O serviço M-ACTION permite a invocação de uma ação pré-definida numa procedure especificada como parte de um objeto gerenciado. A especificação requesita o tipo da ação e os parâmetros de entrada.
O serviço M-ACTION pode ser também um serviço de confirmação ou não confirmação. A tabela 1, parte (d), lista os parâmetros usados no serviço M-ACTION.
Os seguintes parâmetros no M-ACTION.request e primitivas de indicação tem o mesmo significado que os parâmetros correspondentes no serviço M-SET: invoke identifier, mode, base-object class, base-object instance, scope, filter, access control, e synchronization. O parâmetro action-type especifica uma ação particular para ser tomada. O parâmetro action-information, se presente, preve informações adicionais sobre a ação requisitada, incluindo operadores, variações, e limitações.
Para o serviço de não-confirmação, o objetivo do usuário CMIS será simplesmente tentar executar a ação de request e não será reportado tampouco socesso ou falha. Para o serviço de confirmação, a operação do serviço M-ACTION segue o mesmo padrão que o serviço M-GET. Como como serviço M-GET, múltiplas respostas para um M- ACTION.request pode ser gerada, e estas são retornadas numa série de primitivas M- ACTION.response usando o parâmetro linked-identifier.
A resposta onde uma ação de sucesso é executada pode simplesmente inclur a classe e instância do objeto gerenciado, conforme que a ação tem sido tomada. Pode também incluir os parâmetros de action-type e action-reply, os quais especificam a exata ação feita e preve informações adicionais sobre o resultado da ação.
Os parâmetros de erros são incluídos numa notificação de falha. Os seguintes erros podem ser reportados: