Guia do Usuário Iniciante na Internet


Introdução

Quando Marshall McLuhan, um dos grandes teóricos da comunicação de massa nos anos 70, formulou o conceito de "aldeia global", provavelmente, não tinha a menor noção do alcance futuro desse conceito e de sua abrangência. Duas décadas depois, o mundo tem sua aldeia global eletrônica onde é possível interagir e conversar com pessoas localizadas fisicamente em outros continentes, ou buscar e recuperar informações situadas em locais geograficamente opostos. Esse é o resultado da explosão da Internet, que vem transformando o mundo em uma grande comunidade interligada através de seus computadores.

As redes eletrônicas de comunicação proporcionam a seus usuários comunicação a baixo custo e acesso a fontes inesgotáveis de informação. Elas interconectam os mais diferentes tipos de usuários e têm contribuído para ampliar e democratizar o acesso à informação, eliminando barrreiras como distância, fuso horário, hierarquia, etc.

Este guia inclui informações básicas sobre a Internet, uma rede que interliga mais de 100 países, distribuídos por todos os continentes. Além disso, é apresentada uma referência bibliográfica básica para os interessados em se aprofundar no assunto.

A proposta deste guia é ser o mais genérico possível; portanto, interessante para qualquer usuário iniciante no assunto. Críticas e sugestões sobre este guia são muito bem vindas e devem ser enviadas, através do correio eletrônico, para o endereço brandao@vortex.ufrgs.br


A Internet

A Internet é um conjunto de milhares de redes eletrônicas interconectadas, criando um meio global de comunicação. Essas redes variam de tamanho e de natureza, bem como diferem as instituições mantenedoras e a tecnologia utilizada. O que as une é a linguagem que usam para comunicar-se (o protocolo de comunicação TCP/IP) e o conjunto de ferramentas utilizadas para obter informações (Correio Eletrônico, FTP, Gopher, Telnet, WAIS, WWW, etc.). As informações podem ser encontradas nos mais diversos formatos (textos, imagens, sons, animações) e estão disponíveis em um amplo e variado tipo de equipamentos e sistemas operacionais.

A Internet apresenta duas peculiaridades que, freqüentemente, espantam as pessoas: não possui dono e não é administrada por nenhum orgão central. No entanto, a Internet Society, sediada na Virginia (EUA), tem gradativamente assumido responsabilidades no direcionamento estratégico da Internet no mundo.

A pergunta "O que tem na Internet?" é bastante comum e também muito difícil de responder. A cada cinco minutos, ou menos, aparecem coisas novas. Não é exagero afirmar que na Internet podemos encontrar informações sobre quase todos os ramos do conhecimento humano.

Histórico

O embrião da Internet surgiu de uma rede experimental de computadores criada em 1969 pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Os militares norte-americanos desejavam que fosse criada uma rede descentralizada de computadores que tivesse a capacidade de sobreviver a um ataque nuclear.

O experimento logo apresentou sucesso. Durante os anos setenta, diversos institutos de pesquisas e universidades aderiraam rapidamente à rede que estava sendo criada, pois era um meio extremamente eficiente e barato para disseminar resultados de pesquisas, publicar trabalhos em desenvolvimento e possibilitar discussões e troca de experiências sobre temas acadêmicos.

Em 1980, essa rede experimental foi divida em duas: a ARPANet (para pesquisa civil com fins militares) e a Milnet (com exclusivamente militares). A interligação dessas redes foi chamada de Defense Advanced Research Projects Agency Internetwork, nome que foi abreviado, posteriormente, para Internet.

Eventos Importantes na História da Internet

1969
1970
1971
1972
1973
1974
1979
1981
1982
1983
1984
1986
1987
1989
1990
1991
1992
1993
1994
1995

A Internet no Brasil

A entrada do Brasil na Internet data de 1988 quando, por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Rio de Janeiro (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - e LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica), foram realizadas as ligações dos primeiros computadores de universidades e centros de pesquisas brasileiros aos Estados Unidos. Com o crescimento da demanda acadêmica nacional por conectividade à Internet, em 1990, foi, criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com o objetivo de estruturar e manter uma "espinha dorsal" nacional que integrasse os esforços estaduais na área de redes, viabilizando a chegada dos serviços ao interior do país (capilaridade) com qualidade e eficiência.

Até abril de 1995, o acesso a Internet no Brasil era restrito às instituições de ensino e pesquisa. No entanto, a partir de maio de 1995, surge a oportunidade para que os usuários que não pertencem a instituições acadêmicas também obtenham acesso à Internet e que a iniciativa privada venha a oferecer este tipo de serviço através dos denominados provedores privados de acesso à Internet. Esta mudança de rumos se deve ao fato de que a liderança nas taxas de crescimento da Internet se deslocou do segmento acadêmico para o segmento comercial.


Tipos de Acesso

A conexão de computadores à Internet é feita através dos chamados provedores de acesso. Os provedores oferecem, em geral, várias modalidades de ligações, visando atender aos diferentes tipos de usuários (pessoas físicas, pessoas jurídicas de pequeno e grande porte, etc.). Existem dois tipos básicos de acesso: o acesso discado e o acesso dedicado.

