Sinais de Controle de Transmissão
Os sinais nos pinos 4 (RTS), 5 (CTS), 6 (DSR) e 20 (DTR) são chamados Sinais de Controle de Transmissão, pois controlam a sequência de ações necessárias para que os modens aceitem dados dos terminais e façam a modulação. Eles também possibilitam a comunicação entre dois modens.
A figura acima mostra a sequência operacional dos sinais de controle.
Quando o modem é ligado, as seguintes ações ocorrem:
- O modem passa um sinal DSR (Data Set Ready) para o terminal.
- Ao receber uma chamada, o modem responde à voltagem do sinal de toque de chamada ativando/desativando o pino 22 (Ring Indicator). Alguns terminais emitem o DTR (Data Terminal Ready) assim que são ligados, outros emitem este sinal em resposta a um sinal Ring Indicator.
- O modem transmissor emite um tom de onda portadora para o modem receptor.
- A recepção desse tom indica:
- a continuidade do circuito estabelecido por um modem tentando se comunicar com outro através da rede telefônica pública.
- o fato de que há um modem na outra extremidade do circuito.
- Caso não receba o tom de onda portadora, o modem não ativa o pino 8 (Carrier Detect) para seu respectivo ETD, e a ligação cai.
- Se o ETD for um computador, a confirmação de um sinal Ring Indicator seguido de um sinal Carrier Detect indica que a ligação foi adequadamente estabelecida e que a transmissão pode iniciar.
- Normalmente o computador transmite algum tipo de mensagem de "boas vindas" para o dispositivo remoto que está tentando acessá-lo.
- Para transmitir dados, o computador emite seu sinal RTS (Request to Send) , que deve ser reconhecido pelo modem. O modem emite seu controle CTS (Clear to Send), que indica que ele recebeu um tom de onda portadora e está pronto para modular dados.
- Nesse momento, a porta do computador transmitirá dados para o pino2 do modem (Transmitted Data) e receberá dados modulados no pino 3 (Received Data).