Professora Liane.
Ao analisarmos o centro de linguas Comenius, observamos
que o site
está bem estruturado, no entanto nao o achamos atrativo para
quem nao
domina a lingua inglesa, alem disso se apresenta mais como uma
propaganda do curso. Desta forma, é mais comercial do que pedagógico,
pois tem acesso somente quem paga por ele, e analisar pedagogicamente
fica dificil, porque nao se tem acesso as licoes, tendo ainda um link
que ao acessarmos para a traducao do portugues, faz a traducao para
o
tailandes.
Analisamos também dois CDs. Um sobre a INTERNET-
ciberwind e o outro
sobre Dermatologia. Podemos dizer que ambos estao bem estruturados
e atrativos quanto as informacoes que trazem, pois contem recursos
variados, tais como: figuras, sons, links, etc...
O CD da INTERNET tornou-se interessante porque ja
tinhamos um pouco
de pratica e este nos possibilitou um conhecimento mais teorico no
uso desta e outros relativos a area.
O de dermatologia nos chocou um pouco pelas imagens,
mas acreditamos
que o mesmo se torna significativo para quem se interssa por esta
area.
Liane
aleitamento materno
Word 97 - passo a passo
Alunos Denise, e Luiz.
Análise dos CDs sobre Word 7 e Webstr's Enciclopédia.
No nosso entendimento estes dispositivos,de certa forma, não
são programados para que a interação aconteça
de fato. Quanto ao primeiro, existe no final uma procura desta interação,
mas na verdade o futuro usuário poderá não absorver
as mensagens que lhe são enviadas, tendo em vista o tipo de linguagem,
o ritmo constante e inalterável e a impossibilidade de dar por concluído
um capítulo sem passar por todos os ícones oferecidos.
Análise dos CDs Power Point 97 e
Power Point é um aplicativo para criação e apresentação
de slides no
próprio computador com figuras, gráficos, fotos, textos,
recursos de
multimídia e efeitos especiais.
Todos estes recursos podem ser utilizados a partir do que se tem dentro
do próprio computador ou criar, usando a imaginação.
Programa Educacional em Oftalmologia aborda dois temas: anatomia e
fisiologia ocular e exame ocular. Dentro da anatomia e fisiologia
ocular, apresenta tópicos de consulta, como uma introdução
e as
diferentes camadas do olho. No tópico do exame ocular, apresenta
diferentes tipos de exame que se pode fazer no globo ocular.
São programas interativos que se utilizam de multimídia
para apresentar
os recursos para sua utilização e informação,
através de um índice e um
acessório de áudio (Power Point), pelo qual podemos explorar
o programa,
conforme a necessidade do aprendiz.
Cláudia, Magda, Maria do Horto e Maria Cristina.
Return-Path:
Received: from vortex.ufrgs.br (vortex.ufrgs.br [143.54.1.7])
by penta.ufrgs.br (8.8.8/8.8.8) with SMTP id UAA10926
for
Received: from lies.edu.ufrgs.br (143.54.41.10)
by vortex.ufrgs.br (V5.0-9, OpenVMS V7.2 Alpha);
Fri, 17 Dec 1999 20:21:30 -0200 (EDT)
Received: from LIES_EDU/SpoolDir by lies.edu.ufrgs.br (Mercury 1.44);
17 Dec 99 20:18:39 GMT-3
Received: from SpoolDir by LIES_EDU (Mercury 1.44); 17 Dec 99 20:18:09
GMT-3
From: "MARGARETH OLIVEIRA VIEIRA"
Organization: Faculdade de Educacao
To: liane@penta.ufrgs.br
Date: Fri, 17 Dec 1999 20:18:09 GMT -3
MIME-Version: 1.0
Content-type: text/plain; charset=ISO-8859-1
Subject: Aula 5 Gestão da Educação
Priority: normal
X-mailer: Pegasus Mail for Windows (v2.53/R1)
Message-ID: <53737503FB@lies.edu.ufrgs.br>
X-UIDL: c36d30b7c548cb370c649b829081635e
Conseguimos acessar o curso Comenius, mas nao conseguimos interagir
devido as nossas limitacoes com o idioma. Quanto a analise dos
programas Windows 95 e Compton's Interactive Encyclopedia concluimos
que o curso de Windows 95 possui uma boa apresentacao visual e sonora
e boa estruturacao na organizacao de blocos de conteudos ainda assim
contem muitas informacoes no bloco apresentado, com uma sequencia de
quatro blocos e apos os exercicios referente aos blocos apresentados.
