Especialização Ciência da Computação

Redes de Computadores

Prova final

Nome: Afranio Roberto Romagnoli

Responda sucintamente, colocando suas respostas num arquivo HTML que deverá ser entregue ao final da prova. O arquivo deverá ser nomeado como provaiii.html (onde iii são as iniciais de seu nome)

Se preferir, imprima esta prova, escreva suas respostas e entregue-a em papel.

Não esqueça de colocar seu nome na prova, em qualquer dos casos

 

1.Para que serve o protocolo ARP da arquitetura TCP/IP?

O protocolo ARP (adrress resolution protocol), serve para descobrir que endereço Ethernet usar quando você quer conversar com um determinado endereço Internet.

Obs.: O ARP não é um protocolo IP, ou seja, os datagramas ARP não tem cabeçalhos IP.

 

2.Que tipo de informação fica registrada num servidor DNS?

O DNS - Domain Name System registrada:

 

3.Qual a diferença entre FTP e TFTP?

O FTP (File Transfer Protocol ) solicita aos clientes a sua autorização para enviar um login name e uma password para o servidor antes de solicitar transferência de arquivo. O servidor recusa o acesso do cliente que não fornece um login e uma password válidos

Enquanto o TFTP (Trivial File Transfer Protocol) é destinado a aplicações que não necessitam de interações complexas entre o servidor e o cliente. Restringe as operações a transferência de arquivos e não proporciona autenticação. Porque é mais restrito, TFTP é um software bem menor que o FTP. Sendo mais utilizado em computadores pessoais e em Workstations diskless.

 

4.Compare o endereçamento usado no protocolo IP com o endereçamento usado no protocolo X.25

 Protocolo IP:

 

5. Se você tem uma rede local com muitos PCs e o tráfego entre eles e 3 servidores é muito elevado, o que faria para resolver o problema? Considere que a maior parte do tráfego ocorre entre os PCs e os três servidores, isto é, praticamente inexiste tráfego de PC-cliente a PC-cliente.

Sendo o trafego maior entre cliente-servidor, dividiria a rede em três sub-redes e colocaria um swite entre cada servidor - cliente (substituindo os hubs).

Caso o problema continue, poderiamos pensar em aumentar a velocidade no backbone de 10 para 100 Mbits entre os servidores.

 

6. Suponha que o roteador A do diagrama abaixo, trabalhe apenas com o protocolo de roteamento RIP. Por onde ele irá reencaminhar o tráfego proveniente da Intranet  B, destinado à Intranet A. Explique sua resposta.

O RIP guarda guardadas na tabela de roteamento: endereço de destino, endereço do próximo roteador, interface do host a ser utilizada, métrica da rota, e flags e timers que controlam tempos de atualização  e os dados que são  transmitidos nas mensagens de atualização:

Comando (Request ou Response), Identificador da família de endereços, Endereço destino, e Métrica. A tabela de roteamento do roteador B é atualizada a cada chegada de um Response, vinda do roteador A. Cada vez que chega uma atualização o roteador B busca na tabela a entrada correspondente e a modifica se as seguintes condições forem satisfeitas:

1. Se a rota não existe: acrescenta 1 à métrica recebida e coloca a rota A na tabela.

2. Se a rota A já existe na tabela e apresenta métrica maior: substitui a rota atual pela que chegou com métrica menor.

3. Se a rota A já existe na tabela e o roteador destino é o mesmo: atualiza  a métrica independente se aumentou ou diminuiu.

 

7. Aponte uma diferença e uma semelhança entre os protocolos HDLC e SNA

Diferença: No SNA a retransmissão de dados é feita por meio físico enquanto HDLC a transmissão de dados é feita por frames.

Semelhança: São protocolos orientados a conexão.

 

8. Supondo que o tráfego entre um roteador X e outro roteador Y ocupe em média 90 % da capacidade do canal, quantos pacotes em média estarão no buffer de saída do roteador X?

Rho = 90% ?  0,9

E (q) = rho/(1 - rho)

E (q) = 0,9/(1 - 0,9)  =  9 pacotes

 

9. Qual a vazão líquida de dados num canal usando o protocolo HDLC, operando full-duplex com janela igual a 7 frames? Considere que esteja sendo usado:

Colocando no programa Basic:

k1 = 8

k2 = 8

k3 = .2

e = 1 * 10 ^ (-5)

dt = 0

r = 8000

m = 7168

c = 6

vl = ((m - c) * k1 * (1 - k2 * k3 * e) ^ m) / ((m / r) + dt)

PRINT "K1="; k1, "K2:"; k2, "K3:"; k3

PRINT "M:"; m, "R:"; r

PRINT "E:"; e, "deltaT:"; dt

PRINT vl

END

 

Obtemos:

 

K1= 8 K2: 8 K3: .2

M: 7168 R: 8000

E: .00001 deltaT: 0

-> 57017.41

 

10. Questão livre: Discorra sobre algum problema encontrável no projeto de redes e suas possíveis soluções

 Problema:

 A taxa de pacote transmitidos na rede aumentou muito pelo uso de um novo sistema em determinado (e isolado) departamento X, o que ocasionou uma alta taxa de colisão na rede como um todo (os outros departamento questiona porque a rede "ficou lenta").

 Solução 1:

  Um Swite neste departamento poderia diminuir a colisão local e evitar que os pacotes deste departamento X sejam enviados para toda a rede (barraria os pacotes no swite, somente os pacote com destino a micros externos seriam liberados para toda a rede).

 Solução 2:

Se após a instalação do swite o problema continuar, podermos começar a pensar em uma rede de 100 Mbits/s (quem sabe uma ATM).

 

Obs: consideremos que os equipamentos estão configurados/otimizados com capacidade de processamento, memória, acesso a disco, etc.