Data: 24/03/98
Hora: 13:09
Nome : Geraldo L.M.de Mello
Endereco : slenz@npd.uel.br
opiniao : Resumo Internet
Por Geraldo Mello
A internet é mais que uma rede gigantesca e de âmbito mundial que conecta centenas de milhares de computadores, sendo que cada um dos quais podendo estar conectado a sua própria rede local (por isso é, muitas vezes, chamada de rede das redes). A internet é simplesmente um enorme conjunto de computadores individuais.
Histórico
A Internet é constituida de uma série de redes chamadas backbones.O desenvolvimento dessas redes e dos protocolos teve como objetivo inicial atender necessidades militares do governo americano.Logo a seguir estão algumas datas importantes na evolução da rede Internet e dos protocolos.
1968-Foi desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) o primeiro backbone.O objetivo desse projeto era interligar as universidades e também a área militar.
1975- A DARPA (Defence Advanced Research Projects Agency) que deu lugar a ARPA, começou a desenvolver os protocolos TCP/IP.
1979-Foi formado um comitê para comandar o desenvolvimento desses protocolos. Esse comitê se chamava ICCB - Internet Control and Configuration Board.
1983-A DARPA cedeu os direitos do código dos protocolos TCP/IP à Universidade da Califórnia para que fosse distribuído em sua versão UNIX. A DARPA pediu a todos os computadores que estavam conectados a ARPANET para que usassem os protocolos TCP/IP. Esses protocolos se difundiram rapidamente, visto que não eram aplicativos comerciais.
1985-A Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos(NSF) criou a NSFNET, que era uma rede de alta capacidade destinada a atender, tanto nos EUA como em outros paises, as entidades científicas e de pesquisa.
1989-A ARPANET deu lugar à NSFNET, bem como o ICCB foi subtituido pela Internet Advisory Board (IAB). A IAB possuia dois grupos principais: o IRTF (Internet Research Task Force) e o IETF (Internet Engeneering Task Force).
1995-Muitas redes foram criadas ou desenvolvidas objetivando a melhora do tráfego de informações via Internet. Deu-se ainda nessa década a conexão de muitos setores à Internet, visando prestar e obter serviços pela rede.
A Internet, hoje em dia, não é controlada por nenhum orgão governamental ou comercial, mas sim por organizações voluntárias que controlam os usuários e os artigos publicados na Internet. Eis algumas organizações:
IAB - A IAB (Internet Advisory Board) é constituída de várias organizações e seu objetivo principal é coordenar a organização geral da Internet.
InterNIC - A InterNIC (Internet Network Information Center) foi criado pela NSF para distribuir endereços IP.
IRTF - O IRTF (Internet Research Task Force) é um dos comitês que constituem a IAB. Ele é responsável por várias atividades a nível de pesquisa, como o desenvolvimento de protocolos.
RFC - Request for Comments são documentos técnicos relacionados aos protocolos da Internet. Alguns deles contém padrões para os protocolos, outros são recentemente desenvolvidos, podendo obter sucesso e se tornarem padrões. Esses documentos formam a documentação da Internet.
FNC - Federal Networking Council é um comitê que exerce a parte informativa da Internet. A FNC realiza o intermédio entre a IAB e as instituições governamentais, além de prestar suporte a agências no uso da Internet.
IETF - Internet Engeneering Task Force é um subcomitê da IAB que realiza a manutenção de problemas construtivos e também a implementação de novas tecnologias.
Como funciona a Internet
Uma máquina qualquer de uma rede local deseja enviar um pacote de informações para uma rede distante: Em primeiro lugar, o pacote é enviado para a rede local (LAN -Local Area Network-, WAN-Wide Area Network ou MAN-Metropolitan Area Network), onde é recebido por todas as máquinas e pelo roteador. O roteador então verifica o endereço de destino do pacote. Começa então uma viagem por roteadores de várias redes, onde o pacote vai sendo mandado para roteadores mais próximos do endereço final, até que chegue à máquina de destino. Se o pacote chega ao endereço de destino, a máquina de origem recebe do destino uma mensagem de reconhecimento (ACK - Acknowledge). Se essa mensagem não chegar em uma certa margem de tempo, o pacote é mandado novamente. Vale frisar que esse processo todo somente ocorrerá se o pacote não for destinado a uma máquina da própria rede local.
Interconexão
Equipamentos de Interconexões As conexões físicas da Internet estão baseadas em alguns componentes básicos, dos quais podemos destacar:
Roteador - Esse componente pode ser caracterizado por um simples circuito ou por um computador com software de roteamento. Ele possiu diversas portas conectadas a diferentes redes e sabe qual porta pertence a cada rede. Quando ele recebe um pacote de informação, verifica o endereço de destino e procura a porta equivalente. Ele se baseia no endereçamento de nível de rede, que no caso da arquitetura TCP/IP, é o endereçamento IP. Procura, também, enviar o pacote para redes que sejam mais próximas da rede destino, diminuindo o número de redes por onde o pacote trafegará.
Gateway - Um gateway é um componente que pode conectar redes distintas convertendo diferentes níveis de protocolos, ou no caso do IP, realizar roteamento.
