Data: 25/03/98
Hora: 11:01

Nome : Cleber Caldana
Endereco : caldana@unopar.br
opiniao : INTERNET

Rede mundial de computadores que interligam redes utilizando um conjunto comum de protocolos de comunicação conhecido como Protocolo de Controle de Transmissão e Protocolo Internet (TCP/IP). As vantagens e recursos oferecidos por uma rede são: compartilhar informações, enviar arquivos eletronicamente, entrar para uma lista ou grupo de discussão, comunicar on-line com qualquer usuário que esteja conectado na rede. A Internet surgiu e teve seus pontos de mudanças nos seguintes anos:

1968: A ARPA (EUA) desenvolveu uma rede para ligar universidades;
1975: DARPA (EUA) assumiu o trabalho da ARPA e encaminhou o desenvolvimento dos protocolos TCP e IP.
1979: Comitê informal chamado Comissão de Controle e Configuração da Internet (ICCB) foi formado para guiar o desenvolvimento do TCP/IP.
1983: Determinação da DARPA para que todos os computadores conectados na ARPANET usassem o TCP/IP, e também cedeu o codigo do TCP/IP para a Universidade da California, em Berkeley para distribuir com suas versões do sistema operacional UNIX. Pelo código do TCP/IP não ser proprietário, espalhou-se rapidamente.
1985: A NSF (EUA) estabeleceu a NSFNET para comunicação entre centros de pesquisas e de ciências dentro e fora dos EUA.
1989: A NSFNET tomou o lugar da ARPANET e o ICCB foi reorganizado em dois grupos: a Força de Tarefa de Pesquisa na Internet - IRTF e Força de Tarefa de Engenharia na Internet - IETF.
1990+: As redes cresceram e novas redes estão sendo criadas para permitir a troca de informação e compartilhamento de recursos entre computadores.

Atualmente a Internet possue diversos orgãos e comitês para sua administração no que se refere a publicações técnicas e policiamento, entre os principais podemos citar:

IAB - Administra a Internet e coordena as Forças de Tarefas;
InterNIC - Centro de informações da rede Internet, distribui endereços IP;
IETF - Sub-comitê da IAB responsável pela implementação e problemas de engenharia;
RFC - Requerimento para Comentários, responsável pela documentação da Internet;
IRTF - Sub-comitê da IAB responsável pelo desenvolvimento de protocolos e adicionais atividades de pesquisa;
FNC - Concil Federal de Rede, provê a função de coordenação entre o IAB e agências do governo e instrui agências no uso da Internet.

FERRAMENTAS DA INTERNET

Pode-se utilizar a Internet através de entradas principais, são elas:
* World Wide Web (www): Pacote de ferramentas que permite ouvir som, assistir video-clips, visitar páginas comerciais,.... O www é baseado na tecnologia chamada hipertexto ou hipermídia. O acesso do usuário ao www é feito através de browser ou navegadores.
* E-mail - Simplesmente uma maneira de computadores trocar mensagens eletronicamente, economizando tempo, esforço e papel;
* Newsgroups Permite o corpatilhamento de informações em um grupo.
* Information Searching : Serviços de auxílio e pesquisa.

COMO A INTERNET TRABALHA

As transações são realizadas através de pacotes. A transmissão destes pacotes seguem os seguintes passos: 1 - A estação transmissora transmite o pacote para a rede local;
2 - O pacote é transmitido por todos os computadores na rede, incluindo o roteador;
3 - O roteador examina o endereço de destino, se o endereço de destino não for na rede local o roteador manda o pacote para outro roteador sucessivamente até a localização do endereço;
4 - Receptor manda um sinal de reconhecimento. Se o sinal de reconhecimento não for mandado em um determinado tempo, o sistema manda novamente o pacote de dados.

Os protocolos de transmissão dividem-se em dois tipos: * Orientado à conexão : Um caminho de conexão é estabelecido para a transmissão de dados, uma configuração é requerida para estabelecer os vários circuítos de comunicação. Uma vez começada a transferência dos dados, os pacotes não precisam carregar muitas informações de protocolo conhecido como overhead. Possui mecanismos de reconhecimento e reenvio de pacotes.
* Não orientado a conexão: Esse modo de transmissão associa a cada pacote um endereço global, que identifica a origem e o destino do pacote. Os pacotes são independentes um do outro e não possui reconhecimento ou reenvio de pacote.

BÁSICO SOBRE REDES

Para a comunicação de dados entre computadores são necessários:
* Placa de interface com a rede - NIC
* Meio da rede: Cabo de fibra óptica, Cabo coaxial, Par trançado, Ondas,...

Tipos de Redes:
LAN - redes locais em uma área geográfica limitada;
MAN - Redes Metropolitanas em uma área geográfica maior (mais de 50 Km);
WAN - Redes Vastas (WAN) onde LANs podem ser interligadas em uma grande área geográfica através de uma WAN.

Conexões: Utilizadas para conexão de redes. Os tipos utilizados são:
* Bridge: Conexão de tipos iguais de redes;
* Router: Conecta redes e dirige o fluxo de dados;
* Gateway: Conexão de redes de diferentes tipos convertendo protocolos em todas as camadas.

TCP/IP

TCP - Protocolo utilizado pela Internet que provê as regras para a rede transmitir dados de um local para outro. É um protocolo orientado à conexão e oferece um serviço confiável de transmissão de octetos entre computadores, funciona independente do IP e pode ser usado com outros sistemas. Este protocolo apresenta as seguintes características:
* Garantia que os datagramas serão transmitidos com segurança;
* Oferece comunicação orientada à conexão;
* Oferece habilidade de muitas aplicações estabelecer conversação.
* Na camada de aplicação cada processo possui um número de porta, este número é usado pelos dois computadores para identificar que processo deve receber o tráfego de informações. O socket combina um endereço IP e o endereço da porta para rotear a mensagem para a pessoa e aplicação correta;
* Possui controle de fluxo.
* Possui características de segurança e prioridade.
* Protocolos: FTP, TELNET, SNMP.

IP - Protocolo Internet - Protoculo de comunicação entre redes, geralmente provê a transmissão de pacotes de host para host. Define dois tipos de estações hosts e Gatewais. A sua principal funcão é transmitir datagramas (unidade de transferência sob o IP) entre redes conectadas e rotear as mensagens. Este protocolo apresenta as seguintes características:
* Oferece transmissão não orientada à conexão;
* Não possui confiabilidade na transmissão dos próximos pacotes;
* Descarta a mensagem se o datagrama não pode ser transmitido ou está na rede a muito tempo;
* Não possui capacidade de retransmissão;
* Transmite datagramas baseados no endereçamento de rede IP;
* Descrição de operações em vários RFCs e IENs.

ENDEREÇOS

Computadores conectados a Internet possuem um ou mais endereço IP que possuem 4 bytes. A estrutura deste endereço consiste em no primeiro byte possui o endereço da rede e os três restantes o endereço local, por ter a Internet crescido muito, o endereço local foi sub-dividido em endereço da sub-rede e endereço local.

DNS - Possui a finalidade de ligar endereços numéricos com nomes. IP suporta procedimentos de fragmentação de datagramas em unidades menores, isto porque nem toda a rede usa mensagens do mesmo tamanho, garantindo assim a compatibilidade em toda a rede.

UDP - USER DATAGRAM PROTOCOL
Protocolo que oferece Comunicação não orientada à conexão, é utilizado quando não é necessário confiabilidade nos dados. Outras características deste protocolo:
* Não possui controle de fluxo.
* Não possui características de segurança e prioridade.
* Protocolos: TFTP, SNMP, RPC.


Próximo