Acesso Discado ou Dial-Up

O modo mais simples de estabelecer uma ligação entre o seu computador e um provedor de acesso é através de uma ligação telefônica comum. Neste tipo de ligação, a conexão com a Internet só existe durante o tempo em que a chamada telefônica ao provedor de acesso estiver ativa. Em geral, esse tipo de acesso é adequado para pessoas físicas (sendo, normalmente, chamado de "acesso de casa") e, ainda, para pequenas empresas.

Tipos de Acesso Discado

1. UUCP (Unix-to-Unix Copy Program)

Este tipo de acesso discado é destinado aos usuários ocasionais que apenas desejam ter acesso a correio eletrônico (envio e recebimento de mensagens) e participar dos grupos de interesse e discussão, os newsgroups.

2. Emulação de Terminal (Shell Account)

Neste tipo de conexão, o usuário tem acesso ao computador do provedor de acesso por meio de uma conta que é caracterizada por seu nome (username) e por uma senha de acesso (password) que só o usuário tem conhecimento. Este tipo de acesso, usualmente, está associado ao uso de interfaces não gráficas. O usuário poderá utilizar todos os serviços que o provedor colocar disponível. No entanto, aplicações gráficas, como o Mosaic e o Nescape, não poderão ser utilizadas. Normalmente, todos os arquivos do usuário encontram-se armazenados no computador do provedor, mas podem ser transferidos para o computador do usuário através de programas apropriados.

3. IP Discado ou Acesso SLIP/PPP

Neste tipo de conexão, o computador do usuário se torna um nó Internet, com o seu próprio endereço IP e também, muitas vezes, com nome de domínio próprio. Esta modalidade permite que o computador do usuário tenha acesso a toda a gama de serviços Internet, inclusive com a possibilidade de uso de aplicações gráficas. Todos os programas para acesso aos serviços oferecidos pela Internet localizam-se no próprio computador do usuário.

Os protocolos de comunicação utilizados para este tipo de conexão são o SLIP (Serial Line Internet Protocol) e o PPP (Point-to-Point Protocol). Estes dois protocolos definem um conjunto de regras que permitem que o seu computador possa comunicar-se com o computador do provedor (e com toda a rede) através do modem e da linha telefônica.

Acesso Dedicado ou IP Dedicado

Se a freqüência e o tempo de duração do seu acesso a Internet são (ou tendem a se tornar) altos, é provável que cedo ou tarde você tenha de recorrer a uma conexão dedicada. Tecnicamente, isto significa que você tem, como passo inicial, de contratar uma Linha Privativa de Comunicação de Dados (LPCD) de sua casa/empresa até o seu provedor de acesso. A contratação da LPCD é feita junto as empresas públicas de telecomunicações (CRT, TELESP, TELERJ, TELESC, etc.). As velocidades mais comuns deste tipo de linha são 19200 bps e 64 Kbps. No entanto, podem ser maiores.


Serviços e Ferramentas

Os recursos da Internet permitem localizar e recuperar informações de de forma fácil e eficiente, ou seja, são estes recursos que possibilitam ao usuário "navegar" pela rede.

O correio eletrônico, o Telnet e o FTP formam o conjunto básico de serviços da Internet. No entanto, a utilização desses serviços pressupõe que o usuário conheça previamente a localização da informação.

Na medida que o volume de informações disponíveis na rede foi crescendo, foram desenvolvidas ferramentas (Archie, Gopher, Netfind, WAIS, WWW, etc.) que facilitaram a localização e o acesso a estes dados.

Modelo Cliente/Servidor

As ferramentas da Internet são sistemas que utilizam a filosofia cliente/servidor, ou seja, existem módulos que executam os pedidos de informação (módulo cliente) e módulos que fornecem respostas aos pedidos de informação (módulo servidor). Portanto, a utilização das diversas ferramentas disponíveis pressupõem que o módulo cliente necessário esteja instalado no equipamento do usuário. Um bom número dos módulos clientes são de domínio público, isto é, podem ser localizados e recuperados na própria Internet sem custo algum para o usuário.

1. Correio Eletrônico

É o serviço básico de comunicação em redes de computadores. Também conhecido como e-mail, ou simplesmente mail, o correio eletrônico permite que os usuários da rede troquem mensagens via computador, utilizando um endereço eletrônico como referência para a localização do destinatário da mensagem.

O endereço eletrônico de um usuário na Internet contém todas as informações necessárias para que a mensagem chegue ao seu destino. Ele é composto de uma parte relacionada ao destinatário da mensagem (o quem vem antes do caracter @) de uma parte relacionada com a localização do destinatário (o quem vem após o caracter @). Vejamos um exemplo:

brandao@vortex.ufrgs.br

2. Listas de Discussão

As listas de discussão são comumente usadas como meio de comunicaçào entre pessoas interssadas em discutir temas específicos através do correio eletrônico. Existem milhares de listas de discussão abordando os mais variados assuntos.

As listas são implantadas através de programas conhecidos como servidores ou processadores de listas (listserver). O processo de funcionamento é o seguinte: o listserver mantém uma lista de endereços eletrônicos de todos oso usuários que estão inscritos em uma lista de discussão. Quando uma mensagem é enviada para o endereço de uma lista, o processador automaticamente redistribui essa mensagem a todos os participantes da lista.

