Data: 25/03/98
Hora: 01:12

Nome : Marco Antonio Anastacio Cintra
Endereco : cintra@uel.br
opiniao :

TCP/IP e Internet - Visão Geral

Rede global de redes, computadores que compartilham um conjunto comum de protocolos de comunicação conhecido como Protocolo de Controle de Transmissão e Protocolo Internet.

Estes protocolos provem regras para:
- compartilhar informação pela rede;
n compartilhar e enviar arquivos eletronicamente;
n enviar e receber cartas eletronicas;
n entrar para uma lista de cartas ou grupo de discussão;
n comunicar on-line com qualquer usuário que esteja conectado na rede.

Internet - Uma introdução
Quando um computador se conecta a outro(s) computador(es), temos uma rede e quando uma rede se conecta a outra(s) rede(s) temos uma internet, uma rede de redes.
A Internet consiste em mais de 5 milhões de hosts, muitas redes backbone principais e milhões de usuários.

Histórico
A internet é construida ao redor de uma série de sites conhecidos como backbone sites, o primeiro backbone foi o ARPANET da Agencia de Projetos de Pesquisas Avançadas, hoje o maior backbone dos EUA é mantido pela Merit Network Inc. em parceria com MCI e IBM.

1968 -  A  Agencia de Projetos de Pesquisas Avançadas -ARPA  (EUA) desenvolveu uma rede para ligar universidades, defesa  e militares juntos e para o desenvolvimento de um sistema de comunicação que não deveria ser afetado por um possível ataque nuclear.

1975 - A  Agencia de Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa - DARPA (EUA) assumiu o trabalho da ARPA e encaminhou o desenvolvimento dos protocolos TCP e IP.

1979 - Um comitê informal chamado Comissão de Controle e Configuração da Internet (ICCB) foi formado para guiar o desenvolvimento do TCP/IP.

1983 - A DARPA requereu que todos os computadores conectados na ARPANET usassem o TCP/IP, e também cedeu o codigo do TCP/IP para a Universidade da California, em Berkeley para distribuir com suas versões do sistema operacional UNIX. Pelo código do TCP/IP ser não proprietário, espalhou-se rápidamente.

1985 - A Fundação Nacional de Ciência - NSF (EUA) estabeleceu a NSFNET para comunicação entre centros de pesquisas e de ciências dentro e fora dos EUA.

1989 - A NSFNET tomou o lugar da ARPANET e o ICCB foi reorganizado em dois grupos: a Força de Tarefa de Pesquisa na Internet - IRTF e Força de Tarefa de Engenharia na Internet - IETF.

1990+ - As redes cresceram e novas redes estão sendo criadas para permitir a troca de informação e compartilhamento de recursos entre computadores. Durante esta decada, o maior crescimento tem sido a conexão de serviços comerciais on-line na internet.

Básico sobre redes
O computador precisa de uma placa de interface com a rede - NIC. Os computadores são conectados pelo meio da rede, o meio transmite os sinais entre os computadores. Ele pode ser um cabo de fibra óptica, um cabo coaxial, um par trançado , via satélite, etc. Existem três tipos de rede: Redes Locais - LAN rede em uma área geográfica limitada; Redes Metropolitanas - MAN rede em uma área geográfica maior (mais de 50 Km); Redes Vastas (WAN) LANs podem ser interligadas em uma grande área geográfica atravez de uma WAN.

Administração da Internet
A Internet não é administrada por nenhuma organização central comercial ou governamental. Contudo voluntários gerenciam as publicações técnicas e o policiamento.
IAB - Comissão de Conselheiros da Internet, administra a Internet e coordena as Forças de Tarefas;
InterNIC - Centro de informações da rede Internet, distribui endereços IP;
IETF - Força de Tarefa de Engenharia da Internet, subcomitê da IAB responsável pela implementação e problemas de engenharia;
RFC - Requerimento para Comentários, responsável pela documentação da Internet;
IRTF - Força de Tarefa de Pesquisas da Internet, subcomitê da IAB responsável pelo desenvolvimento de protocolos e adicionais atividades de pesquisa;
FNC - Concil Federal de Rede, provê a função de coordenação entre o IAB e agências do governo e instrui agências no uso da Internet. As agências do governo federal provêem a fundição da pesquisa e desenvolvimento de sistemas e protocolos da Internet.
 

Internet TCP/IP
TCP/IP provê as regras para a rede  transmitir dados de um local para outro.
TCP - Protocolo de Controle de Transmissão é um protocolo orientado à conexão e oferece um serviço confiável de transmissão de octetos entre computadores, funciona independente do IP e pode ser usado com outros sistemas.
IP - Protocolo  Internet, protocolo de comunicação entre redes de redes, geralmente provê a transmissão de pacotes de host para host. Define dois tipos de estações hosts (computadores do usuário comum que esteja conectado na rede) e Gatewais (Gateway conecta redes de diferentes tipos convertendo protocolos em todas as camadas, no caso do IP executa funções de roteamento
).
TCP/IP possui arquitetura independente de transferencia de dados - a arquitetura diz como as funções de comunicação são relatadas, define modalidade funcional e os protocolos e interfaces que permitem a comunicação e cooperação entre  módulos.
TCP/IP garante que os dados podem ser transmitidos entre  redes.

