FDDI II

FDDI II é uma rede com a mesma arquitetura física da FDDI, oferecendo os mesmos serviços, acrescidos do Serviço Isócrono, o que a caracteriza como uma rede híbrida. Possui 16 canais de banda larga (wideband channel) que podem ser alocados como canais isócronos, usando um máximo de 98,304 Mbps. Um canal residual não isócrono de capacidade de 1 Mbps permanece, para uso dos serviços síncrono e assíncrono, mesmo que os 16 canais isócronos estejam alocados. Canais de banda larga podem ser alocados e desalocados em tempo real, para serviços isócronos, com a banda passante de qualquer canal não alocado sendo acrescida à do canal não isócrono.

FDDI II é iniciada de forma idêntica a uma FDDI, sendo totalmente compatível com esta, no caso de não alocação de canais isócronos. A presença na rede de qualquer estação que não opere o FDDI II, impede a alocação de canais isócronos e, assim, a ativação do modo FDDI II.

A figura abaixo mostra a arquitetura de protocolos da rede FDDI II. Todo o controle dos canais isócronos é realizado através do protocolo I-MAC, cabendo ao protocolo H-MUX a multiplexação dos serviços isócronos e não isócronos para entrega ao nível físico.