O EGP é um protocolo que informa a um dispositivo de rede IP como alcançar outras redes IP. Ele não informa a rota completa para a outra rede, mas ela permite que um dispositivo saiba em que direção que a rede existe. Redes IP podem ser agrupadas em áreas lógicas chamadas sistemas autônomos. Um sistema autônomo geralmente é uma rede e suas subredes associadas ou uma coleção de redes e subredes sob uma mesma administração. Dois dispositivos de rede em dois sistemas autônomos distintos podem compartilhar informações de alcançabilidade via EGP.
Os dispositivos de rede que comunicam com o EGP entre sistemas autônomos são chamados vizinhos EGP. Cada processo EGP tem uma relação um-para-um comcada vizinho. Cada vizinho EGP conversa um protocolo hello que periodicamente informa outros vizinhos que ele ainda está ativo. Quando o sistema consulta a informação de alcançabilidade do vizinho, ele está fazendo um EGP poll.
Os objetos do grupo EGP são subdivididos em dois grupos:
Os objetos do grupo EGP podem ser aplicados ao gerenciamento de falhas, de configuração, de performance, e de contabilização.
Objetos para Gerenciamento de Falhas
_________________________________________________________________________________ Objeto Informacao usada para gerenciamento de falhas egpNeighState estado de cada vizinho EGP egpNeighStateUps numero de vezes que um vizinho EGP entrou no estado UP egpNeighStateDows numero de vezes que um vizinho EGP entrou no estado DOWN ___________________________________________________________________________________ Tabela 4.8.1Os objetos listados acima estão contidos na tabela de vizinhos EGP (objeto egpNeighTable) .
O estado de um vizinho EGP pode prover informações de como a informação de roteamento é injetada no sistema autônomo. A aplicação de gerenciamento de falhas pode usar o objeto egpNeighState para conhecer o estado atual de um vizinho EGP. Se o vizinho EGP está no estado up, então ele deverá estar enviando informações sobre alcançabilidade de redes ao processo EGP local.
Sabendo-se quando um vizinho entra no estado up pode sinalizar sobre novas informações de roteamento que devem entrar no sistema autônomo. Já saber quando o vizinho para a comunicação, e entra no estado down pode ser útil na resolução de problemas de roteamento.
Objetos para Gerenciamentode Configuração
____________________________________________________________________________ Objeto Informacao usada para gerenciamento de configuracao egpNeighState estado de cada vizinho EGP egpNeighAddr endereco IP do vizinho EGP egpNeighAs sistema autonomo do vizinho EGP egpNeighIntervalHello intervalo entre retransmissoes de comandos Hello egpNeighIntervalPoll intervalo entre retransmissoes de comandos Poll egpNighMode modo de polling desta entidade EGP egpNeighEventTrigger permite iniciar ou finalizar uma comunicacao egpAs sistema autonomo local ____________________________________________________________________________ Tabela 4.8.2
Objetos para Gerenciamento de Performance
______________________________________________________________________________________________ Objeto Informacao usada para gerenciamento de performance egpInMsgs taxa de mensagens recebidas egpInErrors taxa de mensagens recebidas com erro egpOutMsgs taxa de mensagens enviadas egpOutErrors taxa de mensagens nao enviadas devido a ocorrencia de erros egpNeighInMsgs taxa de mensagens recebidas deste vizinho EGP egpNeighInErrs taxa de mensagens recebidas com erro deste vizinho EGP egpNeighOutMsgs taxa de mensagens enviadas a este vizinho EGP egpNeighOutErrs taxa de mensagens nao enviadas a este vizinho EGP devido a erros egpNeighInErrMsgs taxa de mensagens de erro recebidas deste vizinho EGP egpNeighOutErrMsgs taxa de mensagens de erro enviadas a este vizinho EGP __________________________________________________________________________________________________ Tabela 4.8.3