Conexões Internet
Bridges, routers e gateways são usados para conectar redes, todos os três são conexões físicas que permitem a Internet existir.
Bridge serve para conectar tipos iguais de redes;
Router conecta redes e dirige o fluxo de dados;
Gateway conecta redes de diferentes tipos convertendo protocolos em todas as camadas, no caso do IP executa funções de roteamento

Como a Internet Trabalha
As transações entre transmissor e receptor são em forma de pacotes;
A estação transmissora transmite o pacote para a rede local. O pacote é transmitido por todos os computadores na rede, incluindo o roteador;
roteador examina o endereço de destino, se o endereço de destino não for na rede local o roteador manda o pacote para outro roteador e o outro manda para outro até achar o endereço de destino;
receptor manda um sinal de reconhecimento. Se o sinal de reconhecimento não for mandado em um certo quadro de tempo, o sistema manda novamente o pacote de dados.

Há dois tipos de protocolos para a transmissão:

Orientado à conexão
Um caminho de conexão é estabelecido para a transmissão de dados, uma configuração é requerida para estabelecer os vários circuítos de comunicação. Isso permite a comunicação das partes para negociar o estabelecimento da conexão e funções de qualidade de serviço (QOS). Enquanto a conexão é estabelecida, as partes armazenam informações sobre o outro como o endereço e características de QOS. Uma vez começada a transferência dos dados, os pacotes não  precisam carregar muitas informações de protocolo conhecido como overhead. Possui mecanismos de reconhecimento e reenvio de pacotes.

Não orientado a conexão
Esse modo de transmissão associa a cada pacote um endereço global, que identifica a origem e o destino do
pacote. Os pacotes são independentes um do outro e não possui reconhecimento ou reenvio de pacote.

IP - Internet Protocol
Tem a função de transmitir datagramas (unidade de transferência sob o IP) entre redes conectadas, sua maior missão é rotear as mensagens.
Oferece transmissão não orientada à conexão;
Não possui confiabilidade na transmissão dos próximos pacotes;
Descarta a mensagem se o datagrama não pode ser transmitido ou está na rede a muito tempo;
Não possui capacidade de retransmissão;
Transmite datagramas baseados no endereçamento de rede IP;
Descrição de operações em vários RFCs e IENs.

Cada computador conectado na Internet possui um ou mais endereço(s) IP. Cada endereço possui 4 bytes, o primeiro byte possui o endereço da rede e os três restantes o endereço local, por ter a Internet crescido muito, o endereço local foi sub-dividido em endereco da sub-rede e endereço local.

DNS Domain Name System, tem a função de ligar endereços numéricos com nomes.
IP suporta procedimentos de fragmentação de datagramas em unidades menores, isto porque nem toda a rede usa mensagens do mesmo tamanho, garantindo assim a compatibilidade em toda a rede.
IP suporta protocolo de resolução de endereço (ARP) e o seu inverso (RARP) estes protocolos tem a função de ligar o endereço da placa de rede (MAC) a um endereço IP.
Roteamento IP - É executado mantendo-se uma tabela dinãmica  de roteamento no roteador.

TCP - Transmission Control Protocol
TCP garante que os datagramas serão transmitidos com segurança.
Oferece comunicação orientada à conexão entre aplicações de programas.
Oferece habilidade de muitas aplicações estabelecer conversação.
Na camada de aplicação cada processo possui um número de porta, este número é usado pelos dois computadores para identificar que processo deve receber o tráfego de informações. O socket combina um endereço IP e o endereço da porta para rotear a mensagem para a pessoa e aplicação correta.
Possui controle de fluxo.
Possui características de segurança e prioridade.
Protocolos: FTP, TELNET, SNMP.
UDP - User Datagram Protocol
Oferece Comunicação não orientada à conexão, deve ser usado quando não é necessário confiabilidade nos dados.
Não possui controle de fluxo.
Não possui características de segurança e prioridade.
Protocolos: TFTP, SNMP, RPC.
 

Ferramentas da Internet
A Internet possui três entradas principais:

E-mail/newsgroups - e-mail é simplesmente uma maneira de computadores trocar mensagens, economisa dinheiro, tempo, esforço e papel; newsgroups similar a BBS, leva  às pessoas informações compartilhadas em um grupo, possui dois tipos bitnet(dos mainframe IBM) e usenet(dos UNIX).

Information Searching
Possui serviços para auxiliar na pesquisa: Archie, Gopher, Wais.

World Wide Web - www ou w3
Muitas ferramentas em um único pacote, ouvir som, assistir video-clips, ir de um lugar para outro. O www é baseado na técnologia chamada hipertexto ou hipermídia. O acesso do usuário ao www
é feito atravéz de um software chamado browser.

Netiquette - Etiqueta na Internet
Os usuários devem se respeitar e ter educação, foram desenvolvidos alguns símbolos que representam faces humanas, tais como:
:-)  => cara feliz;
:-(  => cara triste.
  Próximo (7)