CuSeeMe transmissão e recepção de áudio, vídeo e texto (chat) em tempo real através da Internet IVS áudio e vídeo em tempo real através da Internet Mbone NV: vídeo em tempo real VIC: vídeo em tempo real VAT: áudio em tempo real WB: quadro branco compartilhado SD : anúncio de sessão
O CuSeeMe possui a vantagem de apresentar, além das ferramentas de áudio e vídeo, uma janela de chat oferendo uma alternativa a mais aos usuários que não possuam todos os requisitos de hardware e software. O Mbone possui ferramentas de áudio (vat), vídeo (nv e vic), além de ferramentas de quadro branco compartilhado (wb) e anúncio de sessão (sd).
O CuSeeMe possui a vantagem de oferecer as ferramentas de áudio, vídeo e janela de chat integradas em um único pacote. Já as ferramentas do Mbone têm que ser instaladas separadamente.
Suporte a Comunicação Multiponto
CuSeeMe suporta comunicação multiponto unicast através de um refletor IVS suporta comunicação multiponto multicast Mbone suporta comunicação multiponto multicast
Tabela10. Suporte a Comunicação Multiponto
Todas as ferramentas analisadas suportam comunicação multiponto, entretanto no CuSeeMe esta é obtida através transmissão de dados unicast (ponto-a-ponto) a partir de um refletor que gera cópias separadas de dados para cada destino. Já o IVS e as ferramentas do Mbone utiliza a transmissão multicast, que é uma forma mais eficiente de distribuir o mesmo dado para múltiplos destinos .
Técnica de Codificação e Compressão
CuSeeMe não apresenta IVS PCM, ADPCM Mbone VAT: PCM, GSM, LPC
Tabela11. Técnicas de Codificação e Compressão de Áudio
O IVS permite a seleção entre as técnicas PCM e ADPCM. A primeira não nenhum esquema de compressão e a segunda realiza uma compressão através da comparação entre amostras sucessivas de áudio, codificando apenas as diferenças.
O VAT também permite a utilização da técnica PCM. São possíveis também os esquemas de compressão LPC e GSM. A LPC apresenta um bom resultado para codificação de sinais de voz. O GSM é uma variação do LPC e pode alcançar uma taxa de compressão de 8:1.
CuSeeMe CUSM IVS H.261 Mbone NV: nv , CUSM, CellB VIC: nv, nvdct, CellB, Jpeg, Bvc H.261
Tabela12. Técnicas de Codificação e Compressão de Vídeo
O CuSeeMe utiliza uma técnica de compressão proprietária denominada CUSM, a qual alcança uma taxa de compressão de aproximadamente 17:1.
A ferramenta NV suporta um algoritmo de compressão de vídeo proprietário, projetado para produzir uma baixa taxa de dados e uma taxa relativamente alta de quadros de vídeo. O tráfego default é de 128 Kbps, oferecendo taxas de vídeo de 3 a 5 quadros por segundo. A taxa de quadros por segundo varia com a quantidade de movimento do que está sendo filmado e com a banda passante disponível. Também podem ser usados os esquemas de compressão CUSM e CellB.
A ferramenta VIC suporta uma variedade de formatos de vídeo. Em todos os seus formatos de codificação, é utilizado o algoritmo de repreenchimento condicional baseado em blocos, onde a imagem de vídeo é dividida em 8x8 blocos, e somente aqueles blocos que mudaram são transmitidos. Por a codificação de cada bloco ser independente do bloco anterior, o processo de decodificação se torna mais robusto à perda de pacotes.
A ferramenta VIC e IVS suportam o esquema de compressão h.261, que utilizam menos banda passante do que o esquema de compressão do NV, mas em contrapartida exige uma maior utilização de CPU. Para uma taxa fixa de bits, a técnica de codificação H.261 produz de 2 a 4 vezes mais taxas de quadros em comparação ao formato de codificação de vídeo da ferramenta NV [TRE 96].
Requisitos de Hardware e Software
CuSeeMe | Macintosh:
|
IVS | Conferências multiponto requerem suporte para extensões para IP multicast
|
Mbone | NV e VIC: receptores: apenas uma janela X11 do SO Unix transmissores: câmara compatível com o hardware de captura de vídeo
|
O CuSeeMe não exige grandes investimentos em hardware e software, já que atualmente a configuração exigida para o seu uso possui um preço relativamente baixo, e além disso a plataforma PC e Macintosh são as mais comumente utilizada pelas instituições de ensino e alunos.
Já as demais ferramentas exigem maiores investimentos em hardware e software, o que geralmente restringe o uso das mesmas às instituições que já possuem alguma das plataformas.
CuSeeMe freeware disponível por ftp anônimo: ftp://gated.cornel.edu/pub/CU-SeeMe/ IVS freeware disponível por ftp anônimo: ftp://avahi.inria.fr/pub/vidoconference/ivs.tar.Z Mbone NV: freeware disponível por ftp anônimo ftp://parcftp.xerox.com/pub/net-research VIC: freeware disponível por ftp anônimo VAT: freeware disponível por ftp anônimo WB: freeware SD : freeware
Todas as ferramentas analisadas podem ser adquiridas gratuitamente através de ftp anônimo, o que é um ponto grande importância no uso dessas ferramentas para fins educacionais.