2.3. ROTEADORES INDEPENDENTES DE PROTOCOLOS

Empresas como a CrossComm Corp. comercializam produtos chamados (por elas mesmas) de "roteadores independentes de protocolos". Esses dispositivos utilizam algumas das mesmas técnicas desenvolvidas para as pontes inteligentes, aplicando-as a todos os protocolos de roteamento e a alguns protocolos sem roteamento.

Os roteadores independentes escutam passivamente todo o tráfego das redes a que estão associados, construindo uma tabela de endereços que descreve todos os nós que conseguem identificar. Feito isso, cada roteador troca informações com roteadores próximos. Assim, num curto período de tempo, os roteadores conseguem estar informados sobre todos os nós sem a intervenção do administrador da rede.

A principal vantagem desse tipo de roteador está na possibilidade de rotear pacotes que não contém informações de roteamento, como é o caso dos pacotes DECnet LAT e NetBIOS. A sua desvantagem está em que ficamos presos a um fornecedor. Os roteadores independentes de protocolos utilizam programas poderosos para ler todas as informações de endereçamento contidas em todos os pacotes encapsulados, e depois tentam encontrar o melhor caminho entre as estações de origem e destino. Não é aconselhável contar com a interoperabilidade entre produtos de empresas diferentes.