Data: 25/03/98
Hora: 23:36
Nome : Afranio Roberto Romagnoli
Endereco : afranio@uel.br
opiniao :
A Internet surgiu no período da "guerra fria" pela necessidade das forças armadas poderem distribuir seus computadores em pequenas redes independentes, que se comunicariam independente de um computador central.
A Internet não tem dono, é controlada por organizações voluntárias que controlam os usuários e os artigos publicados na Internet, portanto a Internet não tem dono (governo ou comercio).
Algumas Organizações que controlam a Internet:
- IAB - Internet Advisory Board;
- InterNIC - Internet Network Information Center;
- IRTF - O IRTF Internet Research Task Force;
- RFC - Request for Comments;
- FNC - Federal Networking Council;
- IETF - Internet Engeneering Task;
As conexões físicas da Internet estão baseadas em:
Roteador
Gateway
Bridge
Os cabos utilizados para as conexões são:
Cabo de Fibra Ótica
Cabo Coaxial
Par Trançado
Obs.: Existem ainda as ondas de rádio, que são utilizadas por equipamentos como lay-top.
As redes existem hoje são:
LAN – as redes locais;
MAN – redes metropolitanas (uma rede LAN de maior escala, até aprox. 50 Km);
WAN – rede mundial.
A maior função do protocolo IP é transportar os datagramas de uma rede a outra na Internet. Ele é um protocolo de transmissão não orientada à conexão, não apresentando muitas características do TCP.
O protocolo IP :
- Não possui mecanísmos de retransmissão.
- Não da garantia de uma transmissão integra ou ordenada.
- Utiliza os "endereços IP" como base para o direcionamento dos datagramas.
- Descarta um datagrama se ele não for entregue ou se passar muito tempo trafegando na Internet.
- Suas operações e padrões estão descritos em vários RFC´s (Request for Comments) e IEN´s (Iternet Engeneering Notes).
Cada computador ligado à Internet possui um ou mais números IP´s, sendo que cada número IP na Internet é exclusivo, o que evita que os datagramas sejam enviados para o lugar errado.
O endereço de rede, que é fornecido pela InterNIC, contém a parte do endereço que se refere à rede principal e às subnets.Ele esta representado nos três primeiros bytes do número IP.
Como se tornaria muito complicado lidar somente com números, foi criado o DNS (Domain Name System), que associa um nome a cada número IP.Vantagens:
- Os nomes (domínios) são separados por pontos;
- Não há espaços entre os domínios;
- O número de nomes pode variar de um endereço para outro;
- Identificam uma única máquina;
- Não há diferença entre letras maiúsculas e minúsculas;
- Ao contrário do número IP, são lidos da direita para a esquerda.
O Correio Eletrônico(e-mail), é seguramente o serviço mais utilizado na Internet. Ele representa um grande avanço em matéria de tempo e dinheiro, uma vez que não está sujeito a longas viagens e não precisa de selos. Um grande serviço existente na Internet que é baseado no correio eletrônico são as listas de discussão. As listas de discussão são constituídas de um endereço virtual para o qual usuários enviam mensagens que possuem afinidades de assunto. Essas mensagens vão sendo recebidas de várias localidades e armazenadas para, posteriormente, serem enviadas em sua totalidade a cada um dos participantes da lista.
Outro grande uso da Internet são os programas de pesquisa, que acessam um servidor que contém a informação sobre os mais variados assuntos. O servidor procura sobre o assunto desejado e então responde sobre localidades onde o assunto desejado pode ser encontrado. São exemplos destes programas de pesquisa (WWW) o Yahoo, Altavista, Infoseek, Webcrawler, Cade, etc)
Existe ainda programas como o FTP (File Transfer Protocol que usa o TCP) utilizado para a transferência de arquivos entre cliente->servirdor (uploading) e servidor->cliente (downloading).