As listas podem ser abertas ou fechadas quanto a participação de novos membros. Quando abertas, a inscrição de um novo membro é feita através de uma mensagem contendo o pedido de subscrição enviada pelo usuário para o listserver que gerencia a lista.

3. NetNews (Usenet)

O News, também chamado USENET News ou NetNews, é um serviço de difusão e intercâmbio de mensagens trocadas entre os usários da internet sobre assuntos específicos. Este recurso provê um serviço semelhante ao das listas de discussão, porém com maior abrangência e facilidade de participação. O News está entre os recursos mais populares da Internet.

Ao contrário das listas de discussão, em que as mensagens são enviadas para cada membro da lista, as mensagens de News são enviadas para um determinado computador da rede e de lá reenviadas, em bloco, para todos os computadores que aceitam este serviço. As mensagens podem então ser lidas por qualquer usuário desses computadores, sem necessidade de subscrever o serviço, bastando ter acesso a um programa específico para leitura de News.

As mensagens são classificadas em categorias denominadas newsgroups que, por sua vez, são organizadas em grandes grupos hierárquicos. Os "grandes grupos" mais conhecidos são:

4. Telnet (Login Remoto)

É o serviço que permite ao usuário conectar-se a um outro computador que esteja ligado na rede. Uma vez realizada a conexão, o usuário pode executar comandos e usar recursos do computador acessado como se o seu computador fosse um terminal daquela máquina que está distante. Ao contrário do serviço de correio eletrônico, o Telnet permite ao usuário estabelecer uma cominicação direta e em "tempo real" com o computador acessado.

O Telnet é, normalmente, o serviço utilizado para acessar base de dados (públicas e comerciais) e serviços de informação. Eventualmente, o acesso a determinadas informações de caráter restrito ou comercial pode ser negado a um usuário deste serviço que não atenda aos requisitos determinados pelo detentor da informação, ou seja, muitas vezes são necessárias senhas para ter acesso as informações desejadas. Para obter estas senhas é preciso entrar em contado com os administradores destas base de dados. Exemplos de informações que podem ser acessadas: catálogos de bibliotecas, informações econômicas, base de dados médicas, etc.

5. FTP (File Transfer Protocol)

É o serviço básico de transferência de arquivos na rede. Usando o FTP, o usuário pode transferir arquivos do seu computador para um outro computador (upload), ou transferir arquivos de um outro computador para o seu computador (download). Para tanto, o usuário deve ter permissão de acesso ao computador remoto.

Um serviço especial de FTP, conhecido como FTP anônimo (anonymous FTP), permite que um usuário "pegue" arquivos no computador em que o serviço está disponível, sem a necessidade de obter permissão de acesso, identificando-se como um usuário anonymous.

O FTP é, geralmente, usado para a transferência de arquivos contendo programas (software) e documentos. Não há, contudo, qualquer limitação quanto ao tipo de informação que pode ser transferida. Vale ressaltar que esse serviço pressupõe que o usuário conheça a localização do arquivo desejado na rede, ou seja, o endereço do computador que o contém, o diretório onde ele está localizado e, por fim, o nome do próprio arquivo. Quando a localização não é conhecida, o usário pode usar o Archie para determinar a localização exata do arquivo.

Uma vez transferido o arquivo, cabe ao usuário achar a maneira apropriada para ter acesso ao seu conteúdo. Normalmente, os arquivos transferidos estão comprimidos e necessitam do software adequado para descompressão. Imagens, textos e sons são armazenados de diversas formas, requerendo, muitas vezes, o uso de programas específicos.

6. Conversas Interativas

6.1. Talk

É um modo de comunicacão interativa que possibilita o "diálogo", em tempo real, entre dois usuários da rede, independentemente da localização geográfica destes. Normalmente, quando alguém tenta contatar-nos via Talk, uma mensagem aparece na tela nos avisando e fornecendo instruções sobre como proceder para responder. Quando a conexão é estabelecida, a tela do computador divide-se em duas partes onde cada dos usuários pode digitar simultaneamente.

6.2. IRC (Internet Relay Chat)

É o serviço que permite manter uma conversação simultânea entre dois ou mais usários da rede, independentemente de sua localização geográfica. As discussões através do IRC fazem o uso do conceito de canal trilha de conversação), podendo ser públicas ou privadas quanto à participação dos membros.

Os tópicos de discussão, assim como o idioma da conversação, são bastante variados. Os diversos servidores IRC existentes estão interconectados, e apresentam, continuamente, aos usuários do serviço os canais e recursos em utilização.

7. Archie

O Archie é um serviço de informações que facilita a busca e recuperação de arquivos distribuídos na rede e acessíveis via FTP anônimo. Para tanto, o Archie mantém um índice atualizado de nomes de arquivos e diretórios em repositórios de informação. O usuário pode assim efetuar buscas para recuperar as informações necessárias a fim de transferir os arquivos de seu intersse.

Para realizar uma busca via Archie, o usuário deve se digirir a um dos servidores Archie disponíveis na Internet (de preferência ao que se encontra mais próximo do usuário). O acesso a um dos servidores Archie pode ser feito de três formas: via programa cliente Archie, via Telnet e via correio eletrônico.