Bridge -Esse componente é usado para conectar redes semelhantes. Ele repassa mensagens baseado no endereçamento de nível dois (MAC). Desta forma, só repassa pacotes de uma rede A para uma rede B se eles forem endereçados à rede B. Sendo assim, segmenta o tráfego de redes, criando um só domínio de colisão quando se for necessário.
Cabeamento Nas conexões das redes são utilizados variados tipos de cabos, que podem ser:
Cabo de Fibra Ótica - O Cabo de Fibra Ótica transmite informação via pulsos de luz, que podem ser gerados por um LED ou laser. Os pulsos luminosos não sofrem a interferência elétrica.
Cabo Coaxial - O Cabo Coaxial é composto de um cabo sólido de cobre coberto por uma camada isolante e uma malha de cobre.A malha protege das interferências elétricas.
Cabeamento em Par Trançado - O Cabeamento em Par Trançado reune pares de cabos em capas isolantes. Cada par é trançado com um número variado de tranças em cada centímetro. As tranças protegem os dados de interferências elétricas.
Existem ainda os sistemas portáteis que, ao inves de usarem cabos, transmitem os dados via ondas de rádio. Um exemplo disso pode ocorrer nos Lap-tops.
Protocolos
A Internet possui uma enorme quantidade de informações distribuidas em páginas HTML, arquivos e bancos de dados. Para manipular esses dados, existem duas ferramentas básicas: TELNET e FTP. Cada uma dessas duas ferramentas são constituidas de duas partes de software: cliente e servidor.
O cliente é a parte do software utilizada pelo computador que está solicitanto o serviço, enquanto que o servidor é a parte utilizada pela máquina que fornece o serviço.
A comunicação entre cliente e servidor ocorre através dos protocolos TCP/IP.
Para realizar uma conexão, o cliente envia uma mensagem ao servidor. O servidor então analisa a mensagem e encontra a informação que é requisitada pelo cliente. Uma vez encontrada, a informação é retornada ao cliente, que fornece então uma Interface adequada para a visualização desses dados ao usuário.
Cabe lembrar que tanto telnet como FTP possuem várias versões (DOS,Windows,etc...) que apesar de executarem a mesma coisa podem possuir interfaces diferentes. Outro fato a se observar é que, quando em uso, esses dois protocolos de nível superior utilizam-se de recursos remotos e locais. Portanto, deve-se observar eventuais limites de tempo de utilização.
FTP - File Transfer Protocol. O protocolo de transmissão de arquivos - FTP - pode ser utilizado para levar arquivos de um servidor a um cliente (downloading), ou de um cliente para um servidor (uploading). Esse protocolo é de grande utilidade uma vez que a Internet possui inúmeros servidores cheios de softwares e arquivos disponíveis. Quando se realiza uma transmissão de arquivos, deve-se fugir sempre dos horários de pico, (ainda mais se o tamanho total da transferência for grande) para não comprometer a performance da rede. A velocidade de transmissão dos arquivos depende muito do esquema de prioridades do sistema em que se está trabalhando e da largura da banda (capacidade de transmissão). Encontram-se listados abaixo alguns comandos da versão DOS do FTP :
Acessando o WWW
O WWW também utiliza, a exemplo do Gopher, o modelo cliente/servidor. Os programas clientes WWW são chamados de browsers, paginadores ou navegadores. O acesso ao sistema pode ser de três formas:
Com toda a certeza, a melhor forma de acesso ao WWW é através de um Browser gráfico, pois este tem acesso pleno as potencialidades da ferramenta, tais como a reprodução de imagens, sons e animação.
URL
Cada página do universo WWW tem um nome único. Este nome é conhecido como URL (Uniform Resource Locator). O usuário pode fornecer uma URL para o browser a fim de acessar diretamente um determinado documento ou serviço. A URL contém as seguintes informações:
Estrutura de uma URL
Formato geral: serviço://nome_do_servidor:porta/diretório/nome_do_arquivo http://www.embratel.net.edu:80/infoserv/zerohora/index.html | | | | || | | | | | | | | || | | | | | | +------------------+ || | | | | | | nome do servidor || +---------------+ +---------+ | | || diretório onde nome do +---+ || o arquivo se arquivo Serviço || encontra ++ porta
Observações:
Exemplo de URLs:
Para acessar um documento de hipertexto:
http://www.embratel.net.edu/infoserv/zerohora/index.html
Para acessar um servidor Gopher:
gopher://penta.ufrgs.br/
Para acessar um servidor de FTP anônimo:
ftp://caracol.inf.ufrgs.br/pub/
Para estabelecer uma conexão Telnet:
telnet://if.usp.br
Para enviar uma mensagem de Correio Eletrônico:
mailto:brandao@pampa.tche.br
Para ler um grupo de News da USENET:
news:rec.food.drink
Acessar um arquivo no seu próprio computador:
file:///windows/config.txt
Dica:
Para estabelecer uma das conexões acima citadas, a partir de um browser WWW,
você tem de utilizar o comando que permite a abertura de conexões.
No entanto, dependendo do browser que está sendo utilizado, o
comando de abertura de conexões muda.
Vejamos este comando para alguns browsers mais populares:
Navegando no WWW
Dica:
Você sempre pode retornar a página inicial (home page) que seu Browser exibe quando é acionado. Para tanto, utilize o comando de retorno à 'home page'. No entanto, dependendo do browser que está sendo utilizado, o comando varia. Vejamos este comando para alguns browsers mais populares:
DNS
O que é mais fácil usar ao referenciar um computador na Internet,um número, tal como 143.54.1.20, ou um nome, tal como penta.ufrgs.br ??
Claro que é o nome. Além de ser mais fácil a sua memorização, possui indicativos da localização da máquina na Internet, tais como a sua organização e seu país. Por exemplo o nome penta.ufrgs.br referencia uma máquina de nome penta, na UFRGS e no país Brasil.
O Domain Name System (DNS) é um sistema de banco de dados distribuído não genérico usado pelas aplicações Internet, pricipalmente, para conversão de um nome de máquina para seu endereço IP e também usado pelos programas que tratam correio eletrônico para pesquisar a máquina de recebe correio para determinado domínio. Antes de uma aplicação Internet, tais como um browser WWW ou um cliente FTP, abrir uma conexão com a máquina remota, um servidor de nomes DNS é consultado para a obtenção do seu endereço IP associado, caso o usuário use o seu nome na Internet.
Histórico do DNS
No ínicio da Internet, quando era chamada de Arpanet, a conversão entre o nome da máquina e o seu IP era realizada usando-se um arquivo denominado de hosts.txt. Os administradores enviavam via e-mail as alterações dos seus domínios e buscavam via FTP tal arquivo para atualizar-se.
Com o crescimeto da Internet tal mecanismo tornou-se completamente inviável, surgindo o DNS, um sistema descentralizado, fornecendo as características necessárias em relação aos problemas de carga gerada no tráfego na rede, de colisão de nomes e de consistência dos dados.
Como é formado o nome ?
O nome é formado por uma hierarquia de nomes que possui no primeiro nível referência de tipos de organizações nos Estados Unidos e as siglas dos países.
O primeiro nível dentro dos Estados Unidos possui as seguintes siglas:
Além destes tem-se as siglas dos países, tais como br (Brasil), fr (França) e ar (Argentina). Também os Estados Unidos possuem a us, usada para o registro de nomes por disposição geográfica.
No Brasil, optou-se por seguir a estrutura inicial dos Estados Unidos, com exceção quanto à organizações educacionais que não possuem o edu. Exemplo de nomes:
Abaixo é ilustrada uma hierarquia hipotética de nomes que seria o formato lógico da base de dados do DNS:
A hierarquia contém informações de sete domínios distribuídos em quatro processos servidores de nomes (PS - polígonos coloridos).
O PS azul é o servidor de nomes raiz, isto é, contém as referências para os servidores de nomes dos domínios do primeiro nível da hierarquia. A base de dados do PS azul contém as seguintes informações: •domínio X -> PS verde •domínio Y -> PS violeta
Os processos servidores de nomes devem conter as referências aos processos dos domínios diretamente inferiores ao seus domínios, por exemplo, para a instalação do domínio X, é necessário a configuração prévia de sua referência no PS azul. Desta forma se dá o encadeamento dos diversos domínios na hierarquia.
O PS verde contém a base de dados dos domínios X e X.A. Por exemplo, poderia possuir o mapeamento da maquina um.X.A para endereço 143.54.1.7.
O PS violeta contém a base de dados contendo os domínios Y,Y.B,Y.B.D e Y.C. Cabe salientar que deve existir uma referência ao processo laranja que contém o sub-domínio Y.B.E.
O PS laranja contém informações do domínio Y.B.E.
Tratamento de uma requisição
Uma cliente do DNS, chamado resolvedor, requisita ao PS laranja o IP do
nome um.X.A. A seguinte comunicação entre processos servidores de nomes
será efetuada:
1.Como o PS laranja nao possui a base de dados do domínio X.A,
uma requisição é enviada para o PS azul, que é o raiz.
A configuração do nome do PS raiz deve ser feita localmente.
2.Resposta com uma refência ao PS verde que possui a base de dados do domínio X.A.
3.Repasse da requisição original para o PS verde que contém a base de dados do
domínio procurado.
4.Resposta do mapeamento do nome requisitado, 143.54.7.1.
Para resolver o nome pedido foi necessário quatro interações via rede dos processos
servidores de nomes. O processo raiz é utilizado para localizar a informação desejada
quando o processo que atende não a possui. Por exemplo, se o PS verde recebesse uma
requisição para mapear um nome do domínio Y.B.E, então seria primeiro requisitado ao
PS azul que responderia que o PS violeta atende o domínio Y, após o PS verde
encaminharia o pedido ao PS violeta que responderia que o PS laranja contém a
base de dados do domínio Y.B.E. Finalmente o PS verde enviaria a requisição ao PS
laranja que responderia com a informação procurada. O DNS oferece funções especiais
para otimizar tal processo.