Arquitetura MAP

As características especificadas para as sete camadas do modelo OSI foram as seguintes:

Camada Física
Responsável em estabelecer as características elétricas da transmissão (velocidade, níveis de sinais e propriedades mecânicas e elétricas dos conectores), codificar a informação e transferi-la pelo meio físico. Para esta arquitetura foram adotados dois padrões da especificação IEEE 802.4 ("token bus"):

O padrão Ethernet não foi utilizado pelo grande número de colisões que ocorre na rede.

Camada de Enlace
Responsável em transferir informações entre dois nós adjacentes da rede com acesso a meios de transmissão compartilhados além da detecção e correção de erros. As sub-camadas pertencentes a este nível foram definidas da seguinte forma:

Camada de Rede
Responsável em rotear os pacotes através dos nós da rede, mantendo a qualidade de comunicação apropriada para a transmissão. Para esta camada o MAP utiliza serviços de redes não orientados a conexão segundo a norma ISO 8473 (baseado no protocolo IP).

O padrão MAP especifica a forma de endereçamento utilizado e como eles se relacionam com o roteamento. O endereço possui três subpartes: companhia, LAN e número da máquina. Isto conduz a um roteamento hierárquico, com os pacotes sendo roteados para a companhia apropriada, LAN apropriada e máquina destino.

Camada de Transporte
Responsável pela transferência de uma mensagem, de um nó origem para um nó destino de uma forma confiscável. A ISO definiu cinco classes diferentes para esta camada e a arquitetura MAP optou pela classe 4 por oferecer mais complexidade e portanto maior segurança. As principais características desta classe são: serviços orientados à conexão suportando controle de fluxo, multiplicação, detecção de erros para pacotes fora da sequência, perdidos ou destruídos.

Camada de Sessão
Responsável em sincronizar e organizar a troca de dados entre as entidades pares. A especificação MAP pretende seguir as recomendações ISO 8326 e 8327, porém até o presente momento apenas os serviços básicos de estabelecimento e término de conexão foram estabelecidos.

Camada de Apresentação
Esta camada define o padrão de comunicação entre as duas camadas de aplicação. MAP utiliza ASN.1 para definir as funções básicas (ISO DIS 8823 e 8824) no estabelecimento de conexões e gerenciamento de contexto múltiplos.

Camada de Aplicação
Provê todos os serviços que estão disponíveis para o usuário final da rede. A especificação MAP prevê todos os serviços definidos pela ISO para este nível e adiciona serviços específicos para troca de mensagens em ambiente industrial onde deve existir um intenso controle nos processos executados em tempo real.