2.2.2.1. O PROTOCOLO IS-IS

O protocolo de roteamento OSPF faz parte do conjunto de protocolos TCP/IP. Este conjunto de protocolos criado especificamente segundo o modelo ISO/OSI contém outro protocolo de roteamento de estado do link denominado IS-IS (Intermediate- System-to-Intermediate-System ou Sistema Intermediario para Sistema Intermediário), definido no documento 10589 da ISO. O Dual IS-IS, uma versão especial do IS-IS que transporta pacotes compatíveis com os padrões TCP/IP e OSI, é definido pelo RFC 1195 e pelo documento 9542 da ISO.

Os roteadores IS-IS usam os mesmos tipos de critérios do OSPF na avaliação de pacotes e no seu envio entre os circuitos da rede. O IS-IS oferece as mesmas vantagens do OSPF mas (pelo menos em teoria) permite maior interoperabilidade entre equipamentos de fabricantes diferentes por estar subordinado ao modelo Open Systems Interconnection (OSI).

A Digital Equipment Corp. incorporou o IS-IS a todos os roteadores do sistema de redes DECnet Phase V com a finalidade de fazer roteamento de pacotes OSI, IP e DECnet. Outras empresas, inclusive a Cisco Systems e a 3Com, oferecem roteadores IS-IS com recursos e graus de compatibilidade variados.