8. Gopher

É uma ferramenta baseada em menus organizados de forma hierárquica que possibilita aos usuários buscar e recupear informações distribúidos nos diversos computadores da rede. Os diversos servidores Gopher se interligam, possibilitando ao usuário navegar por diversos diversos "lugares" no mundo.

A seleção da informação a ser recuperada é feita através de uma interface padrão na forma de menus estruturados, tal como uma "árvore" de diretórios, subdiretórios e aqruivos.

Através do Gopher é possível ter acesso a arquivos de disversos tipos (texto, dados, imagens, sons,programas) e também a outros serviços (Telnet, FTP, Archie, Netfind e WAIS).

Até o advento do Mosaic e a conseqüente explosão de servidores WWW, o Gopher era o sistema de disponibilização e busca de informações mais popular da Internet.

9. VERONICA (Very Easy Rodent-Oriented Net-Wide Index to Computerized Archives)

O VERONICA é um serviço que facilita a recuperação de documentos distribuídos na rede e acessíveis via Gopher. Quando o usuário realiza uma busca via VERONICA, ele, primeiramente, entra em contato com um servidor desse serviço e determina uma palavra chave. O Servidor VERONICA efetuará uma busca por esta palavra em todos os títulos de menus e nomes de arquivos dos servidores Gopher espalhados pela rede. Desta forma, em vez de o usuário efetuar uma busca individual baseada em menus dos servidores Gopher, ele obtém, em uma única operação, o resultado da sua pesquisa.

O resultado da pesquisa utilizando o VERONICA é o acesso direto aos itens de menu que contém a palavra chave indicada pelo usuário. Vale lembrar que o VERONICA opera somente em títulos e itens de menu, e não sobre o conteúdo dos documentos.

Da mesma forma que o Archie executa busca no conjunto de documentos acessíveis via FTP, o VERONICA funciona para o conjunto de documentos acessíveis via Gopher.

10. WAIS (Wide Area Information Server)

O WAIS é mais uma ferramenta para facilitar a localização de informações dentro da rede. Este serviço possibilita ao usuário acessar bases de dados na Internet e efetuar buscas por documentos através de palavras chave. Ao acessar o WAIS, o usuário tem acesso a um elenco de fontes de informação, as chamadas bibliotecas WAIS. Deve-se selecionar as bibliotecas de interesse e, em seguida, informar ao sistema um termo ou expressão para busca. O WAIS fará, então, uma pesquisa no texto dos documentos disponíveis nas fontes escolhidas e devolverá ao usuário uma lista de documentos onde localizou, com maior freqüência, a palavra determinada.

Os documentos recuperados via WAIS podem conter textos, figuras, sons e imagens.

11. Finger

Esta ferramenta permite verificar se outros usuários da rede estão usando os seus computadores no momento. É mais utilizada quando o computador interrogado é do tipo que aceita grande número de usuários. Muitos destes computadores não aceitam a consulta e nada informam. Já outros informam quem está conectado, quanto tempo cada usuário está conectado e, até mesmo, a localização do terminal.

Computadores pessoais também podem responder a consultas feitas com Finger, desde que o seu proprietário instale o programa apropriado.

12. Netfind

É um serviço voltado para atendimento de consultas sobre pessoas e organizações presentes na rede. O Netfind é um programa que faz buscas em uma variedade de base de dados para descobrir endereços eletrônicos de usuários. Nem sempre o serviço é totalmente eficiente, pois o resultado depende das informações determinadas pelo usuário antes da busca.

A consulta pode ser feita em modo interativo, usando Telnet e pode também ser realizada através de ferramentas como Gopher e WWW.

13. Whois

É uma ferramenta voltada para o atendimento de consultas sobre pessoas e organizações presentes na rede. As informações, armazenadas em uma base de dados, são coletadas pelo Internet Registration Service e incluem endereço (postal e eletrônico) de pessoas e organizações usuárias da rede.

14. WWW (World Wide Web)

O World Wide Web, também chamdo de WWW, W3, ou ainda Web, é um sistema de busca e recuperação de documentos baseado no conceito de hipermídia.

Hipermídia extende o conceito de hipertexto, pois une este a diversos outros tipos de informações, tais como: animação, áudio e gráficos.

Um sistema de hipertexto cria conexões entre textos, o que lhe permite encontrar facilmente informações relacionadas. As informações estão organizadas em relação a outras informações. Você pode "se movimentar" de um documento para outro através de links (vínculos) de palavras. Cada palavra marcada, destacada, ou assinalada, possui um vínculo com outro documento. Desta forma, o processo de leitura torna-se não linear e dúvidas podem ser resolvidas no instante em que aparecem, sem a necessidade de procurar referências. Enfim, conforme a leitura das informações vai sendo feita, você mergulha nas informações relacionadas. O hipertexto é familiar para quem já usou o help do Windows®. Quando damos duplo "clique" sobre uma palavra ou frase destacada (normalmente, sublinhada e em outra cor), uma outra tela nos é exibida. No WWW os links possibilitam ao usuário seguir idéias e temas de um documento para outro, independente de estarem armazenados em um mesmo computador ou espalhadas em diversos computadores da rede.

