IFCONFIG
IFCONFIG
Função:
A ferramenta ifconfig é utilizada para configurar parâmetros de interfaces de redes
Sintaxe:
/sbin/ifconfig interface [ address_family ]
[ address [ dest_address ] ] [ up ] [ down ]
[ auto-revard ] [ netmask mask ]
[ brodcast address ] [ metric n ] [ mtu n ]
[ trailers | - trailers ] [ private | -private ]
[ arp | -arp ] [ plumb ]
/usr/sbin/ifconfig interface [ address_family ]
[ address [ dest_address ] ] [up ] [down ]
[ auto-revard ] [ netmask mask ]
[ broadcast address ] [metric n] [ mtu n ]
[ trailers | -trailers ] [ private | -private ]
[ arp | -arp ] [ plumb ]
Descrição
Ifconfig é usado para atribuir um endereço para uma interface e/ou configurar parâmetros de interface de rede. ifconfig pode ser utilizado em "boot time" para definir o endereço da rede de cada interface presente em uma máquina, ele pode também ser utilizado em outras momentos para redefinir uns endereços de interfaces ou outros parâmetros de operações.
Utilizado sem opções, ifconfig mostra a configuração corrente para a interface de rede. Se uma familia do protocolo é especificado, ifconfig emitirá um relatório somente dos detalhes especificados para aquela familia do protocolo. Somente o Super-usuário pode modificar a configuração de uma interface de rede.
O parâmetro de interface é uma string de um formulário "nameunit", por exemplo le0 ou ie1.Três são as interfaces especiais, -a, -ad e -au, são reservados e referem a todos ou um sub-conjunto das interfaces no sistema. Se um destes nomes de interfaces é dado, os comandos seguintes são aplicados para todos das interfaces:
-a Aplicado aos comandos para todas as interfaces do sistema.
-ad Aplicado aos comandos para todos "down" as interfaces do sistema.
-au Aplicado aos comandos para todos "up" as interfaces do sistema.
Desde uma interface pode receber transmissões em diferentes protocolos, cada qual pode requerer sepadamente esquemas de nomes, o parâmetro e endereços são interpretados de acordo com as regras de alguns endereços da familia, especificado pelo parâmetro address_family. Os endereços das familias suportados são ether e inet. Se nenhum endereço da familia é especificado, inet é assumido.
Para a familia TCP/IP (inet), o endereço é tampouco um nome do host presente no nome do host no base de dados ou em Serviços de informações de redes (NIS - Network Information Service) com os host mapeados, ou um endereço TCP/IP expressado no padrão internet "dot notation". Tipicamente, um endereço Internet especificado no "dot notation" consistirá de seus números de sistemas de redes e um número único da máquina do host. Um endereço tipico internet é 192.9.200.44, onde 192.9.200 é o número da rede e 44 é o número do host da máquina.
Para o endereço da familia ether, o endereço é um endereço ethernet representado como x:x:x:x:x:x onde x é um número hexadecimal entre 0 e ff.
Se o parâmetro dest_address é adicionado para o parâmetro no endereço, ele especifica o endereço do correspondente em outro fim de um ponto para outro ponto de link.
Interface
Uma string de um nome de interface concacatenada com um número unitário, como por exemplo ether(). A interface de rede AMITCP/IP são definidas no arquivo db/interface. Por exemplo, uma interface devs:networks/rhcslip.device.
address
O endereço IP desta interface. Tampouco o nome presente do "host" no banco de dados do host, (ver db-host), ou um DARPA.
Dest_address
Endereço do sistema destino.
Opções
A seguinte operação dos parâmetros será especificada:
up
Marca a interface "up". Habilita a interface depois de um "ifconfig down". Ocorre automaticamente quando configurado o endereço em uma interface. Configurando este "Flag", não há efeito se o ifconfig estiver "down".
down
Marca a interface "down". Quando uma interface está marcada down, o sistema não tentara transmitir mensagens através daquelas interfaces. Se possível, a interface será resetada para desabilitar a recepção. Esta ação não desabilitará o roteador usando a interface.
