Por convenção, as primitivas do ACSE recebem o prefixo "A-". Como a função do ACSE limita-se ao gerenciamento da associação, só existem duas fases para o controle da associação: uma para o estabelecimento da associação e outra para a sua liberação.
O estabelecimento da associação entre dois AEs é um serviço com confirmação que utiliza as seguintes primitivas:
Cada primitiva possui uma série de parâmetros. Isto é devido a grande quantidade de informações que devem ser passadas da camada de aplicação sobre a utilização dos níveis inferiores, como por exemplo, os parâmetros da camada de apresentação e sessão.Figura 2.1.1: Estabelecimento de uma associação
Uma associação pode finalizada de maneiras distintas a partir do uso das primitivas A-RELEASE, A-ABORT e A-P-ABORT. A primeira efetua um término seguro garantindo a entrega de todos os dados em trânsito antes da liberação da associação. A segunda primitiva é utilizada por uma das AEs de modo a finalizar a associação de forma unilateral. Na terceira o término da associação é informado as duas AEs pelo provedor do serviço ACSE. As últimas duas primitivas desfazem as associações sem preocupar-se com a entrega possíveis informações pendentes.
São utilizadas as seguintes primitivas: