Conclusões

Neste trabalho foi analisado o uso do WWW e da videoconferência baseada em computador no suporte ao ensino à distância, procurando apresentar os principais fatores determinantes na efetividade destas ferramentas no ensino à distância.

Foram apresentadas considerações sobre o uso efetivo do WWW como ferramenta de distribuição de material instrucional multimídia. Também foi feito um estudo da efetividade de ferramentas como o CGI, a linguagem Java, Javascript e VRML que permitem a introdução de um maior grau de interatividade e outros recursos avançados ao WWW. O WWW se apresentou como uma ferramenta de grande potencial na criação de material instrucional multimídia interativo, no entanto o uso das ferramentas de implementação de recursos avançados no WWW é bastante complexo para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em computação.

Quanto às ferramentas de videoconferência, foram realizadas algumas observações sobre o uso efetivo destas ferramentas e também analisados os fatores determinantes na efetividade de uma ferramenta de videoconferência, seguida da avaliação das principais ferramentas. Dentre as ferramentas analisadas o CU-SeeMe apresenta a vantagem de não exigir grandes investimentos em hardware e software, sendo suportada pelas plataformas Macintosh e PC/Windows, no entanto o CU-SeeMe não suporta transmissão multicast, e portanto o seu suporte a comunicação multiponto é realizada através de um refletor que gera cópias separadas de dados para cada destino, o que pode gerar um tráfego muito grande na rede, tornando seu uso inviável para um grande número de usuários. Já as ferramentas do Mbone utilizam a transmissão multicast, que é uma forma mais eficiente para distribuir o mesmo dado para múltiplos destinos, no entanto exigem um maior investimento em hardware e software, o que restringe o seu uso para grande parte dos usuários da Internet.