Mensagens recebidas



Return-Path:
Received: from vortex.ufrgs.br (vortex.ufrgs.br [143.54.1.7])
    by penta.ufrgs.br (8.8.8/8.8.8) with SMTP id UAA10926
    for ; Fri, 17 Dec 1999 20:23:01 -0200 (EDT)
Received: from lies.edu.ufrgs.br (143.54.41.10)
    by vortex.ufrgs.br (V5.0-9, OpenVMS V7.2 Alpha);
    Fri, 17 Dec 1999 20:21:30 -0200 (EDT)
Received: from LIES_EDU/SpoolDir by lies.edu.ufrgs.br (Mercury 1.44);
    17 Dec 99 20:18:39 GMT-3
Received: from SpoolDir by LIES_EDU (Mercury 1.44); 17 Dec 99 20:18:09 GMT-3
From: "MARGARETH OLIVEIRA VIEIRA"
Organization: Faculdade de Educacao
To: liane@penta.ufrgs.br
Date: Fri, 17 Dec 1999 20:18:09 GMT -3
MIME-Version: 1.0
Content-type: text/plain; charset=ISO-8859-1
Subject: Aula 5 Gestão da Educação
Priority: normal
X-mailer: Pegasus Mail for Windows (v2.53/R1)
Message-ID: <53737503FB@lies.edu.ufrgs.br>
X-UIDL: c36d30b7c548cb370c649b829081635e

Professora Liane.


Conseguimos acessar o curso Comenius, mas nao conseguimos interagir devido as nossas limitacoes com o idioma. Quanto a analise dos programas Windows 95 e Compton's Interactive Encyclopedia concluimos que o curso de Windows 95 possui uma boa apresentacao visual e sonora e boa estruturacao na organizacao de blocos de conteudos ainda assim contem muitas informacoes no bloco apresentado, com uma sequencia de quatro blocos e apos os exercicios referente aos blocos apresentados. Pensamos que o ideal dos procedimentos seria um bloco de conteudos e exercicios correspondentes. Como aspecto positivo ressaltamos o controle da aprendizagem do aluno sobre o curso podendo retornar ou avancar de acordo com seus interesses e ritmo. Quanto ao segundo programa nao foi possivel analisa-lo devido a erros no programa de instalação, além disto o mesmo nao possuia versao em portugues.


Assinado Ana Silvia e Margareth.




From: "Rosemary Pereira Pedroso"
Organization: Faculdade de Educacao
To: liane3@penta.ufrgs.br
Date: Fri, 17 Dec 1999 19:45:13 GMT -3
MIME-Version: 1.0
Content-type: text/plain; charset=ISO-8859-1
Subject: Aula 5 - Rosemary, Rosmi, Rosi
X-Confirm-Reading-To: "Rosemary Pereira Pedroso"
X-pmrqc: 1
Priority: normal
X-mailer: Pegasus Mail for Windows (v2.53/R1)
Message-ID: <52E6E9451D@lies.edu.ufrgs.br>
X-UIDL: 655c6d9e2b8d39e3b41237489c2bf7ca

    Ao analisarmos o centro de linguas Comenius, observamos que o site está bem estruturado, no entanto nao o achamos atrativo para quem nao domina a lingua inglesa, alem disso se apresenta mais como uma propaganda do curso. Desta forma, é mais comercial do que pedagógico, pois tem acesso somente quem paga por ele, e analisar pedagogicamente fica dificil, porque nao se tem acesso as licoes, tendo ainda um link que ao acessarmos para a traducao do portugues, faz a traducao para o tailandes.

Analisamos também dois CDs. Um sobre a INTERNET- ciberwind e o outro sobre Dermatologia. Podemos dizer que ambos estao bem estruturados e atrativos quanto as informacoes que trazem, pois contem recursos variados, tais como: figuras, sons, links, etc...

    O CD da INTERNET tornou-se interessante porque ja tinhamos um pouco de pratica e este nos possibilitou um conhecimento mais teorico no uso desta e outros relativos a area.

    O de dermatologia nos chocou um pouco pelas imagens, mas acreditamos que o mesmo se torna significativo para quem se interssa por esta area.




