Considerações acerca da Implementação

O primeiro passo consiste em realizar um "checklist" sobre a situação atual. A lista seguinte fornece algumas recomendações para a elaboração do "checklist":

  • Lista de inventário de componentes:nodos e "links"(velocidade,protocolos,etc);
  • Disponibilidade de informação "on-line" a nível de serviço;
  • Metodologia de determinação de problema;
  • Disponibilidade de catálogos de "what-if"(de apoio a tomada de decisões:do tipo o que fazer se isto ocorrer);
  • Dados sobre a disponibilidade e segurança dos componentes da rede;
  • Diagnóstico de erro e procedimentos de "recovery" automáticos;
  • Manutenção de log preventivo;
  • Diagrama da organização;
  • Distribuição atual de responsabilidades;
  • Demanda atual de informação de responsabilidades;
  • Endereços e números de telefones dos vendedores;
  • Limiares da operação de supervisão da rede em termos de "função" e "performance";
  • Tratamento atual de registros de problemas;
  • Alocação de recursos centralizados para "sites" decentralizados;
  • Lista de instrumentos implementados para extração de informação e processamento:proprietário, aplicabilidade por responsabilidades, freqüência de uso, segurança, acuracidade.

    Depois da avaliação do "checklist", o departamento operacional da rede deve fazer sugestões de mudanças, modificações e extensões de acordo com as responsabilidades gerais discutidas, procedimentos e ferramentas. As responsabilidades são geralmente realizadas por três tipos diferentes de pessoal:

  • Operador de apoio ao cliente;
  • Operador de Rede;
  • Suporte Técnico Especialista da Rede.