Ferramentas de Conferência Baseadas em Computadores

Considerações sobre o uso de ferramentas de conferência baseadas em computadores no ensino à distância

As ferramentas de conferência baseadas em computadores permitem a interação entre várias pessoas, localizadas em qualquer parte do mundo sem que estas se desloquem de seus ambientes de trabalho, ou melhor, sem que elas ao menos saiam da frente de seus computadores.

Além disso, devido ao aumento da capacidade de processamento dos computadores pessoais, à integração de recursos multimídia à grande maioria dos computadores comercializados atualmente, e principalmente devido à queda dos preços desses equipamentos, torna-se cada vez mais viável a adoção de sistemas de conferência baseados em computadores. Por exemplo, uma pessoa que possua um computador pessoal 486DX com 8Mb de memória RAM, placa de som, microfone, um modem 14.400 e conexão à Internet (o que é uma configuração razoavelmente comum atualmente), pode participar de uma videoconferência usando a ferramenta CUSeeMe, recebendo vídeo e enviando e recebendo áudio e mensagens de chat. Caso o usuário deseje participar da videoconferência enviando também sua imagem, adicionalmente terá que comprar uma câmara do tipo QuickCam. O modelo preto e branco desta câmara custa aproximadamente $180 dólares (no Brasil) e dispensa o uso de placa de vídeo.

Dessa forma, essas ferramentas constituem um meio muito atraente para o ensino à distância, pois além do seu grande potencial como ferramenta de comunicação entre as pessoas, e da comodidade de se participar de uma conferência através de qualquer computador que possua a configuração de software e hardware necessária, essas ferramentas são também bastante acessíveis economicamente, já que muitas são gratuitas, ou de custo bastante acessível. Outro grande benefício deste paradigma é a capacidade de compartilhar com os demais participantes da conferência dados de outras aplicações existentes em seu computador.

As ferramentas de CMC com potencial de serem usadas em conferências podem ser classificadas em assíncronas ou síncronas. As assíncronas são as que não permitem comunicação em tempo real entre os participantes, como o correio eletrônico e newsgroup. Uma das vantagens das ferramentas assíncronas é prover aos participantes a flexibilidade de ler ou enviar as mensagens no momento em que acharem mais adequado, sem terem que interromper qualquer outra atividade.

As ferramentas síncronas permitem a comunicação em tempo real. O tipo mais simples de ferramenta de conferência síncrona são IRC's (Internet Relay Chat), que permitem a comunicação entre vários participantes através de uma janela comum onde tudo o que é escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos os outros. No entanto, segundo Trentin [TRE 96], participar de sessões IRQ não é muito agradável e nem produtivo. Um trabalho mais efetivo pode ser alcançado através das ferramentas de videoconferência, pois ao invés do usuário ter que escrever e ler as mensagens ele pode falar e escutar, que são duas atividades mais apropriadas para uma comunicação em tempo real.

Potanto, neste trabalho serão analisadas as ferramentas videoconferência procurando identificar os vários fatores que devem ser analisados para garantir a efetividade do uso destas ferramentas no ensino à distância.

Considerações sobre Videoconferência

Videoconferência é a capacidade de suportar comunicação através de áudio e vídeo, em ambos os sentidos, ou seja, duas ou mais pessoas em locais diferentes, podem se ver e escutar um ao outro, ao mesmo tempo [TRE 96].

Nos anos 80, o uso de videoconferência era bastante restrito, já que exigiam a construção de uma sala especial dedicada às videoconferências, e o custo mínimo para equipar tais salas era de aproximadamente 40.000 dólares [RET 95]. Segundo Johansen e Bullen[JOH 84] [BOD 96], em 1984 apenas 20 empresas norte americanas possuíam sistemas de videoconferência full motion. Além do alto custo das salas de videoconferência, outro significativo obstáculo à proliferação da videoconferência era o custo de se obter a banda passante (bandwidth) necessária para ligar as duas salas de conferência [TAY 95].

Dessa forma, o paradigma de videoconferência baseado em sala era caracterizado por um grande número de pessoas reunidas em uma sala de conferência especialmente equipada, mantendo contato com outras pessoas presentes em uma sala similar distante. [DOD 96]. Avanços na tecnologia de computação, tais como processadores mais velozes e melhores e mais sofisticados esquemas de compressão de dados tem tornado possível a integração de dados de áudio e vídeo no ambiente computacional. Com isso, começa a surgir um novo tipo de videoconferência, a videoconferência baseada em computadores pessoais. Diferentemente de videoconferência baseada em sala, que exigem salas com equipamentos especiais e caros, a videoconferência baseada em computador pode ser conseguida simplesmente adicionando o software e hardware necessário a microcomputadores comuns [RET 95] [TRE 96].

Talvez a melhor forma de apresentar o potencial do uso da videoconferência no ensino à distância seja a apresentação de alguns relatos extraídos de [AND 95b], sobre a experiência de alguns alunos:

" Bons amigos aparecem uma vez ou outra em nossas vidas. O meu eu encontrei em uma janela da tela de um computador da Global Schoolhouse, onde encontrei Steve, que é um professor da Cornell University.Eu iniciei uma conversação com ele e isto desencadeou uma relação a longa distância. Steve e eu nos comunicamos freqüentemente, e discutimos tudo sobre instrumentos musicais." Erin (aluna do oitavo ano)

Depois de conversar cinco minutos com um cientista da Nasa chamado Simon, Victorio (um aluno que não tinha obtido desempenho muito alto na escola) pulou e gritou: "Meu sonho tornou-se realidade! Eu queria que meu professor de ciência pudesse explicar as coisas da mesma forma que Simon!"

Cuidados no uso das ferramentas de videoconferência

A observação dos fatores apresentados acima são fundamentais na hora da escolha da ferramenta a ser adotada, e grande parte da efetividade do uso da videoconferência baseada em computadores no ensino à distância será garantida por estes fatores. No entanto, em uma videoconferência, apenas a observação desses fatores não basta. Para a efetividade de uma videoconferência é igualmente importante que se observe algumas considerações que devem levadas em conta durante a sua realização.

Alguns fatores levantados por Andres [AND 96a] são apresentados a seguir:

Iluminação

Apresentação

A pessoa que estiver falando deve estar olhando diretamente para a câmara, e caso tenha que ler alguma anotação aconselha-se que estas sejam colocadas em cartazes atrás da câmara, de forma que a pessoa continue olhando para a câmara.

Áudio

Interatividade

Uma das grandes vantagens da videoconferência é a possibilidade das pessoas interagirem, portanto durante a apresentação de uma aula ou seminário deve-se fazer uma pausa a cada 10 minutos para permitir a interação com os demais participantes;

Aparência e Atenção

É importante lembrar aos alunos que quando eles estão sendo filmados, eles devem estar com toda a atenção na videoconferência, pois é desconcentrador ver/ouvir pessoas brincando ou conversando paralelamente à videoconferência.

Moderador

Em discussões/debates é importante a presença de um moderador responsável pelos comentários iniciais, pela determinação da hora que cada participante deve falar, determinação do ritmo da discussão e fechamento da mesma.