As MIB's da ISO e da Internet são modeladas através de técnicas de programação por objeto. Dentro deste contexto, os recursos a serem gerenciados são representados através de objetos gerenciados.
A diferença entre estas duas MIB's reside nas hierarquias usadas para representar os objetos. Na MIB da ISO são definidas três hierarquias: hierarquia de herança, hierarquia de nomeação e hierarquia de registro.
A hierarquia de herança ou de classes está relacionada às propriedades associadas a um determinado objeto. .Dentro desta hierarquia diz-se que objetos da mesma classe possuem propriedades similares.
No caso da Internet não são usados os conceitos de classes de objetos e seus respectivos atributos. São definidos tipos de objetos. A definição de tipo de objetos contém cinco campos: nome textual com o respectivo identificador de objeto (OBJECT IDENTIFIER), uma sintaxe ASN.1, uma descrição do objeto, o tipo de acesso e o status.
A hierarquia de nomeação ou de containment é usada para identificar instâncias de objetos. Este tipo de hierarquia não é definido no caso da Internet.
Finalmente tem-se a hierarquia de registro que é especificada em ambos padrões.