UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Curso de pós-graduação em Ciência da Computação
Convênio UFRGS/UEL
Disciplina: Gerência de Redes
Professor: Liane Tarouco
Aluno: 9520560122 - ROGÉRIO RAMOS - ramos@npd.uel.br


Windows Socket Net Monitor - WS_WATCH

WS_WATCH é um software desenvolvido para Windows e que tem a finalidade de monitorar diversas máquinas em uma rede TCP/IP. O monitoramento pode ser feito por pings, trace route, finger, whois ou server loockup e tem por objetivo detectar se a máquina está ou não no ar e o nível de dificuldade para se alcançá-la.

O usuário deve montar um gráfico onde aparecem as máquinas que ele queira monitorar. Para isso, deve entrar em modo de edição, que é um estado onde o programa aceita inclusões, alterações e remoções de objetos. Neste estado não é tentado nenhum contato (exceto verificação de nomes e ips) com a máquina destino. Tem se recursos para colocar ícones diferentes para diferentes tipos de objetos: workstation, host, server, router, bridge, hub, etc. Pode-se traçar linhas que representam o meio físico de comunicação que as une. Terminado, o gráfico pode ficar com o aspecto abaixo:

Após montado o gráfico, ele pode ser salvo e recuperado a qualquer tempo. Em cada um das máquinas do gráfico, deve ser associado um nome (vísivel no gráfico), seu número IP e qual programa utilizar para acessar a máquina.

No canto inferior direito, há um botão <check> que dispara uma rotina de verificação em todas as máquinas que estão no gráfico. É feito um "ping" em todas elas. As que respodem ficam com a cor verde e as que não respodem vão ficando com as cores: verde claro, amarelo, vermelho, vermelho escuro e cinza a medida que aumenta o número de pacotes que foram perdidos na tentativa de contato com essa máquina. A cor cinza já representa que a máquina está inativa.

Com um duplo click em algum ícone, o WS_WATCH tenta se conectar com a máquina em questão utilizando ftp ou telnet de acordo com o que foi configurado anteriormente.

Com um click usando o botão direito do mouse em alguma máquina, temos um menu com opções para ver os resultados do ping e do trace route para esta. Neste mesmo menu suspenso, temos opções para incluir novas linhas ou novas máquinas. Também é possível alterar os atributos da máquina em questão.

Se for o caso, pode-se utilizar para acessar as máquinas os utilitários: finger, lookup ou whois.

BEEPER support - Nos atributos de cada máquina pode-se especificar um programa a ser chamado no caso de a máquina ficar down. Um dos programas sugeridos é o BEEPER.EXE que acompanha o WS_WATCH. Este programa, que veio acompanhado do seu fonte em "C", disca para um número telefônico (O beep de alguém) para avisá-lo do problema. Obviamente, pode-se usar este recurso para outros fins como: arquivar estes problemas em um arquivo de "log", criar e enviar um e-mail pela rede, mandar uma mensagem "broadcast", etc.

Conclusão - WS_WATCH, apesar de ser um programa bem simples, parece ser muito prático para detectar problemas rotineiros em uma rede TCP/IP. Sua apresentação gráfica torna o uso mais agradável e intuitivo. E há uma certa versatilidade na sua configuração. Há alguns bugs, mas apenas na questão estética. Por exemplo, toda a vez que temos editar uma máquina no modo edição, ela muda de lugar e temos que arrastá-la de volta ao seu lugar.