A assosciação entre um termo e um documento depende do interesse do autor e pode ter objetivos diversos, tais como: explicar ou detalhar um conceito, definir um termo, ilustrar um fato, expandir um sigla, apresentar uma informação correlata.

Assim como o Gopher, os servidores WWW interligam-se, possibilitando ao usuário a "navegar" entre as diversas informações disponíveis na rede. Torna-se assim irrelevante para o usuário a localização física das informações recuperados.

Cabe lembrar que através do WWW é possível não somente o acesso a documentos contento textos, imagens e sons, mas também o acesso aos demais serviços da rede: Archie, Finger, FTP, Gopher, Telnet, USENET News, VERONICA, WAIS e Whois.


Domínios da Internet

A variedade de formas com que os diversos lugares são denominados na Internet pode surpreender um usuário iniciante. No entanto, por trás dessa aparente loucura, existe uma lógica bastante simples. A forma geral dos endereços dos computadores na rede é: usuário@nome_do_computador. A parte "usuário" é, em geral, o nome que identifica a pessoa para o sistema que ele está associado.

O "nome_do_computador" indica o local e o domínio da Internet a que o usuário pertence, na forma usuário@local.domínio. O "local" informa o nome ou a localização do sistema. Já o "domínio" pode ser: o código do país ("domínio geográfico"), com dois caracteres definidos pela ISO, e/ou um código descritivo do tipo de instituição ("domínio organizacional"), que inclui as seguintes categorias: .com, .edu, .gov, .mil, .net, .org, explicadas mais adiante. Normalmente, a maioria dos endereços dos EUA só apresenta os chamados "domínios organizacionais", embora também exista o "domínio geográfico" .us. Vejamos o significado dos "domínios organizacionais":

Alguns "domínios geográficos":

AG - Antígua e Barbuda      FR - França             NI - Nicarágua
AM - Armênia                GR - Grécia             NL - Holanda
AR - Argentina              GU - Guam               NO - Noruega
AQ - Antártica              HK - Hong Kong          NZ - Nova Zelândia
AT - Áustria                HN - Honduras           PA - Panamá
AU - Austrália              HR - Croácia            PE - Peru
BB - Barabados              HU - Hungria            PH - Filipinas
BE - Bélgica                ID - Indonésia          PL - Polônia
BG - Bulgária               IE - Irlanda            PT - Portugal
BM - Bermuda                IL - Israel             PR - Porto Rico
BR - Brasil                 IN - Índia              RO - Romênia
BY - Belarus                IR - Iran               RU - Federação Russa
CA - Canadá                 IS - Islândia           SE - Suécia
CH - Suíça                  IT - Itália             SG - Singapura
CL - Chile                  JM - Jamaica            SI - Eslovênia
CN - China                  JP - Japão              SK - Eslováquia
CO - Colômbia               KR - Coréia do Sul      TH - Tailândia
CR - Costa Rica             KW - Kuwait             TN - Tunísia
CY - Chipre                 KZ - Casaquistão        TR - Turquia
CZ - República Tcheca       LI - Liechtenstein      TW - Taiwan
DE - Alemanha               LK - Sri Lanka          UA - Ucrânia
DK - Dinamarca              LT - Lituânia           UK - Reino Unido
DO - República Dominicana   LU - Luxemburgo         US - Estados Unidos
DZ - Argelia                LV - Letônia            UY - Uruguai
EC - Equador                MC - Mônacoa            UZ - Uzbequistão
EE - Estônia                MD - Moldova            VE - Venezuela
EG - Egito                  MK - Macedônia          VI - Ilhas Vírgens
ES - Espanha                MO - Macau              ZA - África do Sul
FI - Finlândia              MX - México             ZM - Zâmbia
FJ - Fiji                   MY - Malaísa            ZW - Zimbabue
FO - Ilhas Faroe            MZ - Moçambique

Perguntas e Respostas

As perguntas a seguir procuram esclarecer as dúvidas mais comuns do usário iniciante.
 
Como se conectar na Internet?
Para se conectar a Internet, o usuário precisa:
Quanto ao modem, o usuário deve procurar adquirir os modelos de 28.800 bps, já que os de 14.400 bps, apesar de mais acessíveis em termos de custos, estão em desuso. Além disso, o modem deve possuir correção de erro por hardware, pois este tipo de modem trabalha melhor em linhas telefônicas de baixa qualidade. Portanto, evite adquirir modems com correção de erro por software.
 
Quem é o dono da Internet?
A Internet não é propriedade de ninguém. Cada instituição conectada cuida da sua parte da rede, inclusive determinando as regras de utilização e a política de concessão de acesso.
Meu microcomputador pode ser infectado por vírus quando eu estiver conectado na Internet?
Sim, mas somente se você copiar algum programa para o seu microcomputador e executá-lo. Recomenda-se, por precaução, sempre utilizar um detector de vírus antes de fazer uso de qualquer programa recolhido na Internet. Mensagens de correio eletrônico não contêm vírus.
 
