A função de Auto-Negociação é uma parte opcional do padrão Ethernet que permite que os dispositivos troquem informações a respeito de suas capacidades através um segmento de ligação. Isto, por outro lado, permite que os dispositivos realizem uma configuração automática para alcançarem o melhor modo de operação possível através de uma ligação. No mínimo, a Auto-Negociação provê uma comparação automática das velocidades dos dispositivos de múltipla velocidade de cada ponta da ligação. Assim interfaces Ethernet de múltipla velocidade podem aproveitar a velocidade mais alta oferecida por uma porta de hub de múltipla velocidade.
O protocolo de Auto negociação também provê sensibilidade automática para outras capacidades. Por exemplo, um hub que suporta operações a full-duplex em algumas de suas portar pode informar este fato através do protocolo de auto negociação. Assim interfaces conectadas ao hub uqe também suportam operações full-duplex podem se configurar para usar o modo full-duplex nas interações com o hub.
A auto negociação é possível usando-se sinais FLP (Fast Link Pulse). Estes sinais são uma versão modificada do NLP (Normal Link Pulse) usados para verificar a integridade da ligação, definido na especificação 10Base-T.
Os sinais FLP foram projetados para coexistirem com os sinais NLP, de tal forma que os dispositivos 10 Base T que usam sinais NLP continuarão detectando a integridade do seu próprio link mesmo quando ligado a uom hub de Auto-Negociação que envia sinais FLP. Como o NLP, os sinais FLP trafegam durante intervalos em que o link da rede está ocioso, não interferindo no tráfego normal. Ambos sinais são especificados somente para par trançado, o que significa que segmentos de fibra ótica não podem participar de processos de Auto-Negociação.
Os sinais FLP são usados para enviar informações sobre as capacidades do dispositivo. O protocolo de Auto-Negociação contém regras para a configuração do dispositivo baseada nestas informações. É assim que um hub e o dispositivo ligado a este hub negociam e configuram-se automaticamente para usar o modo de operação de máxima performance.
A característica de auto-negociação é opcional, e portanto o protocolo de auto negociação é projetado para trabalhar com interfaces 100Base-T que não suportam Fast Link Pulses e Auto-Negociação e também interfaces 10Base-T. O sistema de auto negociação também inclui uma interface de gerenciamento opcional que permite a desabilitação da auto-negociação, ou força um processo negociação manual. Pode-se também selecionar um modo operacional específico para uma determinada porta do hub.
Quando dois dispositivos de Auto-Negociação com múltiplas capacidades são conectados, cada um encontram os seus modos de operação de maior performance baseados na tabela de prioridade apresentada abaixo.
___________________________________ A: 100Base-TX Full Duplex B: 100Base-T4 C: 100Base-TX D: 100Base-T Full Duplex E: 100Base-T ___________________________________