GERENCIAMENTO NETWARE VIA SNMP
Levantamos uma série de traps específicos e úteis para se gerenciar um servidor NETWARE, posteriormente checamos nas MIB'S (Management Information Base) se existia alguma forma de se obter tais informações, ou através de um objeto gerenciável, ou através da junção de dois ou mais objetos.
Os Traps levantados foram:
Após a análise, verificamos:
1) Pouca Memória Cache:
2) SPX e IPX ("warnings" diversos):
3) Acesso não autorizado:
4) Modo Console:
5) Tráfego ultrapassando um limiar:
Se analisarmos esses dois valores entre um intervalo de tempo, conseguiremos chegar a um valor que representa o tráfego de pacotes no servidor, o que pode ser comparado com um valor pré-determinado, e apresentarmos uma conclusão sobre o mesmo.
6) Disco cheio (ou quase):
Comparando-se esses dois valores, ou simplismente o segundo, podemos dizer se o volume (disco) está cheio ou quase cheio.
7) Volume com problema:
8) Número de estações competindo pelo acesso ao servidor maior que o contratado:
Buscando os dois valores, conseguiremos chegar a uma conclusão sobre o número de logins ativos e os número de logins que ainda podem ser abertos. Bem como, se o valor máximo foi ultrapassado ou está próximo de ser alcançado.
9) Violação de Copyright:
Caso lermos todos os números seriais de todos os servidores da rede, poderemos verificar se houve violação de copyright. Para isso, basta compararmos os valores dos números seriais lidos.