Alguém Pode acessar o meu microcomputador quando eu estiver conectado na rede?
Não, pois é preciso instalar uma série de programas para permitir que alguém acesse o seu computador via a Internet.
 
Se eu consultar informações, ou buscar arquivos e programas no exterior, estarei pagando uma ligação internacional?
Não. A única ligação telefônica que você paga é a da sua casa até o seu provedor de acesso.
 
Posso enviar uma mensagem para todos os usários da Internet?
Não, pois seria necessário saber o endereço eletrônico de cada usuário que possui acesso a Internet.
 
Existe alguma espécie de "guia telefônico" da Internet, onde estão todos os endereços eletrônicos existentes?
Infelizmente, no momento, não existe. A forma como a Internet é organizada torna difícil a elaboração de um guia completo. A rede se expande muito rapidamente (todos os dias milhares de usuários novos "ingressam" na rede), o que torna qualquer tipo de guia desatualizado.
 
Qual a diferença entre provedor de acesso e BBS?
Um provedor de acesso é um nó da Internet que permite acesso pleno a todos os recursos da rede. Já um BBS, não fornece acesso interativo a Internet, limitando-se a oferecer acesso aos serviços de Correio Eletrônico e News.

Aprenda Mais: Bibliografia Recomendada

Livros

Periódicos


Glossário

Este glossário reúne uma relação de termos técnicos que aparecem com freqüência na Internet. Orientado para um público leigo, os significados são simplificados e diretos.

Alias
Significa segundo nome, ou apelido. Pode referenciar um endereço eletrônico alternativo de uma pessoa, ou um segundo nome de uma máquina.

Arpanet
Rede de computadores criada em 1969 pelo Departamento de Defesa norte-americano, interligando, na época, instituições militares. Em meados dos anos 70 várias grandes universidades americanas aderiram à rede, que deu lugar à atual Internet.

ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
Código numérico usado para representar caracteres da língua inglesa em computadores e dispositivos de armazenamento eletrônico de dados.

Assinatura
1. Um arquivo que as pessoas inserem no fim das suas mensagens. Normalmente contém o nome da pessoa, seu endereço de correio eletrônico e os números de Fax e telefone. 2. Ato de subscrever uma lista de discussão ou newsgroup.

Attachment
Opção (dos programas de correio eletrônico) que permite anexar qualquer tipo de arquivo (gráficos, planilhas eletrônicas, etc.) a sua mensagem.

Backbone
Estrutura de rede de longa distância composta de linhas de comunicação de dados dedicadas interligando um certo número de computadores distribuídos na área geográfica coberta pela rede. Também chamada de "espinha dorsal".

Bandwidth
Ver largura de banda.

BBS (Bulletin Board System)
Usualmente, o termo se refere a um pequeno sistema de computador acessado via linha discada (sistema telefônico), restrito a um grupo de usuários locais. Através de um BBS, você pode se conectar com outros usuários para transferir arquivos, enviar e receber mensagens e compartilhar interesses comuns. Muitos BBS possuem acesso a INTERNET.

BITNET (Because It's Time Network)
É uma rede educacional internacional, criada em 1981, que liga computadores em aproximadamente 2500 universidades e institutos de pesquisa nos EUA, Europa e Japão. A BITNET não usa protocolo da família TCP/IP, mas pode trocar mensagens eletrônicas com a Internet. Esta rede será extinta em dezembro de 1996.

bps (bits por segundo)
É a medida que indica a velocidade que um modem ou uma linha de comunicação de dados (LPCD) pode enviar e receber informações. Quando maior o número de bps, mais rápido os dados podem ser enviados e recebidos.

Bridge
Um dispositivo que conecta duas ou mais redes de computadores transferindo, seletivamente, dados entre ambas.

Browser
Browser, paginador, ou navegador é o programa utilizado para acessar o serviço WWW. O Microsoft Internet Explorer e o Netscape são os dois browsers mais populares.

Bug
Erro em um programa de computador.

Chat
Programa utilizado para acessar o serviço IRC.

Ciberespaço
Conjunto de computadores e serviços que constituem a rede Internet.

Compressão/Compactação
Comprimir ou compactar um arquivo significa torná-lo menor para que a sua transmissão (na rede) seja mais rápida.

Crash
Uma falha de programa ou de equipamento que causa a interrupção no trabalho do programa, do sistema operacional ou do próprio equipamento.

Criptografar
Criptografar um arquivo significa convertê-lo num código secreto, com propósitos de segurança, para que as informações nele contidas não possam ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.

Cross Posting
Envio de uma mensagem para mais de um newsgroup.

CUSeeMe
Um sistema simples de vídeo-conferência, que permite a transmissão de imagens e sons pela Internet.

Daemon
Programa que fica em execução no computador sempre pronto a receber instruções/solicitações de outros programas para a execução de determinada ação.

Dialer
Programa que faz a ligação telefônica para o provedor de acesso.

Dial-Up
Acesso discado (via rede telefônica) a uma rede ou computador.

DNS (Domain Name System)
O DNS é o serviço Internet que tem como objetivo principal a conversão de endereços no formato alfabético (exemplo: vortex.ufrgs.br) em endereços no formato numérico (exemplo: 143.54.1.7) e vice-versa.

Download
O processo de transferir um arquivo de outro computador para seu computador.

