Papel do moderador e técnicas de apoio no uso educacional de conferências
Moderadores devem identificar seu estilo pedagógico preferido, com base em sua
orientação filosófica, seu papel como moderador e sua técnica de apoio/facilitação.
Interpretação de estilo pedagógico
Principles of Adult Learning Scale (PALS) (Conti 1991)
- Alto escore PALS indica um estilo mais centrado no aluno
- Baixo escore indica um estilo centrado no professor
Fatores
Atitude do professor no que tange à:
- atividades centradas no estudante
- instrução personalizada
- experiência
- atendimento das necessidades do estudante
- construção do clima
- participação no processo de aprendizagem
- flexibilidade para o desenvolvimento pessoal
Orientação filosófica na educação de adultos
- liberal
- "behaviorist"
- progressiva
- humanística
- radical
Educação à distância
- autonomia e independência
- industrialização
- interação e comunicação
Teoria da liberdade cooperativa
Papel do moderador
Mason (1991) identifica 3 papeis:
- Papel organizacional
- estabelecer a agenda
- objetivos da discussão
- cronograma
- regras de procedimento
- normas para tomadade decisão
- Liderança + orientação = conferência bem sucedida
- Papel social
- Criar um ambiente amistoso, sociável
- Enviar mensagens de boas-vindas
- Encorajar a participação
- Prover feedback aos estudantes
- Usar um tom pessoal, amigável
- Papel intelectual
- Facilitar a aprendizagem
- Focalizar a discussão nos pontos cruciais
- Formular perguntas
- Testar respostas
- Encorajar os estudantes a expandir e construir com base nos comentários
Brochet (1989) apresenta 6 papeis:
- Estabelecer metas: traça os planos para a conferência e decide se os planos devem ser
alterados durante seu desenvolvimento
- Discriminador: que diferencia entre idéias úteis e não úteis
- Anfitrião: que cria o senço de confiança e motiva contribuições
- Cadenciador: que remove barreiras na comunicação e promove a cooperação
- Explicador: cuida das mensagens não atendidads e levanta questões que tenham
permanecido sem resposta
- Animador:que avalia o humor da conferência e assegura que
os participantes não diquem tensos
Regras adicionais
- Conferencista
- Tutor
- Facilitador
- Mediador
- Mentor
- Provocador
- Observador
- Participante
Papel |
Função organizacional |
Função social |
Função intelectual |
Determinador de metas |
alto |
|
|
Discriminador |
|
|
alto |
Anfitrião |
alto |
|
|
Cadenciador |
alto |
|
alto |
Explicador |
|
|
alto |
Animador |
|
alto |
|
Conferencista |
|
baixo |
alto |
Tutor |
alto |
|
alto |
Facilitador |
alto |
alto |
alto |
Mediador |
alto |
alto |
|
Mentor |
baixo |
|
alto |
Assistente |
|
|
|
Provocador |
|
|
alto |
Observador |
baixo |
baixo |
alto |
Participante |
baixo |
|
|
- Brochet, M.G. (1989) Effective moderation of computer conferences:
Notes and suggestions. In M.G.Brochet (Ed.), Moderating conferences
(pp. 6.01-6.08). Guelph, Ontario: University of Guelph.
- Mason,R. (1991) Moderating educational computer conferencing. DEOSNEWS, 1(19)
. (Archived as DEAOSNEWS 91-00011 0n LISTSERV@PSVUM
- Conti, G.J. (1991) Identifying your teaching style. Malabar, Fl, Krieger Publishing Company