Universidade Estadual de Londrina.
Especialização Ciência da Computação.
Redes de Computadores.
Professora: Dra. Liane Tarouco.
Prova final.
Nome: Alexandre Bertan Veiga. E-Mail: abveiga@sercomtel.com.br
Responda sucintamente, colocando suas respostas num arquivo HTML que deverá ser entregue ao final da prova. O arquivo deverá ser nomeado como provaiii.html (onde iii são as iniciais de seu nome).Se preferir, imprima esta prova, escreva suas respostas e entregue-a em papel.
Não esqueça de colocar seu nome na prova, em qualquer dos casos.
1.Para que serve o protocolo ARP da arquitetura TCP/IP?
É utilizado quando o host não sabe o endereço completo do host destino, conhece apenas o número IP.
2.Que tipo de informação fica registrada num servidor DNS?
Contém o nome da máquina e seu endereço IP.
3.Qual a diferença entre FTP e TFTP?
A principal diferença entre os protocolos esta no fato que o TFTP é um modelo mais simples do FTP, pois não possui nenhum tipo de mecanismo de segurança e como está baseado no protocolo UDP, não se pode confiar na integridade de suas transmissões.
4.Compare o endereçamento usado no protocolo IP com o endereçamento usado no protocolo X.25.
Os endereços IP são composto em quatro bytes, onde cada bytecontém um número. Os números são separados por pontos e se dividem em endereços de rede e endereço local. O endereço de rede, que é fornecido pela InterNIC, contém a a parte do endereço que se refere `a rede principal e às subnets. Ele esta representado nos três primeiros bytes do número IP. O endereço local é atribuido pelo administrador do host. Ele ocupa o último byte e serve para identificar máquinas locais.
O protocolo X.25 é composto por 8 números fornecidos e quatro destes números são fornecidos pela Embratel. Possui: flags, address, controle, informação, fcs, flags.
5.Se você tem uma rede local com muitos PCs e o tráfego entre eles e 3 servidores é muito elevado, o que faria para resolver o problema? Considere que a maior parte do tráfego ocorre entre os PCs e os três servidores, isto é, praticamente inexiste tráfego de PC-cliente a PC-cliente.
Deve ser analisado primeiramente a causa do tráfego na rede.
Caso o problema de tráfego seja causado por uma saturação na demanda por determinado recurso, deve-se então aumentar o número de servidores desse recurso.
Caso for constatado que o problema esta na largura de banda disponível na rede pode-se utilizar switches. Com a utilização de switches em uma rede local, consegue-se uma certa da rede, criando redes virtuais; portanto gerenciando melhor o tráfego na rede.
6.Suponha que o roteador A do diagrama abaixo, trabalhe apenas com o protocolo de roteamento RIP. Por onde ele irá reencaminhar o tráfego proveniente da Intranet B, destinado à Intranet A. Explique sua resposta. (ver figura).
O protocolo de roteamento RIP mantém tabelas de endereçamento que lhe permitem direcionar os pacotes de dados de forma mais rápida, utilizando as "distâncias mais curtas". O tráfego de B para A deverá ser direcionado pelo caminho mais curto, portanto como exite uma ligação direta entre o roteador B e o roteador A (linha 28.8 Kbps) o fluxo será transmitido por ela. O outro caminho (10 Mbps) não será utilizado porque o fluxo pode passar por mais de um roteador até chegar ao destino, retardando a performance de transmissão.
7.Aponte uma diferença e uma semelhança entre os protocolos HDLC e SNA.
Comparando os protocolos HDLC e SDLC(SNA):
Tem como semelhança: os dois protocolos quanto a forma de conexão permite conexões ponto-a-ponto e multiponto.
Tem como diferença: um é orientado a bit e outro orientado `a frame.
8.Supondo que o tráfego entre um roteador X e outro roteador Y ocupe em média 90 % da capacidade do canal, quantos pacotes em média estarão no buffer de saída do roteador X?
90 % à rho=0,9
PACOTES= 0,9 / (1-0,9)
PACOTES= 0,9 / 0,1
PACOTES= 9
9.Qual a vazão líquida de dados num canal usando o protocolo HDLC, operando full-duplex com janela igual a 7 frames? Considere que esteja sendo usado: blocos de 1024 caracteres, velocidade de 64 Kbps com transmissão síncrona, a taxa de erros do canal é a normal (1 x 10-5) com rajadas de 5 bits (isto significa que K3=0.2), desconsidere o tempo de processamento na transmissão e na recepção bem como o tempo de propagação pois são muito pequenos.
VLD=?
M=1024
C=6
K1=8
K2=8
K3=0,2
E=0,00001
R=64000/8 =8000
detat=0
VLD=((1024-6).8.(1-8.0,2.0,00001) EXP 1024) / (1024/8000) + 0
VLD=((1018).8.(1-0,000016) EXP 1024) / 0,128
VLD=(8144.(0,999984) EXP 1024) / 0,128
VLD=(8144.0,9837493) EXP 0,128
VLD=(8011,6543) / 0,128
VLD=62591,049 bits/segundo
10.Questão livre: Discorra sobre algum prolema encontrável no projeto de redes e suas possíveis soluções.
Problema: uma rede local, trabalhando com a topologia de barramento e com elevado fluxo de informações que devem ser atualizadas no banco de dados on-line ou em curto espaço de tempo.
Na utilização da topologia de barramento, ao desligarmos uma das estações de trabalho o trafego da rede para.
Portanto uma razoavél solução para este problema pode ser a troca da topologia utilizada. Se utilizarmos a topologia de rede em "estrela", pode-se por exemplo desligar uma das máquinas conectadas na rede e fluxo de informação continua normalmente. Os procedimentos que normalmente eram executados na estação desligada, podem ser realizados em qualquer outra estação da rede.