Emulação de Terminal
Processo em que o seu computador, através da execução de um programa apropriado, comporta-se como um terminal do computador que está sendo acessado.

Endereço IP
Endereço numérico que identifica de forma única um computador na rede Internet. Possui o seguinte formato: n1.n2.n3.n4 (Exemplo: 143.54.1.7).

Ethernet
Tipo de rede local de computadores que opera a velocidade de 10 Mbps.

Eudora
Um programa de correio eletrônico bastante completo, disponível para as plataformas Macintosh e PC (Windows).

FAQ (Frequently Asked Questions)
Documento que tenta responder as perguntas mais freqüentes sobre um determinado assunto. Diversos grupos de discussão (tanto listas como newsgroups) mantém FAQs com o objetivo de evitar que os participantes percam tempo respondendo a perguntas básicas dos principiantes.

Fidonet
Rede mundial de BBS, interligando computadores pessoais via linhas telefônicas.

Firewall
Medida de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a uma determinada rede ligada à Internet. Os mecanismos de implementação são variados, percorrendo diversos tipos de controle por software ou hardware.

Flame
Troca de insultos e agressões via computador.

Follow-UP
Resposta a um artigo de News com outro artigo de News, mantendo o mesmo tema de discussão.

Freeware
Programa de computador que pode ser utilizado sem nenhum custo.

Hacker
Termo utilizado para classificar alguém que tenta penetrar ilegalmente em computadores de outros usuários ou empresas.

Handshake (Aperto de Mão)
É a troca de informações entre os modems no início de uma conexão, a fim de que eles decidam a melhor maneira de se comunicar.

Home Page
É o primeiro documento exibido para o usuário quando este acessa um servidor WWW.

HTTP (Hypertext Transport Protocol)
É o protocolo utilizado pelo serviço WWW.

Gateway
Sistema que possibilita o intercâmbio de serviços entre redes com tecnologias completamente diferentes, como a BitNet e a Internet.

Host
Computador ligado à Internet.

Hotlist
Uma lista pessoal que contém os endereços favoritos do usuário.

HTML (HyperText Markup Language)
HTML é a linguagem utilizada para criar os documentos que estão disponíveis nos servidores WWW. É uma linguagem bastante simples, baseada em marcações (markups) que informam ao programa visualizador (browser WWW) o formato das informações a serem exibidas. O formato dos arquivos HTML é ASCII.

Internauta
Nome dado ao usuário da Internet.

ISDN (Integrated Services Digital Network)
Uma rede digital que integra serviços de diversas naturezas como voz, dados, imagens, etc. que deve substituir gradualmente a infra-estrutura física atual de comunicações, em que cada serviço tende a trafegar por segmentos independentes. Ainda não está disponível no Brasil.

ISP (InternetService Provider)
O mesmo que provedor de acesso.

ITU (International Telecomunication Union)
Órgão da ONU responsável pelo estabelecimento de normas e padrões em telecomunicações. É o substituto do CCITT (Comité Consultatif Internationale de Telegraphie et Telephonie)

Java
Linguagem de programação muito similar ao C++ ou C, destinada à criação de desenhos, textos e pinturas animadas e/ou interativas.

Knowbot
Uma ferramenta que permite pesquisar vários bancos de dados diferentes com o intuito de encontrar endereços de correio eletrônico de usuários da rede. O acesso a este serviço é feito da seguinte maneira: telnet 132.151.1.15 185

LAN (Local Area Network)
Uma rede formada por computadores localizados no mesmo espaço físico, como uma sala ou um prédio.

Largura de Banda
É o tamanho do canal de dados. Quanto maior a largura de banda, mais rápido pode ser o fluxo de informações.

Link (Ligação)
Palavras, frases e imagens em destaque, associadas a um outro recurso da Internet. Também chamado de hyperlink.

Linux
Sistema Operacional UNIX de domínio público.

Listserv
Programa que gerencia as listas de discussão.

Lurker
Pessoa que acompanha as mensagens de uma lista de discussão ou newsgroups, mas não intervém na discussão.

Lynx
Um programa (browser) para navegar no WWW. O Lynx foi pensado para ser usado em terminais texto; portanto, só se visualiza a informação textual, ficando o restante (imagens, sons, etc.) disponível para gravação no disco do seu computador para mais tarde ser visto/ouvido.

MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions)
Método que permite que sejam enviadas mensagens, via correio eletrônico, contendo imagens e sons.

MODEM (Modulador Demodulador)
Dispositivo que permite a transmissão e recepção de informações digitais entre computadores através da rede telefônica.

Mosaic
Primeiro browser que permitiu acesso gráfico ao serviço WWW e a outros serviços da Internet.

MUD (Multi-User Dungeons)
Um jogo para vários usuários presente em algum servidor da Internet. É uma espécie de mundo virtual onde vários usuários podem se encontrar e interagir.

Navegar
Na Internet significa passear, procurar informações, sobretudo no WWW. Também conhecido como surfar.

Netiquette
Um conjunto de regras de etiqueta para o uso socialmente responsável da Internet, ou seja, o modo como os usuários devem proceder na rede, especialmente na utilização do correio eletrônico.