Date: Fri, 17 Dec 1999 20:15:13 -0200
From: lucianne otharan alfaro
X-Mailer: Mozilla 4.7 [en] (Win98; I)
X-Accept-Language: en,pdf
MIME-Version: 1.0
To: liane3@penta.ufrgs.br
Subject: análise - aula5
Content-Type: multipart/alternative;
 boundary="------------1397DB3D705457FCCD0EAAF1"
X-UIDL: 38e1ff4966266f95c825a3f31fa4d92f

Liane


Analisamos os cdrom:

aleitamento materno Word 97 - passo a passo
Consideramos o primeiro mais criativo, utilizando mais recursos como movimento, figuras e animação. O menu facilita o acesso aos temas apresentados. O segundo é mais cansativo, pois utilizou sempre o mesmo recurso; de difícil acesso aos temas ; o recurso expositivo era maçante.


Concluímos que para este tipo de estratégia  deve utilizar-se de ferramentas como movimento, plasticidade, criatividade, variedade e ser dinâmico para que chame a atenção e possibilite a concentração do usuário.


Isabel, Lucianne e Valéria
 




X-Originating-IP: [143.54.41.27]
X-Mailer: ZipMail Mailer2.0 in HTTPServer www.zipmail.com.br
From: "Luiz Osmar Mendes"
Reply-To: lugauchinho@zipmail.com.br
To:
Subject: Aula 5
Content-type: text/plain;
    charset="iso-8859-1"
MIME-Version: 1.0
Message-Id: <19991217234919.D6D296082@zipmx11.zipmail.com.br>
Date: Fri, 17 Dec 1999 21:49:19 -0200 (EDT)
X-UIDL: 5cfbf21acc45c26653775616d9741a51

 

Alunos Denise, e Luiz.

Análise dos CDs sobre Word 7 e Webstr's Enciclopédia.

No nosso entendimento estes dispositivos,de certa forma, não são programados para que a interação aconteça de fato. Quanto ao primeiro, existe no final uma procura desta interação, mas na verdade o futuro usuário poderá não absorver as mensagens que lhe são enviadas, tendo em vista o tipo de linguagem, o ritmo constante e inalterável e a impossibilidade de dar por concluído um capítulo sem passar por todos os ícones oferecidos.


Além disto, o ambiente em que temos que utilizar estes instrumentos não oferece as condições necessárias para a aquisição e retenção dos conteúdos.


O CD Webster's Enciclopédia obriga ao usuário que tenha domínio total da lingua inglesa, o que não é uma constante no nosso meio. Também é necessário, para se instalar o aplicativo,uma maior disposição de informações para se chegar ao aplicativo. Quanto ao acesso às informações, o programa não oferece ao usuário uma relação de todos os ítens em uma seção, limitando-se a oferecer as várias seções para acesso. Isto desestimula o usuário.




Date: Sat, 18 Dec 1999 09:23:00 -0200
From: Henrique
X-Mailer: Mozilla 4.7 [en] (Win98; I)
X-Accept-Language: en,pdf
MIME-Version: 1.0
To: liane3@penta.ufrgs.br
Subject: Aula 5
Content-Type: multipart/mixed;
 boundary="------------3E3DFBF5AC4DCB44EDD88235"
X-UIDL: 659d4a82325005f508918fbecabf0066

Análise  dos CDs Power Point 97 e
do Programa Educacional em Oftalmologia

Power Point é um aplicativo para criação e apresentação de slides no próprio computador com figuras, gráficos, fotos, textos, recursos de multimídia e efeitos especiais.

Todos estes recursos podem ser utilizados a partir do que se tem dentro do próprio computador ou criar, usando a imaginação.

Programa Educacional em Oftalmologia aborda dois temas: anatomia e fisiologia ocular e exame ocular. Dentro da anatomia e fisiologia ocular, apresenta tópicos  de consulta, como uma introdução e as diferentes camadas do olho. No tópico do exame ocular, apresenta diferentes tipos de exame que se pode fazer no globo ocular.

São programas interativos que se utilizam de multimídia para apresentar os recursos para sua utilização e informação, através de um índice e um acessório de áudio (Power Point), pelo qual podemos explorar o programa, conforme a necessidade do aprendiz.

Cláudia, Magda, Maria do Horto e Maria Cristina.


Dia 17/12/99