O CMIS define os serviços providos para o sistema de gerenciamento OSI. Estes serviços são invocados pelos processos de gerenciamento para comunicação remota.
Os serviços CMIS são especificados em termos de primitivas de serviço que podem ser vistos como comandos ou chamadas de procedures com parâmetros.
O CMIS prevê um serviço básico para a troca de informações de gerenciamento entre funções de gerenciamento de sistemas. O CMIS consiste das seguintes primitivas de serviço:
· M-EVENT-REPORT: usado para reportar uma notificação para o gerente indicando que já existe uma notificação que foi requisitada.
· M-GET: usada pelo gerente para recuperar informações de gerenciamento de um agente.
· M-SET: usada pelo gerente para modificar informações de gerenciamento dentro do agente.
· M-ACTION: usada para invocar uma ação pré-definida de uma procedura específica como parte de um objeto do gerente. A requisição especifica o tipo de ação e os parâmetros de entrada.
· M-CREATE: usado para criar uma nova instância de uma classe de objeto.
· M-DELETE: usado para deletar um ou mais objetos.
· M-CANCEL-GET: usado para terminar uma operação GET muito longa.
Os serviços são de dois tipos: serviços confirmados requerem que um processo de gerenciamento remoto envie uma resposta para indicar o recebimento e o sucesso ou falha da operação requisitada, serviços não confirmados não preveêm respostas.
Três categorias de serviços são relevantes para o CMIS:
1. Serviço de associação: os usuários do CMIS precisam estabelecer uma associação de aplicação para comunicar. Eles confiam no ACSE para o controle da associação das aplicações.
2. Serviço de notificação de gerenciamento: este serviço é usado transportar informações de gerenciamento aplicáveis para uma notificação. A definição de notificação e o consequënte procedimento de entidades comunicando-se é dependente sobre a especificação do objeto gerenciado que gera a notificação e está fora do escopo do CMIS.
3. Serviços de operação de gerenciamento: Estes seis serviços são usados para transportar informações de gerenciamento aplicáveis às operações de gerenciamento de sistemas. A definição da operação e o consequente procedimento de entidades se comunicando é depemdemte da especificação do objeto gerenciado em qualquer operação é dirigida e está fora do escopo do CMIS.
O CMIS prevê duas estruturas vantajosas:
* Múltiplas respostas para uma operação de confirmação pode ser conectado para a operação pelo uso de um parâmetro linked-identification.
* Operações podem ser realizadas sobre múltiplos objetos gerenciados, selecionado para satisfazer alguns critérios e tópico para uma condição de sincronização.