Newbie
Um novato no uso da Internet.

News Reader
Programa que permite ao usuário acessar o serviço de News.

NIC (Network Information Center)
Um centro de informação e assistência ao usuário da Internet, disponibilizando documentos sobre o uso e funcionamento da rede, realizando treinamentos, etc.

NNTP (Network News Transfer Protocol)
Protocolo usado para a troca de mensagens entre os servidores de Newsgroups.

Qualquer dispositivo, normalmente um computador, ligado a uma rede.

Off-Line
Significa que nenhuma ligação por linha telefonica está no momento ativa.

On-Line
Estado em que se está conectado a um computador remoto.

Ping
Um programa utilitário que permite você verificar se um computador conectado a Internet está ativo.

POP3 (Post Office Protocol)
Protocolo utilizado para transferir as mensagens que estão armazenados no servidor de mail do provedor para o microcomputador do usuário.

Post
Enviar uma mensagem para um newsgroup.

Postmaster
A pessoa encarregada de tomar conta do sistema de correio eletrônico de um determinado local. O Postmaster também responde a consultas dos usuários do sistema.

Protocolo de Comunicação
Um conjunto de regras, padronizado, que dois computadores devem obedecer ao se comunicarem.

Provedor de Acesso
Empresa ou entidade que mantém a infra-estrutura de comunicações necessária para que o usuário final possa acessar a Internet.

Remoto
É como se denomina o computador que está sendo acessado. Normalmente é o computador que fornece um serviço.

Repetidor
Dispositivo que propaga (regenera e amplifica) sinais elétricos em uma rede, para estender o alcance da transmissão.

Reply
Resposta

RFC (Request For Comments)
Uma série de documentos que descrevem os padrões utilizados pela Internet.

Robot
"Robot"s, no contexto do WWW, em geral referem-se aos programas que percorrem a web em busca de informações. Normalmente esta pesquisa tem por objetivo indexar estas informações em um mecanismo de pesquisa.

Roteador (Router)
Equipamento (pode ser um computador) que interliga duas ou mais redes, inclusive as que utilizam diferentes tipos de cabos e diferentes velocidades de transmissão. No entanto, o protocolo deve ser o mesmo.

Rota
Caminho na rede feito desde a origem até seu destino.

Shareware
Programa que pode ser utilizado sem custo inicial. No caso de o usuário decidir obter o registro do programa, deve providenciar o pagamento do mesmo para o autor. É bastante comum a existência de um tempo máximo de uso para que o usuário tome a decisão de registrar. Caso não o faça, o programa deixa de funcionar.

Site (Local, Instalação)
Um nó Internet.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
É o protocolo usado pelo correio eletrônico.

SNMP (Simple Network Management Protocol)
É um protocolo usado para monitorar e controlar serviços e dispositivos de uma rede TCP/IP. É o padrão adotado pela RNP para a gerência de sua rede.

Spam/Spamming
Mandar uma mensagem para um número muito grande de newsgroups.

Sysop (System Operator)
A pessoa que opera e mantém um BBS.

Thread (encadeamento)
Seqüência de mensagens sobre o mesmo assunto.

Traceroute
Um programa utilitário que permite você verificar a rota (caminho) a ser percorrida para alcançar um determinado computador da rede.

UNIX
Sistema operacional utilizado pela maioria dos computadores de médio e grande porte existentes na Internet.

Upload
O processo de transferir um arquivo do seu computador para outro computador.

URL (Uniform Resource Locator)
A forma do endereço que revela o nome do servidor no qual os arquivos estão armazenados, o caminho do diretório do arquivo e o nome do arquivo.

UUCP (Unix-to-Unix Copy Program)
Método de transferência de arquivos entre computadores. Através do UUCP é possível transmitir e receber mensagens de correio eletrônico.

Viewer
Programa que permite ver (por isso o nome) um arquivo gravado em um determinado formato.

VRML (Virtual Reality Modeling Language)
Um padrão emergente que permite a modelagem de ambientes 3-D e a navegação neste tipo de ambiente.

VT-100
O tipo de terminal mais comum encontrado na Internet.

WAN (Wide Area Network)
Rede composta por computadores que estão localizados numa grande extensão de área, como uma cidade ou um país.

Webmaster
A pessoa responsável pela administração de um servidor WWW.

Winsock
Programa que capacita o ambiente Windows a operar na Internet.

Workstation
Estação de trabalho. Computador mais possante que um computador pessoal. Normalmente, possui sistema operacional Unix, sistema este capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo.

WYSIWYG (What You See Is What You Get)
Em português significa "o que você vê é o que você tem". Termo utilizado pela indústria de computadores para indicar que o trabalho que você fez na tela irá aparecer exatamente igual na impressora.

X500
Padrão para sistemas globais de diretórios, com o objetivo de permitir a localização de usuários de correio eletrônico.


Créditos

Este guia foi elaborado com base nos seguintes documentos:


Alexandre Brandão Marques
Postmaster e Webmaster da UFRGS
Telefone: (051) 316-5041 ou 316-5049
E-Mail: Brandao@vortex.ufrgs.br / Brandao@cpd.ufrgs.br
Web: http://www.tche.br/brandao/