Os Ingredientes necessários para o pão:

         

Todo o pão é feito pelo assamento de uma massa que possue dois ingredientes básicos, farinha e um líquido. Os panificadores podem usar uma infinidade de variações sobre estes dois ingredientes.

        Os líquidos usados na panificação incluem água, leite, iougurte, vinho ou cerveja.

        O pão pode ser fermentado ou não. Os pães fermentados são a mairia dos conhecidos pela civilização ocidental e são produzidos utilizando-se substâncias que formam bolhas de dióxido de carbono. Estas bolhas de gás incham a massa, causando seu crescimento e tornando-a leve e porosa após o aquecimento. A maioria dos pães básicos são fermentados por um fungo, chamado levedura. Biscoitos, broas, bolos e outros produtos de confeitaria são fermentados com um outro tipo de femento chamado fermento químico, ou bicarbonato de sódio.

        Pães não fermentados são secos e duros. Alguns tipos mais comuns são os biscoitos de água e sal, o pão crocante de centeio da Suécia e o matzota judaico.

        Fermentado ou não os pães contem outros ingredientes em adição a farinha e líquido. Uma quase infinita variedade de pães podem ser feitos com a adição de adoçantes, gorduras, queijo, ovos, carnes, frutas vegetais, sementes ou nozes.

        Um adoçante, tanto sacarose ou glicose são utilisados em quase todos os pães devido ao seu sabor, e como auxiliar no crescimento das leveduras. O pão também poderá ter um revestimento decorativo externo de calda.

        O alto teor de gordura ou queijo aumenta a maciez e formação de lascas no pão, o melhor exemplo é o croissant frances.

        Os ovos ajudam a fermentação da massa, melhorando a leveza do pão. Eles podem ser passados no topo da massa antes de assar para criar uma crosta brilhante, como no halah judaico.
 
        Pães de vários países contém frutas, verduras, carnes, sementes ou nozes. Exemplos incluem o “scone” de frutas da Inglaterra, o “parata” de espinafre da Índia, o pão de salsicha dos Estados Unidos , o pão de Páscoa de gergelim da Grécia e o pão doce de avelãs da Finlandia.  

retornar uma página   índice  prosseguir para próxima página