INSTANTÂNEA 95-96


No decorrer de 1995 o Grupo Montevidéu contabilizou quase um milhar de deslocamentos de docentes e pesquisadores entre suas diferntes sedes. O intercâmbio de conhecimentos, o confronto de experiências, a atualização incessante, questões chaves da vida acadêmica, encontram uma inserção crescente na prática diária.

Os programas do Grupo Montevidéu têm permitido que sua comunidade acadêmica participe em toda sorte de eventos, como seminários, oficinas, jornadas científicas, dos quais resulta uma abundante produção intelectual, que será publicada através de seu Sistema Editorial.

O primeiro pós-graduação regional do Grupo Montevidéu, o Doutorado em Política Comparada e Integração Latino-americana, iniciará suas atividades no segundo semestre de 1996, sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que em julho de 1995 sediou o Seminário Internacional: "Os Desafios da Democracia na América Latina e as Eleições Presidenciais numa Perspectiva Comparada". Também desenvolveu-se em Montevidéu, em principios de setembro, um seminário regional sobre "Novos cenários de construção da cidadania e da democracia no Cone Sul".

O Núcleo Disciplinar Sensoriamento Remoto e Meteorologia Aplicada do Grupo Montevidéu, anuncia para o mês de dezembro, em Montevidéu uma reunião técnica sobre "Variabilidade climática no Sudeste da América do Sul: descrição, comprovação, diagnóstico e aplicações". O evento contará com participantes regionais não incluidos no Grupo Montevidéu e com acadêmicos originários da região que vêm desenvolvendo sua carreira científica fora dela.

No final de setembro de 1995, realizou-se em Salto (Uruguai) - Concordia (Argentina), sob a coordenação da Universidade Nacional de Entre Rios e da Universidade de la República do Uruguai, a III Jornada de Pesquisa para Jovens Pesquisadores e/ou en Formação, à que compareceram em torno de duzentos participantes. Seus trabalhos foram publicados nos Anais do evento, que se realiza anualmente, com sede rotativa, e é uma amostra da atenção que a entidade dedica para promover a pesquisa científica entre os setores mais jovens.

No mês de outubro, o Comité Acadêmico de Meio Ambiente, sob a coordenação da Universidade Nacional de La Plata, organizou um seminário sobre "Educação Superior e Informação sobre ambiente e população para o desenvolvimento humano", com a contribuição do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA) e do Centro Regional de Educação Superior para América Latina e o Caribe (CRESALC), outro escritório da UNESCO, que começa a desempenhar um papel crescente na cooperação com o Grupo Montevidéu. Em inícios de novembro, o mesmo comitê realizou a Primeira Jornada Científica sobre Meio Ambiente. A este evento assistiram mais de trezentos e cinqÜenta participantes, entre docentes, pesquisadores e estudantes e se publicaram em um volume mais de duzentos trabalhos. No evento, apresentou-se ainda o primeiro número da revista que sobre esta temática edita a AUGM.

O Comitê Acadêmico de Desenvolvimento Tecnológico Regional realiza em Curitiba, sob a coordenação da Universidade Federal do Paraná, em conjunto com sua reunião ordinária, um seminário internacional sobre Gestão de Tecnologia. O evento, ao que já está associada a Empresa Paranaense de Energia (COPEL), terá lugar em fins de novembro.

O Núcleo Disciplinar de Virologia Molecular organiza um seminário itinerante de atualização, com cinco módulos que terá lugar em Montevidéu, Buenos Aires, La Plata, Santa Maria e Assunção respectivamente, com a participação em cada caso, de acadêmicos originários de Universidades membros do Grupo Montevidéo que estão desenvolvendo sua carreira fora da região. O seminário se estenderá desde novembro de 1995 até abril de 1996.

O Núcleo Disciplinar de Microeletrônica, aborda a possibilidade de levar à prática, de imediato, a elaboração conjunta de um microchip, iniciativa de caráter renovador, para o qual o Grupo Montevidéu obteve fundos e os colocou à disposição do núcleo.

O Núcleo Disciplinar de Educação para a Integração, aborda questões fundamentais para os processos que os países do MERCOSUL empreendem. Entre eles cabe destacar um seminário sobre o ensino do idioma português.

Por sua vez o Núcleo Disciplinar de Planejamento Estratégico e Gestão Universitária anuncia a publicação de vários volumes que contêm os trabalhos elaborados no marco de seus programas.

O Comitê Acadêmico de Águas e os Núcleos Disciplinares de Farmacologia de Produtos Naturais, de Engenharia dos Materiais e de Engenharia Mecânica e da Produção, anunciam para os primeiros meses de 1996 a continuação de suas atividades formais.

Meio Ambiente, Desenvolvimento das Ciências Sociais e Políticas, Microeletrônica, Desenvolvimento Tecnológico Regional, Virologia Molecular, Educação para a Integração, Águas, Meteorologia Aplicada, Planejamento Estratégico, Engenharia da Produção, Avaliação Institucional, Engenharia dos Materiais... a enumeração e cada vez mais abrangente e diversificada, mais voltada a atender os requisitos que a região dirige às Universidades.

As condições parecem maduras para abordar uma nova fase no desenvolvimento desta experiência. Para alcançar o objetivo de formar a Universidade Virtual, integrada num só staff acadêmico, foi estruturado o Programa ESCALA, apresentado a diversos organismos internacionais de financiamento. Num marco trienal e com base num aporte que as Universidades membros já vêm realizando com caráter de contrapartida, esta proposta permitiria multiplicar os contatos já desenvolvidos e ascender a uma nova categoria de aproximações e sucessos conjuntos.