Especialização Ciência da Computação
Redes de Computadores
Prova final


Nome: Roberto Vedoato


Responda sucintamente, colocando suas respostas num arquivo HTML que deverá ser
entregue ao final da prova. O arquivo deverá ser nomeado como provaiii.html (onde iii são as iniciais de seu nome)
Se preferir, imprima esta prova, escreva suas respostas e entregue-a em papel.

Não esqueça de colocar seu nome na prova, em qualquer dos casos


1)Para que serve o protocolo ARP da arquitetura TCP/IP?
Resposta:
O protocolo ARP (ADRESS RESOLUTION PROTOCOL) realiza o mapeamento do endereço lógico IP para o endereçco físico da subrede.

2) Que tipo de informação fica registrada num servidor DNS?
Resposta:
No DNS (Domain Name System) ficam registrados endereços IP e um nome associado a cada um deles.

3) Qual a diferença entre FTP e TFTP?
Resposta:
O FTP é uma poderosa aplicação para transmitir arquivos pela Internet. Ele define os procedimentos para gerenciar a troca de informações entre hosts do TCP. Uma conexão FTP passa por dois processos: Conexão de Controle e Transferência de Dados.
Já o TFTP é um protocolo mais simples, pois apresenta poucos utilitários, como controle temporal e de integridade. Ele é um modelo mais simples de FTP, pois não possui nenhum tipo de macanismo de segurança e como é baseado no protocolo UDP, não se pode confiar na integridade de suas transmissões.

4) Compare o endereçamento usado no protocolo IP com o endereçamento usado no protocolo X.25
Resposta:
    Na Internet a cada computador é associado um endereço inteiro de 32 bits, chamado endereço IP. O importante no esquema  de endereços internet é que os inteiros são cuidadosamente escolhidos para fazer o roteamento eficiente. Especificamente um endereço IP define o identificador da rede ao qual o host está conectado e também a identificação de um único computador nessa rede. Conceitualmente cada endereço é um par (netid, hostid), onde netid identifica a rede, e hostid identifica um computador nessa rede. Na prática cada endereço IP deve ter um Formato específico.
       O protocolo x.25 nível três constitui a modalidade de acesso a redes públicas operando com comutação de pacotes. Ele especifica a sinalização entre o ETD e a rede (denominada ECD), fazendo assim o gerenciamento da conexão entre um par de ETD's.

5) Se você tem uma rede local com muitos PCs e o tráfego entre eles e 3 servidores é muito elevado, o que faria para resolver o problema? Considere que a maior parte do tráfego ocorre entre os PCs e os três servidores, isto é, praticamente inexiste tráfego de PC-cliente a PC-cliente.
Resposta:
    Para solucionar este problema utilizaria switch para isolar a rede em três sub-redes.

6) Suponha que o roteador A do diagrama abaixo, trabalhe apenas com o protocolo de roteamento RIP. Por onde ele irá reencaminhar o tráfego proveniente da Intranet  B, destinado à Intranet A. Explique sua resposta.

    Resposta:
        O RIP utiliza como informações guardadas na tabela de roteamento: endereço de destino, endereço do próximo roteador, interface do host a ser utilizada, métrica da rota, e flags e timers que controlam tempos de atualização  e os dados que são  transmitidos nas mensagens de atualização: Comando (Request ou Response), Identificador da família de endereços, Endereço destino, e Métrica. A tabela de roteamento do roteador B é atualizada a cada chegada de um Response, vinda do roteador A. Cada vez que chega uma atualização o roteador B busca na tabela a entrada correspondente e a modifica se as seguintes condições forem satisfeitas:
        1. Se a rota não existe: acrescenta 1 à métrica recebida e coloca a rota A na tabela.
        2. Se a rota A já existe na tabela e apresenta métrica maior: substitui a rota atual pela que chegou com métrica menor.
        3. Se a rota A já existe na tabela e o roteador destino é o mesmo: atualiza  a métrica independente se aumentou ou diminuiu.
     

    7) Aponte uma diferença e uma semelhança entre os protocolos HDLC e SNA
    Resposta:
        Uma das semelhanças entre  HLDC e SNA é que ambas trabalham no sistema orientado a conexão e ambas possui o modo de operação síncrono. Uma diferença entre HLDC é que a transmissão é orientada a bit portanto é sem segurança , já o SNA a transmissão é feita de forma confiável através de soluções proprietárias.
     

    8) Supondo que o tráfego entre um roteador X e outro roteador Y ocupe em média 90 % da capacidade do canal, quantos pacotes em média estarão no buffer de saída do roteador X?
    Resposta:
    rho = 90% ?  0,9

    E (q) =             rho         
                        1 - rho

    E (q) =             0,9         =  9 pacotes
                        1 - 0,9
     
     
    9) Qual a vazão líquida de dados num canal usando o protocolo HDLC, operando full-duplex com janela igual a 7 frames? Considere que esteja sendo usado:

    Resposta:
    Dado que:  E = 0,00001    K3= 0,2    M= 1024 caracteres

        C => caracteres de controle - HLDC - 6 bytes
        K1=> 8
        K2=> K1 = síncrona
        R= 8000 bytes/s

    temos:

                                    (M-E) * K1 * (1-K2*K3*E)M
         VLD =           ____________________________
     
                                                (M/R) + delta T
     

    então:

                        (1024-6*8*(1-8*0,2*0,00001)1024
    VLD =        _______________________________   =   62591,031
     
                                        (1024/8000)  + 0
     

    10) Questão livre: Discorra sobre algum prolema encontrável no projeto de redes e suas possíveis soluções
    Resposta:
        Quando se deseja implantar uma rede local (LAN) uma boa maneira de projeta-la seria utlizar a topologia Ethernet, cabos de par trancado e hubs para ligar os computadores.
        Porem, conforme a rede vai crescendo, isto é quando são adicionados novos computadores e hubs, se uma mensagem passar por mais de 5 repetidores (hubs) para ir da origem ao destino significa que a rede esta muito grande, apresentando uma queda de performace.
        Uma boa maneira para solucionar este problema seria a utilização de switches para dividi-la em subredes isolando assim os dominios de colisão.