Fermento - ingrediente fundamental para o pão

        Não é possível produzirmos um pão, na forma como estamos acostumados a consumi-lo, sem a utilização de fermento, pois é este elemento o responsável para que a massa fique leve e macia, diferente dos pães pesados e massudos (pães ázimos) fabricados pelos povos antigos, há milhares de anos atrás.

        O conhecido "fermento biológico" nada mais é do que uma grande quantidade de células de Saccharomyces cerevisiae, um grupo de leveduras muito utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pão, bolos, biscoitos, ... Este grupo faz parte dos fungos, e engloba organismos unicelulares com nutrição heterotrófica por não possuírem pigmentos fotossintetizantes. De todos os seres vivos, os fungos são os que possuem a mais rica coleção de enzimas. Esta variedade de enzimas permite que eles "ataquem" praticamente qualquer tipo de material.

        O fermento, ou as leveduras, atacam os açúcares da massa, transformando-os em dióxido de carbono (CO2). Durante o descanso da massa o gás formado dobra de volume, provocando o crescimento do pão.

        É muito importante diferenciar-se o fermento biológico do fermento químico, utilizado para bolos e biscoitos.
 

        Desafiamos você a realizar os experimentos propostos a seguir, e asseguramos que você compreenderá bem melhor o comportamento das leveduras.

 
 

    Experimentos 

 

         Aprofunde seus conhecimentos sobre leveduras
 
 
 
 

retornar uma página  índice prosseguir para próxima página