netmask mask
Especifica como o endereço restringe, subdividindo redes dentro de sub-redes. Mask inclui partes de redes do endereço local, e partes de sub-redes no qual é trazido do endereço do campo do host. Mask podem ser especificadas como um único número hexadecimal com um dominante 0x, com uma notação do endereço da internet, ou com um psedo-rede de nome de redes listada no arquivo db/networks. Mask contém 1's para cada bit posicionado no endereço de 32 bit que são usados para a rede e a parte da sub-rede, e 0's para a parte do host. Mask deveria conter no mínimo uma parcela padrão da rede, e um campo da sub-rede deveria ser contigua com a parcela da rede.
broadcast
Especifica o endereço que representa brodcast para a rede. O default do endereço brodcast é o endereço com uma parte do host de todos os 1's.
arp
Habilita o uso da resolução do endereço do protocolo entre o mapeamento no nível de endereçamento da rede e o nível de link da rede (default). Isto é implementado correntemente entre o mapeamento TCP/IP e o endereçamento ethernet com 10 Mb/s.
-arp
Desabilita o uso da resolução do endereço do protocolo.
auto-revarp
Usa o endereço reverso da resolução do protocolo (RARP), automaticamente para adquirir um endereço para esta interface.
plumb
Abre um dispositivo associado com um nome de interface e configura o TCP/IP para o uso do dispositivo. A interface não mostrará a saida do ifconfig-a.
private
Diz ao roteador in.routed daemon que a interface não deveria ser utilizadas.
-private
Especifica as interfaces que não serão utilizadas.
trailers
Este "flag" é utilizado para causar um "non-standard" encapsulado de pacotes inet em certos níveis de link. Drivers fornecidos com esta liberação não utilizará este "flag", mas ele é ignorado por compatibilidade.
-trailers
Desabilita o uso de um "trailer" nível de link encapsulado.
metric n
Configura o roteador métrico da interface para n, default 0. O roteador métric é utilizado pelo protocolo de roteamento com um alto metrics, que tem o efeito de fazer um roteador menos favorável; metrics são contadores adicionados a host, para destinos de redes e host.
mtu n
Configura o máximo de unidades de transmissões da interface para n. Para muitos tipos de redes o mtu tem um alto limite, por exemplo, 1500 para Ethernet.
Diagnósticos
Mensagens indicando que a interface especificada não existe ou requere endereço desconhecido.
notas:
É recomendado para nomes broadcast, down, private, trailers, up, e outros possíveis nomes de opções não serão selecionados quando escolhendo nomes de host. Escolhendo algum destes nomes como nomes de host, causará problemas que poderá ser extremamente dificeis de diagnosticar.
Exemplos
ifconfig lo0 127.0.0.1
Este comando marca o dispositivo interno do loopback "up", e atacha o endereço IP 127.0.0.1.
ifconfig cslip0 193.102.4.144 193.102.4.129
Este comando inicia o driver CSLIP, atacha um endereço
193.102.4.144 (endereço da internet) e um endereço destino 193.102.4.129 (o endereço internet do host que você está conectando).
ifconfig ether0 193.124.100.64 netmask 255.255.255.192
Este comando carrega um driver ethernet (por default para o "commodore" A2065 adaptador ethernet com unidade 0), ele está marcado "up", atachado em um endereço IP 193.124.100.65, e configurado netmask para 255.255.255.192. Um "bitwise" lógico e de netmask e endereço para um formulário de interface de um endereço de uma sub-rede, neste caso 193.124.100.64. Todos os pacotes apontados para o host com o mesmo endereço da sub-rede (aquele é o host193.124.100.65 - 193.124.100.126) são roteados para esta interface.
Se sua Workstation não está atachada para a Ethernet, a interface ie0 deveria ser marcada "down" como a seguinte:
example% ifconfig ie0 down
Para imprimir o endereçamento das informações para cada interface, utilize o seguinte comando:
example% ifconfig -a
Para resetar cada interface de endereçamento brodcast depois do netmask tem sido corretamente configurado, utilize o próximo comando:
example% ifconfig -a broadcast +
Para trocar o endereçamento Ethernet para a interface ie0, utilize o seguinte comando:
example%ifconfig le0 ether aa:1:2:3:4:5
(1) O endereço IP 127.0.0.1 pertence para o limite oficial do endereço loop-back network 127.