Pensamos que o ideal dos procedimentos seria um bloco de conteudos e
exercicios correspondentes. Como aspecto positivo ressaltamos o
controle da aprendizagem do aluno sobre o curso podendo retornar ou
avancar de acordo com seus interesses e ritmo. Quanto ao segundo
programa nao foi possivel analisa-lo devido a erros no programa de
instalação, além disto o mesmo nao possuia versao
em portugues.
Assinado Ana Silvia e Margareth.
From: "Rosemary Pereira Pedroso"
Organization: Faculdade de Educacao
To: liane3@penta.ufrgs.br
Date: Fri, 17 Dec 1999 19:45:13 GMT -3
MIME-Version: 1.0
Content-type: text/plain; charset=ISO-8859-1
Subject: Aula 5 - Rosemary, Rosmi, Rosi
X-Confirm-Reading-To: "Rosemary Pereira Pedroso"
X-pmrqc: 1
Priority: normal
X-mailer: Pegasus Mail for Windows (v2.53/R1)
Message-ID: <52E6E9451D@lies.edu.ufrgs.br>
X-UIDL: 655c6d9e2b8d39e3b41237489c2bf7ca
Date: Fri, 17 Dec 1999 20:15:13 -0200
From: lucianne otharan alfaro
X-Mailer: Mozilla 4.7 [en] (Win98; I)
X-Accept-Language: en,pdf
MIME-Version: 1.0
To: liane3@penta.ufrgs.br
Subject: análise - aula5
Content-Type: multipart/alternative;
boundary="------------1397DB3D705457FCCD0EAAF1"
X-UIDL: 38e1ff4966266f95c825a3f31fa4d92f
Analisamos os cdrom:
Consideramos o primeiro mais criativo, utilizando mais recursos como
movimento, figuras e animação. O menu facilita o acesso aos
temas apresentados. O segundo é mais cansativo, pois utilizou sempre
o mesmo recurso; de difícil acesso aos temas ; o recurso expositivo
era maçante.
Concluímos que para este tipo de estratégia deve
utilizar-se de ferramentas como movimento, plasticidade, criatividade,
variedade e ser dinâmico para que chame a atenção e
possibilite a concentração do usuário.
Isabel, Lucianne e Valéria
X-Originating-IP: [143.54.41.27]
X-Mailer: ZipMail Mailer2.0 in HTTPServer www.zipmail.com.br
From: "Luiz Osmar Mendes"
Reply-To: lugauchinho@zipmail.com.br
To:
Subject: Aula 5
Content-type: text/plain;
charset="iso-8859-1"
MIME-Version: 1.0
Message-Id: <19991217234919.D6D296082@zipmx11.zipmail.com.br>
Date: Fri, 17 Dec 1999 21:49:19 -0200 (EDT)
X-UIDL: 5cfbf21acc45c26653775616d9741a51
Além disto, o ambiente em que temos que utilizar estes instrumentos
não oferece as condições necessárias para a
aquisição e retenção dos conteúdos.
O CD Webster's Enciclopédia obriga ao usuário que tenha
domínio total da lingua inglesa, o que não é uma constante
no nosso meio. Também é necessário, para se instalar
o aplicativo,uma maior disposição de informações
para se chegar ao aplicativo. Quanto ao acesso às informações,
o programa não oferece ao usuário uma relação
de todos os ítens em uma seção, limitando-se a oferecer
as várias seções para acesso. Isto desestimula o usuário.
Date: Sat, 18 Dec 1999 09:23:00 -0200
From: Henrique
X-Mailer: Mozilla 4.7 [en] (Win98; I)
X-Accept-Language: en,pdf
MIME-Version: 1.0
To: liane3@penta.ufrgs.br
Subject: Aula 5
Content-Type: multipart/mixed;
boundary="------------3E3DFBF5AC4DCB44EDD88235"
X-UIDL: 659d4a82325005f508918fbecabf0066
do Programa Educacional em Oftalmologia
Dia 17/12/99