Ferramenta de verificação de rota HOPCHECK
Resumo
Hopcheck é uma ferramenta que mostra as rotas percorridas pelos pacotes de um PC para o endereço IP determinado. O Hopcheck usa o mesmo mecânismo com traceroute mas é para ser usado em PCs que tenham coneção Ethernet. O Hopcheck é uma ferramente que permite traçar o caminho usado pelos pacotes da fonte para o destino. Ele pode ser usado para situações onde a opções de rota do registro IP podem falhar, tais como gateways intermediários discartando pacotes, rotas que excedam a capacidade de um datagrama, ou implementações de IP intermediários que não suportam rota de registro. Atraso de ida e volta de pacotes entre a fonte e os gateways intermediários são também reportados permitindo a determinação da contribuição dos gateways individuais para o atraso end-to-end.
Hopcheck é parte de um grande pacote TCP/IP que é conhecido como ka9q. ka9q pode coexistir no PC com outros pacotes TCP/IP tais como FTP, mas pode ser usado independentemente de outros pacotes. Ka9q foi escrito por Phil Karn. Hopcheck foi adicionado por Katie Stevens. Hopcheck ira rodar sobre o padrão ka9q.
Mecânismo
A ferramenta Hopcheck é usada para passar o endereço IP para o Tracert que utiliza um mecânismo de reportagem de erro de tempo excedido ICMP. Quando um pacote IP é recebido por um gateway com o valor time-to-live de 0. um pacote é transmitido para o host que gerou o pacote. Pelo pacotes transmitidos para um destino com TTL de 0, o próximo hop pode ser identificado como a fonte da mensagem de tempo excedido do ICMP. Pela aumento do campo TTL os hops subsequentes podem ser identificados. Cada pacote tranmitido para fora é também time stamped. O time stamp é retornado como parte do pacote ICMP, assim o atraso de ida e volta do pacote pode ser calculado.
Advertências
Como o Hopcheck so passa o endereço IP para o tracert, trataremos aqui de algumas limitações de tracert. Algumas implementações enviam ou remetem pacotes com um TTL de 0. Assim escapando da identificação. Outros usam o campo TTL na chegada do pacote como um TTL para responder erros ICMP, que atraza identificação.
Hardware requerido
Compatível IBM com uma placa de interface de rede ethernet; placa ethernet suportado atraves de especificação de driver de pacotes FTP.
Software requerido
DOS, windows NT ou windows 95.
Disponibilidade
A disponibilidade deste software via FTP anonymous no endereço ucdavis.edu, no diretório "dist/nethop", ou no endereço internet http://www.insys.de/~publucsoft/COOLCD/COOLTOOL/APPS/HOPCHECK/.
Voltar para a página principal