desempenho ocasionados pela não utilização de alguns protocolos OSI definidos no MAP.
O projeto suporta tanto as sete camadas especificadas na arquitetura MAP completa, quanto uma arquitetura reduzida (conforme figura abaixo) que visa a comunicação com restrições de tempo. Neste caso, a camada de aplicação se liga diretamente com a camada de enlace que provê serviços de reconhecimento imediato (LLC IEEE 802.2 tipo 3).
Com o reconhecimento imediato, o nó receptor reconhece imediatamente o quadro sem esperar pelo token. O nó emissor mantém o controle sobre o meio de transmissão por tempo suficiente para que o nó remotor reconheça o quadro e responda corretamente.
Além de ser utilizado em sistemas de controle de processo, a utilização deste projeto é aconselhada para células de manufatura onde 70 a 95% do tráfego de comunicação está localizado dentro da célula.
Os requisitos gerais desta arquitetura são os seguintes:
Algumas restrições impostas pela simplificação da arquitetura devem ser observadas: